A pintura das placas de ACM pode ser feita com tintas à base de poliéster ou à base de kynar.
Embora resistente, com o tempo pode ser necessário repintar poliéster do alumínio do ACM. O acabamento superficial do ACM, por meio da pintura das placas, é feito, na maioria dos casos, utilizando tinta à base de poliéster ou de Kynar (à base de PVDF - Fluoreto de Polivinilideno).
Para a curvatura das placas utiliza-se o processo de calandragem, realizado por meio de maquinário específico (em geral, dois ou mais rolos contra-rotantes se movem para curvar o painel).
O que é o ACM Kynar e PVDF Sendo assim, ele é um tipo de material usado para diferenciar modelos de painéis de alumínio composto. Uma chapa de alumínio composto pode ser, por exemplo, de PVDF ou de poliéster. ... Kynar, na verdade, é uma marca registrada da resina PVDF.
ACM é a sigla de Aluminum Composite Material, ou seja, alumínio composto. ... Com a necessidade de se aliar a resistência às intempéries e a beleza e sofisticação dos projetos residenciais, foi desenvolvido o processo de revestimento de portas com o Alumínio Composto.
LINHA PVDF São ideais para construções que exigem fachadas com planicidade, resistência e durabilidade – principalmente na cor e no brilho. ... Elas são produzidas com acabamento em termolacado a quente com a pintura em PVDF - KYNAR 500 - na proporção de 70%.
No caso de fachadas externas, ela pode ser aplicada desde frentes de lojas e luminosos, até testeira de postos de gasolinas e sinalização comercial e industrial. Além disso, o uso de chapas de ACM em fachadas internas, como por exemplo, na recepção de uma empresa, torna o local mais elegante e acolhedor.
Essa condição personalizável do material o qualifica como uma das melhores soluções para criação de revestimento para fachadas comerciais e residenciais, pilares, marquises, testeiras e ainda, soluções em comunicação visual como colunas, pórticos, placas, totens, placas de sinalização e projetos especiais.
R$ 1000 As Fachadas de ACM geralmente são cobradas por M². A média do mercado varia entre R$ 4, dependendo da complexidade do projeto. O valor também pode variar de acordo com a empresa que você irá negociar, por isso é importante fazer no mínimo 3 orçamentos para optar pelo melhor custo benefício.
As placas de ACM são compostas pela junção de duas chapas de alumínio com uma chapa de polietileno em seu interior. Essa composição garante um material leve, porém forte e resistente. Essas qualidades se devem ao núcleo termoplástico de baixa densidade. São chapas com 3mm de espessura, confeccionadas com lâminas de alumínio 0,21mm.
Na instalação de painel de ACM com cores metálicas, é indicado que todas as setas orientativas fiquem posicionadas na mesma direção. Devido ao processo de pintura ser contínuo, os pigmentos metálicos ficam “arrumados” em uma mesma direção e, ao receberem a luz do sol, refletem a luz em determinado ângulo. Dica 3.
Em minhas viagens pelo Brasil, promovendo cursos e palestras sobre Revestimento em ACM, tenho observado que ainda existem dúvidas nos instaladores em relação aos acabamentos superficiais do painel de ACM e as setas orientativas de instalação.
As chapas de alumínio são pintadas em processo contínuo, que em inglês chamamos de coil coating. Esse processo é um dos mais modernos para aplicação de tinta líquida, garantindo durabilidade e uniformidade da cor. São duas variações de tintas normatizadas e mais comuns: