Os medicamentos mais comuns no tratamento de prurido na pele são:
Popularmente conhecido como coceira ou comichão, o prurido pode ter diversas causas, como pele ressecada, picada de insetos, dermatoses, ou até mesmo ser o sintoma de doenças como cirrose, alguns tipos de câncer, doença renal crônica etc.
É sintetizada e armazenada nos mastócitos da pele e liberada em resposta a diversos estímulos. Outros mediadores (p. ex., neuropeptídeos) também podem causar liberação da histamina ou atuar como pruritogênicos, explicando assim por que os anti-histamínicos atuam em alguns casos de prurido e não em outros.
DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL
Localização do prurido | Causas possíveis |
---|---|
Pernas | xerose, neurodermite, dermatite de estase, Dermatite atópica (poplítea), Líquen simples crônico, dermatite herpetiforme (joelhos) |
Pés | Tinea pedis, eczemas, Dermatite de contato alérgica, Escabiose (interdigital) |
A histamina exerce um efeito vasodilatador predominantemente sobre os vasos sanguíneos finos, resultando aumento da permeabilidade vascular, em rubor, queda da resistência periférica total e redução da pressão sanguínea. A vasodilatação é o efeito biológico mais importante em humanos.
Em casos de prurido grave ou persistente, é muito importante procurar um médico para que ele possa fazer o diagnóstico e lhe dar as devidas instruções de tratamento. No entanto, enquanto a consulta médica não chega, você pode querer tratar os sintomas por conta própria. Para isso, considere as seguintes medidas:
Em algumas pessoas, o consumo de medicamentos, alimentos, frio, calor, suor etc., ou até mesmo algumas doenças como diabetes, intoxicações, doenças da tireoide, entre outros, podem causar prurido.
Procure a ajuda de um médico se o prurido na pele vier acompanhado de sintomas inexplicáveis e se for muito intenso (quase insuportável). Considere marcar uma consulta com um especialista caso os sintomas também não desapareçam sozinhos ou com cuidados caseiros. Mas atenção: a maioria do casos de prurido não precisa de avaliação médica.
A palavra prurido, do latim pruritu, pode ser definida com uma percepção incômoda na pele que desencadeia a necessidade de se arranhar. Popularmente conhecido como coceira ou comichão, o prurido pode ter diversas causas, como pele ressecada, picada de insetos, dermatoses, ou até mesmo ser o sintoma de doenças como cirrose, alguns tipos de ...
Como funciona o ingresso ao Big Brother Brasil?
Qual rodovia pegar para ir para Mairinque?
Qual escrita japonesa é mais usada?
Para que serve o jardim de inverno?
Quanto custa contratar os irmãos a obra?
Qual a melhor empresa de tecnologia para investir na bolsa?
Qual a função de cada fio no cabo USB?
Como funciona o sistema de plantation?
Quais os fundos de investimento do Banco do Brasil?
Como se realiza hoje a formação do terapeuta homeopata?
Como funciona uma maquininha de cartão de crédito?
Como foi feito o experimento de Griffith?
Quais foram os produtos mais comercializados no Império Romano?