É a partir do século XVII, com a publicação de Fábulas e As Aventuras de Telêmaco, ambas escritas por Fénelon (1651-1715), que é a inaugurada a produção literária dirigida às crianças e jovens.
O livro infantil era considerado uma obra menor destinada a passar conceitos e normas de conduta sociais, não uma obra artística que trabalha com o imaginário da criança. A literatura infantil passou a ser valorizada há bem pouco tempo. Mas, há que se saber escolher o livro adequado para a criança ler.
A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamen- te com a função de educar moralmente as crianças. As histórias tinham uma estrutu- ra maniqueísta, a fim de demarcar clara- mente o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado.
Os primeiros livros infantis surgiram no século XVII, quando da escrita das histórias contadas oralmente. ... O início da literatura infantil pode ser marcado com Perrault, entre os anos de 16, com os livros "Mãe Gansa", "O Barba Azul", "Cinderela", "A Gata Borralheira", "O Gato de Botas" e outros.
Monteiro Lobato
Monteiro Lobato, precursor da literatura infantil no Brasil.
– Década de 70 – explosão da Literatura Infantil no Brasil.
A literatura infantil é um gênero literário definido pelo público a que se destina. Certos textos são considerados pelos adultos como sendo próprios à leitura pela criança e é, a partir desse juízo, que recebem a definição de gênero e passam a ocupar determinado lugar entre os demais livros.
Estudos relatam que ela surgiu no final do século XIX, quando o Brasil estava mudando de regime político: a monarquia estava sendo substituída pela república. Com isso o país progrediu, a classe média cresceu e esse grupo social que estava emergindo fez criar a necessidade da literatura para as crianças.
Nos seus primórdios, a literatura infantil tem função formadora, ao apresentar modelos de comportamento com a finalidade de reforçar os valores sociais vigentes. A literatura infantil contemporânea oferece uma nova concepção de texto escrito, aberto a múltiplas leituras, questionamentos e reflexões.
Considerando que as obras adaptadas eram de origem europeia, o primeiro registro de literatura infantil brasileira dá-se pelas mãos de Monteiro Lobato, em 1920, com a obra A menina do narizinho arrebitado (CADEMARTORI,1986).
A literatura infantil começou no século XVIII. Nessa época a criança começava, efetivamente, a ser vista como criança. Antes, ela participava da vida social adulta, inclusive usufruindo da sua literatura. As crianças da nobreza liam os grandes clássicos e as mais pobres liam lendas e contos folclóricos (literatura de cordel), ...
É possível listar algumas características que marcam este universo: Desde a década de 70, a literatura destinada ao público pré-adolescente (11 - 12 anos até a adolescência) vem sendo chamada de “Literatura Realista para Crianças”.
HISTÓRICA E DO CONCEITO MERCADOLÓGICO AO CARÁTER PEDAGÓGICO NA ATUALIDADE1 Aline Luiza da Silva2(Licenciatura em Letras/UNIVEM) Resumo O presente trabalho procurou percorrer a trajetória da literatura infantil desde sua origem histórica, observando o conceito mercadológico, sob o qual esta literatura foi ob-
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apontar a literatura infantil como alternativa para a formação de leitores e propor ao professor caminhos para que ele possa nortear o seu trabalho com este tipo de atividade em sala de aula. 9 1.5 JUSTICATIVA
Como consultar o Caged de um trabalhador?
Como funciona o seguro da Magazine Luiza?
Que tinta posso pintar microondas por dentro?
Como o ser humano pode transformar a paisagem?
Como funciona transferência de ágio?
Como faço para tirar o meu CPF BH?
Quais são os meios de propagação do calor?
Como funciona o Seguro da Havan?
Como tirar ferrugem do cano de descarga do carro?
Qual o seguro do Banco do Brasil?
O que é pressão do ponto de vista da física e como o sangue exerce pressão sobre os vasos?
Como o ser humano pode modificar a paisagem?
Quanto é um polvo que muda de humor?