O conceito de arte pública surgiu durante os anos 60, para caracterizar um novo tipo de intervenção artística no espaço público que se distinguia do tradi- cional monumento comemorativo.
Afinal, esse gênero artístico nasceu com a proposta de tirar o caráter elitista da arte e, assim, democratizá-la para um público muito mais amplo, que não tem o hábito de visitar museus e galerias. Vale destacar que esse termo foi utilizado pela primeira vez na década de 1970, nos Estados Unidos.
O termo entra para o vocabulário da crítica de arte na década 1970, acompanhando de perto as políticas de financiamento criadas para a arte em espaços públicos, como o National Endowment for the Arts (NEA) e o General Services Administration (GSA), nos Estados Unidos, e o Arts Council na Grã-Bretanha.
A arte pública no Brasil ainda é fraca, mas poderia trazer interesse e conhecimento para uma parcela da população que não dá a devida importância para as artes plásticas. É possível também tornar bairros e a vida de seus moradores mais agradáveis a partir de obras e iniciativas artísticas.
Tendência que propõe expressões artísticas originais com técnicas inovadoras. Arte Contemporânea é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da Pop Art e do minimalismo.
34 curiosidades que você vai gostar
Os primeiros artefactos tangíveis que podem ser considerados arte aparecem na Idade da Pedra (Paleolítico superior, Mesolítico e neolítico). Durante o Paleolítico (25 000–8 000 a.C.) o Homem era ainda caçador-coletor, habitando cavernas que viriam a ser os primeiros suportes de arte rupestre.
A arte contemporânea surgiu justamente nos anos 60 a 70, é uma forma de arte pós-moderna com tendências espaciais, como as artes 3D, o contexto do surgimento desse tipo de arte foi a viagem do homem ao espaço e a corrida tecnológica da guerra fria.
Conceitua-se como Arte Pública a intervenção artística inserida na paisagem urbana ou natural do município. Podem ser efêmeras ou permanentes, enquadradas em esculturas, painéis murais, intalações e intervenções como jardins, mobiliário urbano, arte conceitual e relacional, dentre outras categorias de novo gênero.
De acordo com a definição institucional, arte pública refere-se às realizações geralmente perenes dos artistas – escultura, arquitetura possivelmente monumental, pintura – planejadas e executadas para serem apresentadas no espaço público: principalmente ao ar livre e acessível a todos, mas também às vezes dentro de ...
E os 7 tipos de arte?música.dança.pintura.escultura.teatro.literatura.cinema.
A Arte Pública valoriza a cidade, contribuindo para a coesão entre os seus habitantes e dá cor, identidade e carácter aos seus espaços públicos.
Considerando então que, a arte pública deve estar presente para se conectar com os cidadãos e sua presença promove aos locais maior valorização do ambiente, é visto que o grafite pode ser utilizado como meio de dar um novo significado ao espaço urbano.
Considerados os grafiteiros mais famosos do Brasil, Os Gêmeos, Otávio e Gustavo Pandolfo, contam com obras espalhadas ao redor do mundo. Trabalhando com materiais recicláveis, esses grafiteiros famosos abordam temas variados em sua arte, produzindo tanto conteúdo social como os relacionados a temas familiares.
Keith Haring (EUA)
A obra de Melim, que ocupa uma empena de 25 x 30 metros na Luz, foi uma das primeiras na cidade a utilizar patrocínio de empresas por meio da Lei Cidade Limpa. O mural foi pago pela KLM, que bancou também o aluguel do espaço por um ano e meio. Em troca, a empresa pode fazer publicidade no local.
Sobre a chamada “Arte Pública”, é INCORRETO afirmar: ... Onde os projetos públicos exigiam a inclusão de obras de arte, essas agências supervisionavam a seleção e o contrato do artista apropriado.
Pinturas, grafites, esculturas, apresentações de caráter teatral, musical ou circense, cartazes, estátuas vivas, entre outras são todas consideradas um tipo de arte urbana.
Como a sua principal característica era a pintura em grandes murais públicos, a nova arte que surgiu foi chamada de pintura muralista. Os principais representantes ficaram conhecidos como Muralistas , são eles: Clemente Orozco (1883-1949), David Siqueiros (1896-1974) e Diego Rivera (1886-1957).
Arte urbana, urbanografia ou street art é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se das manifestações de caráter institucional ou empresarial .
O Happening, a Performance, a Instalação, a Arte Conceitual, o Minimalismo, a Body Art, a Op Art, a Pop Art e a Art Street, são manifestações da Arte Contemporânea, ou seja, a constituem. Artistas como Andy Warhol e Roy Lichienstein são destaques nesse cenário nas décadas de 60 e 70.
Na segunda metade dos anos 70, o país começa a experimentar um quadro de abertura política. Isso repercutiu na percepção e interesse dos novos artistas, segundo Lontra. "É o momento em que se busca a experimentação nos ateliês, no MAM, no Parque Lage e outros lugares.
Podemos considerar que a arte contemporânea começa a dar frutos a partir de movimentos como a pop art e o minimalismo, que tiveram como solo fértil os EUA na década de 60. Nesse momento, o contexto que se vivia era do pós-guerra, do desenvolvimento tecnológico e do fortalecimento do capitalismo e da globalização.
A arte é uma manifestação humana que começou a se desenvolver na Antiguidade. Já no período Pré-Histórico, os homens utilizavam a arte rupestre para gravar nas paredes das cavernas fatos marcantes da existência. Os desenhos feitos nas cavernas representavam figuras sobre a caça.
A resposta à questão onde surgiu a arte está intimamente relacionada com a própria origem da humanidade. Durante muito tempo, pensou-se que seriam as pinturas nas grutas de Lascaux na França – que datam de há cerca de 35,000 anos atrás e foram descobertas por acidente no século XIX – as mais antigas do mundo.
Provavelmente Alex Vallauri foi o primeiro grafiteiro no Brasil. Seu interesse por objetos kitsch fez com que, em meados dos anos 1970, passasse a fotografar painéis de azulejos, pintados nos anos 1950 e colados nas paredes de restaurantes de São Paulo.
Como deve ser estruturado o processo de adaptação na educação infantil?
Quanto tempo para o corpo se acostumar com a academia?
Como funciona o procedimento administrativo fiscal?
São características do processo de acreditação hospitalar?
Como é o processo de adoção de animais?
Como é feita a cobrança de aluguel?
Como funciona o processo de separação magnética?
Como as esponjas conseguem oxigênio?
Como contratar o plano Oi livre?
Como esquentar uma parede fria?
Como funciona o mercado secundário?
Como funciona a compra de Matéria-prima?
Como acabar com a interferência do Wi-Fi?
O que significa interpretar uma música?
Qual a melhor isca para pescar o dourado?
Quais ônibus saem do Terminal Lapa?
Qual a amperagem de um ventilador de teto?