Em geral, o ferro sérico normal é mcg/dL (13 a 27 micromol/L) para homens e mcg/dL (11 a 25 micromol/L) para mulheres; a capacidade total de ligação do ferro é 2 mcg/dL (45 a 81 micromol/L) e a saturação da transferrina é de 20 a 50%.
A principal consequência do ferro sérico baixo é a anemia ferropriva, que acontece devido à diminuição da falta de ferro no corpo, o que diminui a quantidade de hemoglobina e hemácias.
3 truques para enriquecer os alimentos com ferro
A anemia ferropriva resulta de depósitos de ferro baixos ou esgotados, que são necessários para se produzir glóbulos vermelhos. Hemorragia excessiva é a causa mais comum. As pessoas podem sentir fraqueza, falta de ar e parecer pálidas. Exames de sangue podem detectar baixos níveis de ferro.
Um adulto saudável tem de microgramas de ferro no sangue, que é o nível recomendado. Índices acima disso são um sinal de problema. Entretanto, há quem acumule o mineral em quantidade superior à necessária.
O excesso de ferro no sangue pode acontecer devido à anemia prolongada, transfusão de sangue constantes, alcoolismo, talassemia, uso excessivo de suplemento de ferro ou hemocromatose, que é uma doença genética que leva ao aumento da absorção de ferro no intestino, que pode levar a mudanças no tom da pele.
A reposição de ferro não é algo difícil, pois podemos encontrá-lo em diversos alimentos. Em alguns casos, a reposição do ferro pode ser por meio de suplementos, e às vezes é necessário fazer exames de tempos em tempos para verificar se a taxa de ferro voltou ao normal.
Qual a diferença entre ferritina e ferro sérico? Ferritina no sangue: Reflete o tamanho das reservas de ferro do corpo. É a principal proteína que armazena o ferro nas células. Ferro sérico: Mede a quantidade de ferro livre no sangue. Muitas pessoas tem a dosagem de ferro normal e a ferritina baixa.
Como identificar a falta de ferro. A falta de ferro no organismo pode ser percebida por meio de alguns sintomas, sendo os principais: Cansaço extremo, sono frequente ou desânimo; Dificuldade para aprender ou ficar atento; Tornozelos inchados ou inchaço em outras articulações; Queda de cabelo ou fios fracos e quebradiços;
A cafeína prejudica a absorção de ferro --e também de cálcio e vitamina C. Portanto, evite beber café, chá-mate, chá-verde e refrigerantes com cafeína durante ou logo após comer. Alimentos ricos em cálcio, como leite, queijos e iogurtes, também prejudicam a absorção do ferro, pois os minerais acabam "brigando" para serem absorvidos.
O que podemos identificar nas rochas presentes na Bacia do Araripe?
Quais são as profissões de risco?
Quais são os Trilionários do Brasil?
Quais as chances de uma pessoa sobreviver a um aneurisma?
Qual porcelanato está na moda?
O que faz queimar a bobina do carro corsa?
Que oração fazer as 3 horas da manhã?
O que se faz com uma ferida necrosada?
Pode comer cuscuz quando está com diarreia?
Como se chama o comprovante de batismo?