O fato é que qualquer procedimento utilizado como meio de contracepção tem chance de não dar certo. O risco maior disso ocorrer, no caso da vasectomia, é: nos primeiros dias, após a cirurgia; um tempo depois, devido à recanalização espontânea dos canais que foram separados durante o procedimento.
Após o prazo dado pelo médico ou 30 ejaculações após a cirurgia, o homem deve fazer um exame de espermograma para verificar se o procedimento teve sucesso.
Após 3 anos de vasectomia é muito raro acontecer uma gravidez. Existe um risco de falha do procedimento, entre 2 a 3% dos casos, porém descrito nos primeiros 3 meses após a cirurgia, ou até um ano, o que não é o caso.
Chances de sucesso na reversão da vasectomia Até oito anos após o procedimento, por mais que se saiba que a vasectomia tem reversão, a retomada do potencial fértil desse homem cai para 53%. Após 10 anos, esse potencial cai para 31%.
Falha em atingir esterilidade após vasectomia ocorre em 0,2% a 5,3% dos pacientes devido à falha técnica ou recanalização.
Após 3 anos de vasectomia é muito raro acontecer uma gravidez. Existe um risco de falha do procedimento, entre 2 a 3% dos casos, porém descrito nos primeiros 3 meses após a cirurgia, ou até um ano, o que não é o caso.
Geralmente orientamos a esperar de 30-40 dias, ou de 20-30 ejaculações para poder haver relação sem proteção. Mas ainda assim, depois desse tempo, precisa fazer um espermograma antes para confirmar a ausência de espermatozóides.
A vasectomia é um procedimento realmente simples. O homem, por exemplo, nem precisa estar em jejum. Entenda o passo a passo do procedimento com o Dr. Arap "Na sala de cirurgia, é feita uma pequena infiltração local com anestésico e uma incisão de 1 cm em cada lado do saco escrotal.
Caso a vasectomia seja realizada em hospital, sugiro reservar o dia todo para o procedimento. É importante a presença de acompanhante, especialmente, no momento da alta. Por conta da sedação, não é recomendável dirigir ou tomar decisões no dia do procedimento. Consumo de álcool também não é recomendável neste período.
A vasectomia não está associada a risco disfunção sexual. E se me arrepender e quiser ter novo filho? A reversão da vasectomia com ou sem recurso a técnicas de reprodução médica assistida, embora possíveis, não oferecem sucesso garantido, pelo que a vasectomia deve ser considerada um método definitivo.
De um modo geral qualquer homem que não pretenda ter filhos pode tomar esta decisão de forma esclarecida e submeter-se a uma vasectomia. As contraindicações relativas são a idade jovem do homem, ausência de filhos, ausência de relacionamento afetivo atual e/ou estável e dor escrotal.
Como inserir imagem no PowerPoint como plano de fundo?
Como trocar de personagem no FighterZ?
Quais os sintomas de uma infecção cirúrgica?
Como se faz um boneco com garrafa pet?
Como fazer mudas de couve na água?
Como produzir brotos de alfafa em casa?
Qual o valor de um barco de fibra?
Como trocar tomada para máquina de lavar?
Tem como processar alguém fora do país?
Como fazer um bolão da Quina passo a passo?
Quando se começa a pagar a pensão alimentícia?
Como fazer mudas de grama sempre verde?
Como treinar a velocidade de digitação?
Como pesquisar palavra-chave no site?
Qual o primeiro filme de Como Treinar Seu Dragão?