dois anos
SP), começa a contagem do prazo da penalidade de cassação. Durante esse período, o motorista não pode dirigir, emitir 2ª via da habilitação nem renová-la. Atenção! Após o cumprimento do prazo de cassação, que é de dois anos, o motorista poderá iniciar seu processo de reabilitação, se quiser voltar a dirigir.
A cassação da CNH está prevista no inciso V do artigo 256 do CTB e é a penalidade mais grave do Código de Trânsito Brasileiro. ... A penalidade é aplicada nos casos de reincidência de infrações que causam suspensão direta, se estas acontecerem no período de um ano após a primeira suspensão.
Ter a CNH cassada significa ficar 2 anos sem dirigir e ter de passar por todo o processo de habilitação depois disso para voltar a conduzir veículo.
Acesse “http://www.detran.sp.gov.br/”;
O processo administrativo possui três fases: defesa prévia, JARI (Junta Administrativa de recursos de infrações) e CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito), quando órgão Estadual ou CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), quando órgão Federal.
Uma CNH pode ser cassada nos seguintes casos: Dirigir com a CNH suspensa; Dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias; Dirigir sem a Permissão para Dirigir (carteira provisória);
dois anos
Se formos ver o que dizem as normas do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), todo condutor que tem a sua CNH cassada perde o direito de conduzir qualquer veículo por um período de dois anos, sendo que, ao término desse período, ele deve retornar à autoescola para conseguir, novamente, a CNH.
O período da suspensão pode variar de 2 até 18 meses. A cassação é uma penalidade mais grave que a suspensão. Isto porque ela leva o condutor a de fato perder a habilitação. Inicialmente, ele é impedido de dirigir por dois anos.
Notificado da instauração do processo de cassação, o motorista pode apresentar sua defesa ao Detran. SP, por escrito e até a data-limite que consta na carta enviada pelo órgão. A data-limite sempre dá um prazo de pelo menos 30 dias a partir da entrega da correspondência para o condutor apresentar a defesa.
Já os procedimentos administrativos que devem ser realizados no processo de cassação da CNH são estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito ( CONTRAN ). As informações constam na Resolução Nº 723/2018 do CONTRAN, a qual também trata do processo de suspensão do direito de dirigir.
Caso a CNH seja cassada em razão de um processo de suspensão anteriormente aplicado ao condutor, o documento deverá já ter sido entregue. Com isso, se for esse o caso, o condutor não poderá dirigir, mesmo durante o recurso contra a cassação. O CTB prevê penalidades para quem for flagrado dirigindo com a CNH cassada ou suspensa.
A suspensão da CNH é ela própria uma consequência de uma infração (ou do acúmulo de infrações). Como você já viu, o motorista que tem a carteira suspensa precisa entregar o documento ao órgão de trânsito e ficará impedido de dirigir por um prazo determinado.
Descubra quais são suas reais chances de cancelar o processo e não ficar 2 anos sem dirigir: Clique AQUI para receber uma consulta gratuita do seu caso com o Doutor Multas. A defesa prévia da CNH cassada é a primeira oportunidade que um motorista tem de evitar a perda do direito de dirigir.
Como saber se uma rachadura no teto e perigosa?
Qual a quantidade de soluto presente em uma solução saturada?
Quais hotéis têm acesso ao Parque das Fontes?
O que é a resolução das imagens digitais?
Como saber se a corrente e de ouro maciço?
Como saber se tem boletim de ocorrência em meu nome RJ?
Como se inscrever no Senai Jovem Aprendiz?
Como identificar previsão do tempo?
Como concorrer às vagas remanescentes?
Como ficar com a voz fina e fofa?
Como se inscrever no jovem aprendiz?
Como saber se ainda tem volta com o ex?
Qual melhor forma de cadastrar Pix?
Como saber se vale a pena lutar pelo relacionamento?
Tem como mais de uma pessoa usar o WhatsApp Business?