A corrente elétrica pode reproduzir três efeitos: o luminoso, o térmico e o fisiológico. O professor explica melhor esses conceitos: ... 2) O efeito térmico, também chamado de efeito Joule: é o aquecimento de um condutor, quando percorrido por corrente elétrica.
Efeito luminoso
Esse efeito baseia-se no fato de gases ionizados emitirem luz quando atravessados por uma corrente elétrica. Como exemplo temos as lâmpadas fluorescentes, as lâmpadas de vapor de mercúrio, as lâmpadas de vapor de sódio etc.
Sentido Real: ocorre nos condutores sólidos, é o movimento dos elétrons e acontece do polo negativo para o polo positivo. Sentido convencional: é o sentido da corrente elétrica que corresponde ao sentido do campo elétrico no interior do condutor, que vai do polo positivo para o negativo.
Efeito luminoso: Em determinadas condições, a passagem da corrente elétrica através de um gás rarefeito faz com que ele emita luz. As lâmpadas fluorescentes e os anúncios luminosos são aplicações desse efeito. ... É o que ocorre, por exemplo, nas correntes estabelecidas por uma bateria de automóvel e por uma pilha.
O choque elétrico pode ocasionar contrações violentas dos músculos, a fibrilação ventricular do coração, lesões térmicas e não térmicas podendo levar a óbito, como efeito indireto temos as quedas e batidas, etc. humano.
25 curiosidades que você vai gostar
A imagem acima, é de uma cerca elétrica. Eletrocução é a morte provocada pela exposição do corpo à uma dose letal de energia elétrica. Os raios e os fios de alta tensão (voltagem superior a 600 volts), costumam provocar esse tipo de acidente.
O choque tem diversas causas: Volume de sangue reduzido, função de bombeamento do coração inadequada ou alargamento (dilatação) excessivo dos vasos sanguíneos.
EFEITO QUÍMICo
Fazendo-se passar uma corrente elétrica por uma solução de ácido sulfúrico em água, por exemplo, observa-se que da solução se desprende hidrogênio e oxigênio. A corrente elétrica produz, uma ação química nos elementos que constituem a solução.
O efeito fisiológico acontece quando há a passagem de corrente elétrica pelo organismo dos seres vivos. Ele atua no sistema nervoso, fazendo com que o corpo tenha contrações musculares, configurando aquilo que conhecemos como choque elétrico.
Quando a corrente elétrica atravessa um condutor ocorre a transformação de energia elétrica em energia térmica, devido ao choque dos elétrons livres com os átomos do condutor. Esse fenômeno é denominado efeito térmico ou efeito Joule.
Sentido real: menor potencial → maior potencial. Sentido convencional: maior potencial → menor potencial.
A intensidade de corrente elétrica consiste na quantidade de carga elétrica que atravessa a secção reta de um condutor na unidade de tempo. A intensidade de corrente representa-se por I e a sua unidade SI é o ampere em homenagem ao físico e matemático francês André Ampère (1775-1836).
Resistores. Resistores são dispositivos elétricos com alta resistência elétrica, isto é, opõem-se fortemente à passagem de corrente elétrica. Quando esses elementos são percorridos por uma corrente elétrica, produzem uma queda no potencial elétrico do circuito, consumindo essa energia por meio do efeito Joule.
A corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico sólido ou em soluções iônicas. Essa é uma grandeza fundamental em Física, pois, sem corrente elétrica, não seria possível, por exemplo, fazer funcionar qualquer aparelho elétrico ou eletrônico.
A corrente elétrica pode reproduzir três efeitos: o luminoso, o térmico e o fisiológico. ... 2) O efeito térmico, também chamado de efeito Joule: é o aquecimento de um condutor, quando percorrido por corrente elétrica.
A diferença básica entre as correntes elétricas contínua e alternada é que, enquanto na corrente contínua (CC) os elétrons movem-se em um único sentido, a corrente alternada (CA) possui elétrons que variam sua direção constantemente.
A principal diferença entre corrente alternada e contínua reside no fato de que a corrente contínua (CC) não altera o seu sentido de circulação dentro do circuito elétrico. Por outro lado, temos que a corrente alternada (CA) consegue alterar seu sentido. Essa é a diferença básica entre elas.
Quando um fio condutor é percorrido por uma corrente elétrica, parte da energia cinética dos elétrons é transferida para os átomos, aumentando sua agitação. Com isso, há um aumento na temperatura. O nome que se dá a esse fenômeno é efeito Joule.
Definição de Efeito Joule
O Efeito Joule é a vibração das moléculas do condutor causada pelo choque das partículas eletricamente carregadas ao se movimentarem. Em outras palavras, esse fenômeno físico é resultado da “colisão da corrente elétrica” com as paredes de um material condutor.
Se é energia eletrostática basta que a pessoa toque em um corpo aterrado (por exemplo, uma torneira, uma janela metálica, …) e o excedente de carga elétrica será conduzido para fora do corpo da pessoa.
Isso se deve à eletricidade estática, cuja voltagem pode chegar facilmente a 30.000 volts”, cita Ronaldo.
A corrente elétrica, quando percorre o corpo humano, interfere nas correntes internas carregadas pelos nervos, dando-nos a sensação de formigamento.
A principal lesão por corrente elétrica é a queimadura e, histologicamente, ocorre necrose de coagulação; podem se manifestar também trombose e necrose muscular, que pode cursar com edema significativo e, eventualmente, por síndrome compartimental; os pacientes podem, ainda, apresentar convulsões e alterações mentais ...
O que significa a palavra Aitofel?
Como minimizar a tela da Netflix no celular?
Como transferir conversas do WhatsApp Business Android para iPhone?
Como montar o status no WhatsApp?
Como mentir com estatística referência?
O que é possível fazer com o SketchUp?
Como fazer para minimizar a tela do celular?
Como usar o aplicativo do TikTok?
Como transmitir a tela do celular para o PC Windows 7 via USB?
Como minimizar janela no celular?
Como funciona aplicativo Kwai?
Como memorizar o que vc estudou?
Como realizar o salto horizontal?
É possível utilizar microrganismos como indicadores de qualidade do solo?