O fato é que qualquer procedimento utilizado como meio de contracepção tem chance de não dar certo. O risco maior disso ocorrer, no caso da vasectomia, é: nos primeiros dias, após a cirurgia; um tempo depois, devido à recanalização espontânea dos canais que foram separados durante o procedimento.
Após o prazo dado pelo médico ou 30 ejaculações após a cirurgia, o homem deve fazer um exame de espermograma para verificar se o procedimento teve sucesso.
Após 3 anos de vasectomia é muito raro acontecer uma gravidez. Existe um risco de falha do procedimento, entre 2 a 3% dos casos, porém descrito nos primeiros 3 meses após a cirurgia, ou até um ano, o que não é o caso.
Chances de sucesso na reversão da vasectomia Até oito anos após o procedimento, por mais que se saiba que a vasectomia tem reversão, a retomada do potencial fértil desse homem cai para 53%. Após 10 anos, esse potencial cai para 31%.
Falha em atingir esterilidade após vasectomia ocorre em 0,2% a 5,3% dos pacientes devido à falha técnica ou recanalização.
Após 3 anos de vasectomia é muito raro acontecer uma gravidez. Existe um risco de falha do procedimento, entre 2 a 3% dos casos, porém descrito nos primeiros 3 meses após a cirurgia, ou até um ano, o que não é o caso.
Geralmente orientamos a esperar de 30-40 dias, ou de 20-30 ejaculações para poder haver relação sem proteção. Mas ainda assim, depois desse tempo, precisa fazer um espermograma antes para confirmar a ausência de espermatozóides.
A vasectomia é um procedimento realmente simples. O homem, por exemplo, nem precisa estar em jejum. Entenda o passo a passo do procedimento com o Dr. Arap "Na sala de cirurgia, é feita uma pequena infiltração local com anestésico e uma incisão de 1 cm em cada lado do saco escrotal.
Caso a vasectomia seja realizada em hospital, sugiro reservar o dia todo para o procedimento. É importante a presença de acompanhante, especialmente, no momento da alta. Por conta da sedação, não é recomendável dirigir ou tomar decisões no dia do procedimento. Consumo de álcool também não é recomendável neste período.
A vasectomia não está associada a risco disfunção sexual. E se me arrepender e quiser ter novo filho? A reversão da vasectomia com ou sem recurso a técnicas de reprodução médica assistida, embora possíveis, não oferecem sucesso garantido, pelo que a vasectomia deve ser considerada um método definitivo.
De um modo geral qualquer homem que não pretenda ter filhos pode tomar esta decisão de forma esclarecida e submeter-se a uma vasectomia. As contraindicações relativas são a idade jovem do homem, ausência de filhos, ausência de relacionamento afetivo atual e/ou estável e dor escrotal.
Qual a importância da gestão democrática participativa?
Para que serve o medicamento formoterol?
Qual foi o primeiro e-commerce do Brasil?
Como beber mais água durante o dia?
Qual a importância dos indicadores de saúde no SUS?
Porque jogar álcool na ferida?
Quem tem curso de vigilante pode andar armado?
Pode costurar meia de compressão?
Tem 4 lados 4 vértices e 4 ângulos as medidas de seus lados paralelos são congruentes?
É possível prever o futuro através dos sonhos?
Como dormir com crise de bronquite?
Qual atividade MEI para serviços administrativos?
Quais as etapas de um julgamento?
O que quer dizer natureza do documento?
Como saber se o eletroencefalograma está normal?
Como saber se o câncer de mama é benigno ou maligno?
Quem é o par romântico do Boruto?