Depois do sim no altar, o anel passa a acompanhar a aliança de casamento na mão esquerda. A ordem é você quem decide, mas há quem diga que primeiro vem o anel de noivado solitário e depois a aliança de casamento, feita para “selar” a união que acaba de se tornar oficial.
Muitas mulheres gostam de usar a própria aliança de noivado como aparador para a aliança de casamento, principalmente quando é um solitário. Sendo assim, a de noivado ou outro anel que servirá de aparador único será colocado após a aliança principal. Já no caso de dois aparadores iguais, a aliança fica entre eles.
Estamos falando do anel aparador, que nada mais é do que um anel usado junto com a aliança. Ele pode ser glamouroso ou discreto, desde que seja usado exatamente no mesmo dedo da aliança.
O anel solitário pode ser usado como o clássico anel de noivado. Nesse caso, geralmente a joia é feita em ouro branco ou amarelo. Depois do casamento, pode ser colocado junto da aliança e até mesmo fazer parte de uma composição com aliança e meia aliança. Como presente de 15 anos, esse anel também pode representar a nova etapa da vida.
São pais que presenteiam suas filhas debutantes com um anel solitário e, principalmente, pedidos de casamento formalizados na cena clássica de alguém de joelhos com a caixinha posta para marcar o momento do SIM. Por essas e outras tradições, o anel solitário é considerado símbolo de amor.
Algumas noivas preferem usar a aliança e o anel de noivado no mesmo dedo. Nesse caso, o anel de noivado só fica na mão direita somente no dia da cerimônia, voltando para a mão esquerda, após a data. As alianças ou anéis de compromisso são usados quando o casal percebe que o compromisso ficou sério, mas ainda não é hora de noivar.
Como falei acima, a única tradição é com a aliança de ouro. Esta sim, deverá ficar na mão esquerda depois do casamento. E se ela for dada antes da cerimônia, a noiva usa na mão direita. Se a noiva ganha um anel de diamantes, pode usá-lo na mão esquerda ou direita.