Este conceito refere-se à capacidade do cérebro de controlar os dois lados do corpo. A lateralidade em crianças acontece por volta dos 4 ou 5 anos.
A criança deve ser estimulada desde recém-nascida, até sua faixa etária de 7 a 9 anos de idade, onde que a criança já está com seu desenvolvimento motor – principalmente lateralidade (seu lado dominante), praticamente já definido.
De acordo com Negrine (1986), a lateralidade relaciona-se ao esquema interno do indivíduo que o capacita a utilizar um lado do corpo com maior facilidade que o outro, em atividades que exijam habilidade, caracterizando-se por uma assimetria funcional.
Lateralidade é a capacidade de se vivenciar as noções de direita e esquerda sobre o mundo exterior, independente da sua própria situação física. Durante o crescimento, naturalmente, se define uma dominância lateral na criança: será mais forte e mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo.
A lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. ... Quando bebê, a criança é considerada ambidestra, ou seja, ela utiliza sempre as duas mãos.
21 curiosidades que você vai gostar
A lateralidade segundo Oliveira (1997), é a propensão que o ser humano possui, de utilizar preferencialmente, mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Existe a dominância de um dos lados, este apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez.
3 – OBJETIVOS: - Identificar os lados direito e esquerdo, tendo como referência o seu corpo próprio. - Experimentar o domínio das noções esquerda-direita, independente da sua dominância lateral. - Favorecer a compreensão do conteúdo lateralidade e dominância lateral.
– Controle dos pés: os pequenos devem chutar a bolinha de papel com um dos pés. Logo depois, o objeto precisa ser estimulado com o outro pé. É aconselhável que cada estudante faça essa brincadeira para treinar a lateralidade. – Pulando em círculos: a professora precisa desenhar círculos pelo chão.
A lateralidade traduz-se pelo predomínio que o indivíduo possui de utilizar e preferir mais e melhor um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé. É o elemento fundamental de relação e orientação com o mundo exterior.
Os transtornos da Lateralidade são causa de alterações na estruturação espacial e, consequentemente, na leitura/escrita. São exemplo disso a lateralidade contrariada, a lateralidade cruzada e o ambidestrismo.
Colocar uma criança no centro. Pedir a outra criança que fique à direita dela; outra atrás; outra à frente e outra à esquerda. Batendo palmas, as crianças mudam de posição e dizem a sua nova posição.
2.2 Instrumento de avaliação
No fator lateralidade ocorre avaliação dos subfatores lateralidade ocular, auditiva, manual e pedal. Em noções do corpo, os subfatores sentido cinestésico, reconhecimento (D-E), autoimagem (face), imitação de gestos, e o desenho do corpo são subfatores avaliados.
Como a lateralidade é desenvolvida
As crianças desenvolvem habilidades manuais através de brincadeiras e outras atividades. Além disso, elas descobrem o que podem fazer com as mãos. Assim, as crianças começam a mostrar a lateralidade de suas mãos em tarefas funcionais.
Se uma pessoa possui a mesma dominância nos três níveis, mão, olho e pé – do lado direito, diremos que é destra homogênea; e canhota ou sinistra homogênea, se for do lado esquerdo.
CONCLUSÃO: evidencia-se que as crianças com lateralidade cruzada apresentam desempenho inferior na leitura e escrita quando comparadas às crianças com dominância lateral completa. Estes dados justificam a relevância do desenvolvimento psicomotor na infância como fator essencial no processo de aprendizagem escolar.
Não é à toa que a lateralidade tenha papel fundamental na escrita. Por um lado, a escrita põe à prova a orientação espacial, na medida em que a lança para fora do sujeito, o papel demandando uma inversão dos conceitos de direita e esquerda.
Funciona assim: primeiro você pega copos descartáveis ou algum tipo de sucata que tenha em grande quantidade e possa ser espalhada pelo chão. Uma vez que os obstáculos estiver montado, a criança vai se posicionar em um lado do circuito enquanto ao adulto fica do outro lado.
De uma maneira bem divertida trabalhamos a lateralidade com as mãos e os pés. Para facilitar foi feito uma bolinha na mão direita de vermelho e no pé esquerdo de azul, para que as crianças fixarem melhor o termo direita e esquerdo no momento do comando, por exemplo: mão esquerda no vermelho, agora no amarelo.
A lateralidade pode ser definida como a propensão que o ser humano possui em utilizar um lado do corpo em detrimento do outro em suas atividades cotidianas (SANCHES; MARTINEZ; PENALVER, 2003). Ela pode ser quantificada através de observação comportamental ou de inventário (TEIXEIRA; OKAZAKI, 2007).
O esquema corporal e a lateralidade permitem que os alunos desenvolvam com segurança as noções topológicas e projetivas essenciais para a compreensão e interpretação de mapas e imagens, além de garantir a percepção do espaço com maior autonomia. Trata-se de passo inicial da alfabetização cartográfica.
Esta atividade educativa tem como objetivo auxiliar crianças em idade pré-escolar a desenvolver noções de direção (direita e esquerda) e localizar no espaço objetos e pessoas que se encontram ao seu redor.
Objetivo Geral
Desenvolver a lateralidade. Identificar as relações espaciais. Reconhecendo o lado esquerdo e direito em seu próprio corpo. Descrevendo a direção do movimento das pessoas (para frente, para trás, para cima e para baixo).
Quando duas pessoas estão olhando na mesma direção, os seus lados direito e esquerdo coincidem. Veja o que acontece quando as duas pessoas levantam a mão esquerda. A direita e a esquerda estão no mesmo lado para os dois.
Colocar o bebê de bruços, com brinquedos coloridos em ambos os lados, para estimular a noção de lateralidade. Movimentar objetos coloridos na frente do bebê, brincando e conversando com ele; isso estimula a movimentação ocular.
LATERALIDADE As estratégias mais adequadas para a observação específica da lateralidade em crianças de sete anos são atividades que utilizam o corpo como referência, sua posição com relação aos objetos (maremoto, amarelinha, circuito psicomotor.
Quando princípios entram em choque?
Qual o primeiro nome que as terras brasileiras receberam?
Para que serve o comando Leia ()?
O que e escrever numero por extenso?
O que é antecessor e sucessor de um número?
Qual era a situação do Brasil em 2015?
Quais são os partidos da direita e esquerda?
Para que serve o cabo coaxial do celular?
O que pode ser dor na costela lado esquerdo?
Quais são os quatro processos que ocorrem na quimiotaxia de leucócitos do sangue?
Qual o melhor jogo do momento?