Embora haja registros históricos que apontam para cultivos experimentais de soja na Bahia já em 1882, a introdução da soja no Brasil tem o ano de 1901 como marco principal: é quando começam os cultivos na Estação Agropecuária de Campinas e a distribuição de sementes para produtores paulistas.
O grão começa a ser mais facilmente encontrado no País a partir da intensificação da migração japonesa, nos anos 1908. Em 1914, é oficialmente introduzida no Rio Grande do Sul – estado que apresenta condições climáticas similares às das regiões produtoras nos Estados Unidos (origem dos primeiros cultivares, até 1975).
História da soja
As primeiras citações do grão aparecem no período entre 2883 e 2838 AC, quando a soja era considerada um grão sagrado, ao lado do arroz, do trigo, da cevada e do milheto. Um dos primeiros registros do grão está no livro "Pen Ts ao Kong Mu", que descrevia as plantas da China ao Imperador Sheng-Nung.
As cultivares mais específicas para consumo humano foram trazidas pelos primeiros imigrantes japoneses em 1908. Entretanto, oficialmente, a cultura foi introduzida no Brasil no Rio Grande do Sul em 1914 na chamada região pioneira de Santa Rosa, onde foram iniciados os primeiros plantios comerciais a partir de 1924.
Brasil lidera produção e exportação de soja
De 2000 a 2020, o País foi o segundo maior produtor e exportador de soja. A partir do ano passado, alcançou o primeiro lugar, com 126 milhões de toneladas produzidas e 84 milhões exportadas. O Brasil responde hoje por 50% do comércio mundial de soja.
31 curiosidades que você vai gostar
Brasil, maior produtor de soja e maior exportador de milho do mundo. O Brasil também está entre os maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo.
O maior produtor de soja do Brasil, um dos maiores do mundo com mais de 530 mil hectares de área plantada, o Eraí Maggi é Rei da Soja no Brasil.
A primeira soja transgênica foi desenvolvida nos Estados Unidos, em 1994. No Brasil, a soja transgênica começou a ser cultivada em dezembro de 1998, quando a Embrapa Soja recebeu sementes de uma linhagem derivada da cultivar BR-16, geneticamente modificada com o gene de tolerância ao glifosato.
Atribui-se a data muito remota o início do cultivo de alguns tubérculos no sopé dos Andes. E é certo que, do lado oposto, nas huacas peruanas do litoral, encontram-se, em níveis arqueológicos que remontam a cerca de 2000 a.C., algumas plantas já cultivadas, como a pimenta, a abóbora e o feijão.
Isso pode ser atribuído a diversos fatores, dentre os quais: desenvolvimento e estruturação de um sólido mercado internacional relacionado com o comércio de produtos do complexo agroindustrial da soja; consolidação da oleaginosa como importante fonte de proteína vegetal, especialmen- te para atender demandas crescentes ...
A soja (Glycine max (L.) Merrill) é uma cultura cuja origem se atribui ao continente asiático, sobretudo a região do rio Yangtse, na China. A cultura que hoje se planta resulta da evolução de sucessivos processos de melhoramento de genótipos ancestrais, diferentes dos que se utilizam na atualidade.
Como explicado anteriormente, o tempo de duração do ciclo da soja em dias vai variar de acordo com a região. Existe uma estimativa que define esse período entre 100 e 160 dias, mas é importante ter em mente que esses números não são uma regra. Graças à grande variedade de cultivares, não é possível prever com certeza.
O início dos anos 70 serviu de pano de fundo para as primeiras experiências brasileiras com o sistema de plantio direto. O Paraná, em especial, foi o precursor da tecnologia no país. O primeiro plantio de que se tem notícia foi feito na região de Rolândia, no norte do Estado, pelo produtor Herbert Bartz, em 1973.
O presidente eleito foi o pecuarista intimorato, altivo, Sebastião José da Mota. Voltando a soja, rainha do agronegócio brasileiro, transposto os reveses decorrentes das sementes, liderou todas as demais culturas no cultivo do cerrado, seguida pelo milho, ainda hoje.
Números da soja no BrasilMato Grosso. Produção: 35,947 milhões de toneladas. Área plantada: 10,294 milhões de hectares. ... Paraná Produção: 19,872 milhões de toneladas. Área plantada: 5,618 milhões de hectares. ... Rio Grande do Sul. Produção: 20,164 milhões de toneladas. ... Goiás. Produção: 13,720 milhões de toneladas.
Soja em números (safra 2020/21)Soja no mundo. Produção: 362,947 milhões de toneladas. ... Soja no Brasil (maior produtor mundial do grão) Produção: 135,409 milhões de toneladas. ... Soja nos EUA (segundo produtor mundial do grão) ... Mato Grosso (maior produtor brasileiro de soja) ... Paraná ... Rio Grande do Sul. ... Goiás.
A princípio, a prática da agricultura surgiu cerca de 12 mil anos atrás durante o período neolítico, sendo um dos processos constitutivos das primeiras civilizações. Nesse sentido, ela foi desenvolvida de forma gradual, sendo que a plantação de cereais e tubérculos foram as primeiras formas de cultivo.
A agricultura foi inventada várias vezes ao longo da história humana e em diferentes partes do mundo. Mas surgiu pela primeira vez – ou é o que os registros arqueológicos sustentam – em uma região apelidada de Crescente Fértil, uma área banhada por rios no Oriente Médio.
O arroz foi domesticado na China em 6200 a.C., sendo o cultivo mais antigo conhecido a partir de 5700 a.C, seguido por feijão-da-china, soja e azuki. Os porcos foram domesticados na Mesopotâmia por volta de 11.000 a.C., seguidos por ovelhas entre 11.000 a.C. e 9.000 a.C..
Foi o grupo do dr. Ruddle que cunhou a palavra transgênico. As primeiras plantas transgênicas foram geradas no início dos anos 1980, quando plantas de fumo foram desenvolvidas por pesquisadores americanos e europeus. No final dos anos 1970 se iniciou uma corrida para a geração das primeiras plantas transgênicas.
Em 1997, a Basf disponibilizou o gene ahas para a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF), que desenvolveu um método inovador de transformação vegetal, possibilitando sua introdução no genoma da soja.
Esse símbolo aponta que os alimentos são transgênicos, ou seja, aqueles que são modificados geneticamente com a alteração do código genético (DNA) e produzidos em laboratório por meio de técnicas artificiais de engenharia genética.
O rei da soja e seus 5 segredos
Trata-se de Eraí Maggi, produtor agrícola que plantou só na atual safra quase 240 mil hectares de soja e, na safrinha, 70 mil hectares de algodão e 70 mil de milho. Tudo em uma área aproximada de 530 mil hectares cultivados no Mato Grosso.
As nacionalidades que têm maior porção de terras brasileiras são portugueses (643,8 mil hectares), japoneses (358 mil hectares), libaneses (259,3 mil hectares) e italianos (136,6 mil hectares).
Em 2014, a família Maggi foi considerada a sétima mais rica do Brasil pela revista Forbes, com uma fortuna estimada em R $4,9 bilhões. Foto: Max Peixoto/MS+ Fonte: Lance! Os Maggi tem uma das maiores produções de soja do mundo, o que explica a riqueza da família e o apelido de Eraí de “rei da soja“.
Como acabar com a gordura das bochechas?
Quais são os efeitos colaterais do Miorrelax?
Como ativar legenda no Facebook Android?
Qual a diferença entre Radiesse e Sculptra?
Como ativar o Testingcheats no The Sims 4?
Quais os efeitos colaterais das enzimas?
Em que ano Tarsila de Amaral concluiu a obra?
O que engorda mais cerveja ou pão?
O que acontece se tomar 3 comprimidos de dipirona de uma vez?
Quais as características do discurso direto?
Qual o objetivo das boas práticas de fabricação?
Como tornar o Google o meu motor de busca?
Qual é o certo tava Ou estava?
Qual personagem mais forte de Demon Slayer?