11 Dicas eficazes para organizar as finanças pessoais
6 dicas para você elaborar um bom planejamento financeiro 3) É preciso anotar suas receitas e despesas mensais e anuais; 4) É preciso comparar sempre os preços de todos os serviços e produtos antes de efetuar a compra; 5) É preciso aprender a poupar dinheiro; 6) É preciso aprender a investir (mas de forma correta).
Na planilha de gastos, você inclui suas entradas (como salário) e despesas (como contas pagas e gastos em geral). Digite o dia, a descrição e o valor das entradas e despesas do mês na parte cinza da planilha. Na seção reserva de emergência, você deve incluir o valor que tem poupado para lidar com imprevistos.
Nas duas primeiras categorias estão gastos como: aluguel, internet, luz, água, comida, cartão de crédito, educação, extras, poupança, entre outros. Nossa recomendação é separar uma porcentagem do seu salário para cada gasto.
Não deixe nenhum de fora: do café após o almoço até as despesas maiores, como aluguel e mensalidade da faculdade. Some todos eles e veja quais são seus gastos totais em um mês. Depois de ver o quanto você ganha e o quanto gasta, é hora de analisar se sobra ou se falta dinheiro no final do mês.
Organizar as finanças e cortar algumas despesas não quer dizer que você precise acabar com todo e qualquer tipo de lazer. Separe uma quantia da sua renda mensal para diversão (de novo, conte com a regra dos 50-15-35) e dê sempre preferência para atividades mais baratas ou gratuitas. Assim, é possível se divertir sem estourar o orçamento.