Por isso, surgiram as ligas metálicas, que são misturas de dois ou mais metais ou de um metal com outra substância simples por meio de aquecimento. Esses componentes se fundem em temperatura elevada e depois esfriam, solidificando-se.
A sua principal característica é que não enferruja, condição importante para evitar a corrosão dos materiais metálicos. Assim, é um bom material para produção de utensílios domésticos, instrumentos da construção civil e peças para automóveis e indústrias.
A liga metálica é produzida a partir da mistura de dois metais ou mais, como, por exemplo, as misturas com ferro, cobre, aço, etc. ... O processo de produção da liga metálica é industrial e sempre deve ser feito por profissionais preparados para manusear os equipamentos necessários e as substâncias usadas.
É interessante constatar que as ligas possuem propriedades diferentes dos elementos que as originam. Algumas propriedades são tais como diminuição ou aumento do ponto de fusão, aumento da dureza, aumento da resistência mecânica.
Conheça as principais ligas metálicas utilizadas na indústria
Por terem propriedades alteradas e aprimoradas, quando comparadas aos metais puros, as ligas metálicas podem ser utilizadas além da indústria, com inúmeras outras finalidades.
A importância das ligas metálicas para o desenvolvimento da sociedade está ligada no seu uso na produção de diversos produtos de uso comum, além de ser uma forma de misturar metais e obter outros com características físicas e químicas diferentes.
A seguir, apresentamos alguns exemplos mais notórios das ligas metálicas: Aço Comum: liga metálica muito resistente composta de ferro (Fe) e carbono (C), utilizada nas construções de pontes, fogão, geladeira, dentre outras. Aço Inoxidável: composta de ferro (Fe), carbono (C
Ouvir: Como se forma a ligação metálica? Se fosse possível visualizar a estrutura de um metal de forma bem nítida, veríamos como na imagem acima. A estrutura atômica dos metais é a Cristalina, que se constitui por cátions do metal envolvidos por elétrons.
Por essa razão, eles podem realizar dois tipos de ligações químicas: a ligação iônica e a ligação metálica. A ligação iônica ocorre quando um metal interage com um elemento de natureza ametálica, que pode ser um ametal ou o hidrogênio.
Assim, a liga metálica formada para a fabricação de joias é composta de 75% de ouro (Au) e 25% de cobre (Cu) ou prata (Ag). Observe que para a confecção de joias de ouro 18 quilates, utilizam-se 25% de cobre, enquanto que o ouro chamado de 24 quilates é considerado “ouro puro”.
Qual é o papel do produtor na cadeia alimentar?
Quais são as sensações visuais?
Como calcular a indenização por quebra de contrato de experiência?
Quais são as duas formas em que a remuneração variável ocorre?
O que é bom para engrossar as unhas?
Como um analista realiza uma análise do tipo vertical?
O que é código de barras Cite exemplos?
Qual a diferença entre heparina fracionada e não fracionada?
Como saber se minha filha vai ter olhos claros?
O que é a atividade empresarial?
Quantos anos Henrik Mikaelson tem?
Porque café com leite faz mal?
Quais os bairros mais nobres de Brasília?