Ela é uma erva que tem um bulbo (a parte de baixo), uma raiz. Normalmente, a gente consome mais a parte verde picadinha para finalizar pratos, o que é supersaboroso, mas também dá muito para usar essa parte branquinha da cebolinha.
Essa dupla é perfeita para qualquer ocasião, seja para ser usadas como temperos, em sopas, carnes, peixes, saladas, pratos quentes e tortas. O consumo de salsa e cebolinha verde é especialmente recomendado para diabéticos, previne doenças cardiovasculares, uma vez que reduz o colesterol e a viscosidade do sangue.
Eu encontrei uma discussão interessante sobre o assunto que é mais anedótica do que fatos concretos, mas o consenso é que, se as cebolas são frescas e não murchas ou obviamente estragadas, a gosma é normal e comestível, embora um pouco grosseira, e você pode tentar apenas enxaguar eles completamente.
Nos ramos grandes e frescos, ao cortarmos, solta um gosma que deve ser raspada com a faca, por isso quando for cortar, faça como quando abrimos uma vagem de baunilha. Um corte longitudinal para abrir e retirar essa gosma, antes de picar. A diferença entre a cebolinha comum e as cebolettes está no tamanho.
Seca, ela perde parte do aroma. Acrescente apenas no fim do cozimento — depois de apagar o fogo — e abafe o preparo por poucos segundos antes de servir. Com o que combina: a erva pode ser utilizada em saladas, molhos para todos os tipos de carnes, massas, sopas, pescados e legumes.
Benefícios nutricionais: ela contém antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias em grande quantidade. Um estudo do Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, afirma que esses ativos contidos na cebolinha diminuiriam o risco de câncer de mama, cólon, próstata e ovário.
A cebolinha pode ser congelada, lavada e picada — desde que em baixa temperatura, ela mantém seus ativos sob essas condições. Com o que combina: ela é democrática. Vai bem com saladas, legumes frios e quentes, sopas, grãos, queijos e molhos frescos para todos os tipos de carnes, especialmente as brancas e os pescados.
Assim como a salsinha, ela deve ser utilizada fresca. Acrescente sempre depois de desligar o fogo, próximo da hora de servir, para manter o sabor e as propriedades nutricionais. A cebolinha pode ser congelada, lavada e picada — desde que em baixa temperatura, ela mantém seus ativos sob essas condições.
Atualmente, encontramos uma infinidade de temperos, ervas e condimentos. Mas fazer um bom uso é fundamental. Cada produto tem um uso específico. E a dica base para todas : Os temperos servem para realçar, saborizar, temperar mas sutilmente. Sempre ficarão em segundo plano.
Para que serve as lentes das câmeras?
O que vale como horas complementares?
O que é luxação na perna do cachorro?
Como é chamado o segundo furo na orelha?
Como se comportar em uma audiência de danos morais?
Pode usar creme Nivea no rosto?
Como tratar lesão no nervo do braço?
Como funciona a passagem de ida e volta?
Como funciona As provas da UFPR?
O que são eclusas e qual sua importância?