Usando o Illustrator (ou Photoshop), vá até o menu Editar e escolha Configurações de cores… Para RGB, deixe Adobe RGB (1998) e para CMYK, um dos perfis mais utilizados é o FOGRA27. Existem 2 desse, o Coated (para papel com revestimento) e o Uncoated (sem revestimento).
Para impressão, você sempre deve escolher o perfil CMYK, e por isso a gráfica também sempre utilizará este padrão. O perfil RGB só é utilizado quando a arte tem a intenção de ser apresentada digitalmente, como em telas de computador, celular, etc.
Para as cores RGB, é aconselhável usar o perfil Adobe RGB, enquanto para CMYK, use FOGRA27 ou FOGRA39.
O termo RGB é uma abreviatura de vermelho, verde e azul e é uma forma de apresentar cor numa gama de dispositivos digitais, tais como câmaras digitais, impressoras e monitores de ecrã. ... A área de cores que podem ser captadas é mais ampla do que o sRGB, o que permite cores mais vibrantes e com mais detalhes.
Illustrator: Vá no menu File – Document Color Mode / Arquivo – Modo de Cor do Documento e simplesmente altere para Cores RGB ou Cores CMYK, o método de conversão será utilizado aquele que foi configurado no gerenciamento de cores, bem como o seu perfil.
37 curiosidades que você vai gostar
Para trabalhar com as amostras de cores do Illustrator é preciso abrir o painel “Swatches” (Amostras), seguindo esses passos:Abra o Adobe Illustrator;Menu “File (Arquivo) > “Open” (Abrir) – localize uma imagem para trabalhar a cor; ... Menu “Window” (Janela) > “Swatches” (Amostras).
Os perfis mais conhecidos são RGB e CMYK. O RGB utiliza a mistura entre o vermelho (Red), o verde (Green) e o azul (Blue) da mesma forma que os pixels de uma tela para formar imagens, sendo indicado para publicações eletrônicas como sites.
O Adobe RGB é mais recente e pode incluir mais cores que sRGB. Em termos de popularidade, o sRGB é de longe a opção de espaço de cores mais comum e também o mais indicado para quem usa apenas a Web, pois é 100% compatível.
Nesse sentido, o espaço Adobe RGB é o preferido. O Adobe RGB é na verdade um espaço de cores maior; é aproximadamente 35% maior que sRGB. Se você publicar imagens na internet com esse espaço de cores, as cores serão compactadas e distorcidas, pois na web elas se tornarão automaticamente sRGB.
Vá até as Preferências do Sistema > Monitores. Selecione a guia Cor. Pressione o botão Calibrar e siga as instruções.
Em linhas gerais, o padrão de cor CMYK é o mais utilizado para materiais impressos, enquanto que para projetos na web, o padrão costuma ser o RGB. Portanto, lembre-se: não são todas as tonalidades de cores que, ao serem transferidas do computador, terão o mesmo tom visualizado.
Atualmente, após um bom tempo de estudo e análise de vários perfis, optamos por usar o FOGRA39. É um perfil que possibilita maior ganho de pontos, principalmente no canal do preto pois ao contrário de outros, ele mantém as áreas de mínimas (sombras e meio-tons), proporcionando riqueza de detalhes.
Escolhendo o perfil RGB
Adobe RGB – É um perfil e cores RGB bem maior que o anterior, ele deve ser utilizado quando você necessita fazer uma arte em RGB em virtude de acessar determinados efeitos (no photoshop por exemplo), mas que o propósito dela será impressão, ou seja a arte será convertida para CMYK no final.
Existem dois principais sistemas de cores nas indústrias de design digital e de impressão: o sistema de cores RGB e o sistema de cores CMYK.
Em geral, é melhor escolher Adobe RGB ou sRGB, em vez do perfil de um dispositivo específico (como um perfil de monitor). O sRGB é recomendado para preparar imagens para a Web, porque define o espaço de cor do monitor padrão usado para exibir imagens na Web.
O padrão Adobe RGB
(Rápido parênteses sobre o CMYK: É o padrão de cores utilizado por gráficas que imprimem por fotolito. São 4 cores de tinta bases: Ciano, Magenta, Amarelo (Y) e Preto (K).
O sRGB é o padrão para reprodução ideal das cores. Assim, fotógrafos profissionais, designers gráficos, editores de imagem, vídeos e todos aqueles que buscam cores altamente fiéis e precisas vão encontrar uma ótima solução no Monitor Ultrawide™ LG que apresenta mais de 99% de cobertura do espectro sRGB.
De maneira simplificada, perfis ICC são como cartões de identidade das cores para serem reproduzidas da maneira correta tanto em tela quanto no momento da impressão, pois os monitores são calibrados de maneiras diferentes e não reproduzem as cores igualmente.
Incorporar um perfil de cores aumenta o tamanho do arquivo de um documento. Para evitar aumentar o tamanho do arquivo desnecessariamente, o CorelDRAW incorpora apenas perfis de cores usadas no documento. Por exemplo, se o documento contiver apenas objetos RGB, somente o perfil de cores RGB será incorporado.
Menu “Window” (Janela) > “Gradient” (Gradiente) e crie o seu gradiente da forma que desejar; Selecione a forma criada que contém o gradiente e, no thumb (miniatura) do mesmo, na janela Gradiente, clique na setinha para abrir as opções; Role até o final da lista e clique em “Add to Swatches” (Adicionar amostra).
A partir de uma versão anterior do Illustrator (CS2-CS5), copie todas as bibliotecas Pantone com extensão . acb e coloque-as em: Adobe Illustrator [CS6 ou CC]/Predefinições/[idioma]/Amostras/Livros de Cores.
Como é formado o nosso corpo humano?
Qual o primeiro passo para domar um potro?
Como o corpo reage a exposição ao calor?
O que é a inovação tecnológica?
Quem criou o Binomio de Newton?
Quando se deve desistir de uma amizade?
Que impacto um nome pode ter na vida de uma pessoa?
O que fazer quando estiver se sentindo feia?
Por que perdemos a fome quando estamos tristes?
Qual material é feito o iogurte?
Quem descumpriu o Bloqueio Continental?
Como o estilo de vida Norte-americano influencia o mundo?
O que acontece quando ligamos o bloqueio do trator?
Como o narrador-personagem se apresenta?
Como funciona Os anticoncepcionais hormonais?
Como surgiu o município de Milagres Ceará?