Caso opcional de próclise Há ainda o caso opcional de emprego da próclise: quando o verbo não inicia oração, pode-se usar próclise ou ênclise (pra ter próclise tem que ter palavra que atrai); quando há verbo no infinitivo não flexionado precedido de palavra negativa ou preposição.
Uso facultativo de próclise
Nas situações em que não existe uma palavra atrativa que obrigue ao adiantamento do pronome ou em que não haja a proibição do adiantamento do pronome, o uso da próclise se torna facultativo.
É facultativo o uso da próclise ou da ênclise, caso o verbo não se encontre no início da frase, nem haja situações que justifiquem o uso específico de uma forma de colocação pronominal.
Próclise = pronome antes do verbo
- Palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem ou de modo algum. Exemplo: Nada me perturba. - Conjunções subordinativas: quando, se, porque, qual, conforme, embora ou logo que. Exemplo: Quando se trata de falar em inglês ele é um expert.
O uso de Próclise é recomendado:Nas orações em que aparecem as Locuções Verbais e tempos verbais compostos o Pronome aparece antes do verbo principal de depois do verbo auxiliar: ... Nas palavras ou Locuções com sentido negativo: ... Nas frases exclamativas ou interrogativas diretas: ... Advérbios: ... Pronomes Relativos:
26 curiosidades que você vai gostar
Partícula que atrai o pronome se
Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante. Nas gramáticas, ainda um tanto presas ao padrão lusitano, a próclise está ligada a determinados tipos de ocorrência sintática, os chamados “fatores de próclise”.
Fator que obriga a PRÓCLISE, a saber: a) Orações que contêm palavra negativa (não, nunca, jamais, ninguém, nada, etc.) sem pausa entre a referida palavra e o verbo: Não lhes dizia eu?
A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise (o pronome vem antes do verbo), mesóclise (vem no meio) e ênclise (vem depois do verbo).
A próclise ocorre quando o pronome está antes do verbo; já na ênclise o pronome posiciona-se depois do verbo, enquanto que na mesóclise o pronome fica no meio do verbo.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
1) Quando houver preposição entre o verbo auxiliar e o infinitivo, a colocação do pronome será facultativa. Por exemplo: Nosso filho há de encontrar-se na escolha profissional.
Facultativo é a qualidade daquilo que não é obrigatório. Quando se diz que algo é facultativo significa que é optativo, ou seja, pode ou não ser feito.
Não havendo fator de próclise (situações que atraem a próclise): Ênclise ao auxiliar: Estou-lhe dizendo o que aconteceu. Ênclise ao gerúndio: Estou dizendo-lhe o que aconteceu.
PALAVRAS ATRATIVAS
Palavras existem que, dentro da frase, têm poder de atração sobre os pronomes pessoais oblíquos átonos (o, a, os, as; me, te, se, nos, vos; lhe, lhes). É o que se chama de caso de próclise. A seguir, vamos expor as principais palavras atrativas de nossa língua.
Obs.: Não ocorre próclise em início de frase. O certo é Traga-me essa caneta que aí está e não Me traga essa caneta.
Os 7 tipos de pronomesPronome Pessoal. Os pronomes pessoais são aqueles que indicam a pessoa do discurso e são classificados em dois tipos: ... Pronome Possessivo. ... Pronome Demonstrativo. ... Pronome de Tratamento. ... Pronome Indefinido. ... Pronome Relativo. ... Pronome Interrogativo.
Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem o pronome:Palavras que expressam negação tais como “não, ninguém, nunca”: ... Pronomes relativos (que, quem, quando...), indefinidos (alguém, ninguém, tudo…) e demonstrativos (este, esse, isto…): ... Advérbios ou locuções adverbiais:
Obs.: se o porque for substituível pela palavra que (caso em que será explicativo), não atrairá o pronome. Exemplo: Fique quieta já, porque (que) chamaram-na de desequilibrada; Pronomes relativos (que, quem, o qual, a qual, quanto, onde, etc.). Exemplos: Onde se estabeleceu a desordem?; Eis a moça a quem me dirigi.
O “se” aí é um pronome que indica indeterminação do sujeito. Se modificarmos a frase para introduzir nela uma conjunção subordinativa, veremos que o pronome “se” muda de lugar em relação ao verbo: “Como se sabe que o Rio de Janeiro é um lugar muito bonito, decidimos passar as férias lá”.
Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.
Quando há feriado, o funcionário deve ser liberado. “Já o ponto facultativo só tem efeito para os servidores públicos. Ele é realizado por meio de decreto da administração municipal, estadual ou federal e indica a suspensão do expediente nas repartições públicas.
Normalmente este decreto é válido para os servidores das instâncias municipais, estaduais e federais dos governos, porém as empresas privadas também podem adotar esta medida. Cada esfera de governo é responsável por decretar os pontos facultativos referentes aos órgãos que integram a administração pública local.
O ponto facultativo é uma data — geralmente próxima a feriados que estão dentro do nosso calendário oficial e são, de fato, obrigatórios de acordo com a legislação brasileira — na qual a dispensa do expediente pode acontecer ou não.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
O que é botox capilar alisa o cabelo?
Quanto tempo demora para regularizar o Caixa Tem?
Quem deve fazer o cadastro Ambiental rural?
O que vem depois de assistente?
Como calcular a altura de um pneu?
Quem toma penicilina pode tomar amoxicilina?
Por que não abrir uma franquia?
Quais são as caboclas de Xangô?
Quem morreu Dia 22 de Outubro?
Quem pode fazer uma Pós-graduação?
Quando o gato fica muito em cima do dono?
O que é o mapeamento cerebral?
O que é suspensão independente tipo McPherson?
Quais são os delimitadores que permitem a criação de comentários com mais de uma linha?
Qual a diferença entre ruminantes e monogástricos?