As oscilações de potência ocorrem quando a energia elétrica das concessionárias é reduzida, em geral no fim da tarde de um dia quente de verão ou durante tempestades. ... Nas oscilações de potência planejadas, uma concessionária reduz o consumo de energia temporariamente em horários de pico de demanda.
Ocorrendo uma queda de tensão excessiva em dado ponto da instalação, a correção normalmente se dá através do redimensionamento dos cabos, substituindo o lance de fiação problemático por cabos de maior bitola. É recomendável consultar um profissional habilitado na área para verificar a bitola ideal do novo cabo.
A RGE Sul aconselha que nesses casos, quando o fornecimento está temporariamente em uma fase, a recomendação é desligar os aparelhos da tomada até que a energia esteja normalizada.
Os fortes deslocamentos de ar fazem com que os fios se encostem, causando curtos-circuitos que têm como consequência o desligamento da rede elétrica. O mesmo ocorre quando galhos entram em contato com os fios elétricos, podendo rompê-los ou ocasionar curtos-circuitos.
Os 9 problemas de energia elétrica que podem afetar seus equipamentos são:
A queda de tensão elétrica é uma anomalia causada pelas distâncias percorridas pela corrente elétrica em um circuito, quanto maior for o comprimento do condutor maior será a queda de tensão, isso devido ao aumento de resistência elétrica devido a quantidade maior de material utilizado para fazer maiores condutores.
A oscilação de energia em residências é comum, principalmente, entre outubro e janeiro, época em que as chuvas são mais intensas e acompanhadas de raios. Assim, a probabilidade da energia ser interrompida por conta de problemas nas redes elétricas ou de uma sobrecarga causada por um raio são maiores.
As oscilações de potência ocorrem quando a energia elétrica das concessionárias é reduzida, em geral no fim da tarde de um dia quente de verão ou durante tempestades. Podem ser planejados ou não. Nas oscilações de potência planejadas, uma concessionária reduz o consumo de energia temporariamente em horários de pico de demanda.
Como se proteger de oscilação de energia em residências? Imprevistos com raios ou quedas de energia podem ser evitados. No mercado existem alternativas que mantém a energia de forma constante e protegem os dispositivos em casos de picos ou cortes repentinos de transmissão da rede elétrica.
Nas oscilações de potência planejadas, uma concessionária reduz o consumo de energia temporariamente em horários de pico de demanda. Estas flutuações não costumam ser prejudiciais, tendo em vista que a maior parte das tecnologias e dos equipamentos existentes é projetada para lidar com este tipo de redução.