Raios gama: são as ondas eletromagnéticas de maior frequência em todo o espectro eletromagnético, podem ser obtidas em reações nucleares e durante a aniquilação de pares (quando há contato entre matéria e antimatéria).
As ondas de menor frequência são as ondas de rádio, e as de maior frequência são as que correspondem à radiação gama. Entre esses dois extremos do espectro eletromagnético existem outros tipos de ondas como as microondas, a radiação infravermelha, a luz visível, o raio ultravioleta e o raio X.
O espectro eletromagnético é composto por todas as variedades de radiação do universo. Os raios gama têm a frequência mais alta, enquanto as ondas de rádio têm as mais baixas. A luz visível está, aproximadamente, no meio do espectro e abrange uma fração muito pequena do espectro todo.
Sabemos que todos os tipos de ondas eletromagnéticas transportam energia independentemente da sua frequência. A energia que uma onda eletromagnética transporta depende de sua frequência, sendo que quanto maior for a frequência, maior será a energia que ela transporta.
A quantidade de energia está diretamente relacionada à frequência e ao comprimento de onda eletromagnética do fóton. Quanto maior for a frequência do fóton, maior a sua energia. Da mesma forma, quanto maior for o comprimento de onda do fóton, menor a sua energia.
42 curiosidades que você vai gostar
O comprimento de onda é a distância entre dois picos consecutivos de uma onda, sendo que quanto maior o comprimento da onda, menor será a energia da radiação e vice-versa.
Quanto maior for a frequência de uma onda sonora, mais agudo será o som, que será denominado de som alto. Em contrapartida, quanto menor for a frequência das ondas sonoras, mais grave será o som, que será denominado de som baixo.
As ondas de rádio têm os maiores comprimentos de onda do espectro eletromagnético, estendendo-se entre 1 mm (10-3 m) até 100 km. Esse tipo de onda é usado para transmitir sinais de televisão, rádio, celular, internet e GPS.
Divida a velocidade pelo comprimento de onda.
Divida a velocidade da onda, V, pelo comprimento de onda convertido em metros, λ, para encontrar a frequência, f.
Quanto menor a frequência da onda eletromagnética, maior será o comprimento de onda, logo maior será o seu alcance (distância) e sua capacidade de penetrar obstáculos.
Tridimensional é a onda que se propaga em três dimensões, isto é, no espaço, como ocorre com a maioria das ondas luminosas e das ondas sonoras.
Classificação das OndasOndas Unidimensionais: as ondas que se propagam em uma direção. Exemplo: ondas em uma corda.Ondas Bidimensionais: as ondas que se propagam em duas direções. Exemplo: ondas se propagando na superfície de um lago.Ondas Tridimensionais: as ondas que se propagam em todas as direções possíveis.
Para determinar a frequência, é preciso escolher a unidade de tempo (segundo, minuto ou hora) e, em seguida, contar os ciclos durante esse período. A frequência em hertz equivale a um dividido pelo período de tempo correspondente a um ciclo.
Independente do tipo, todas as ondas possuem algumas grandezas físicas, que são:– Frequência: É o número de oscilações de onda, por um certo período de tempo. ... -Período: É o tempo necessário para a fonte produzir uma onda completa. ... f = 1/T. ou. ... – Comprimento de onda: ... – Velocidade: ... v = λ . ... – Amplitude:
Frequência: é a medida de oscilações completas que essas ondas realizam a cada segundo. No SI, a unidade de medida de frequência é o hertz (Hz). Além disso, sabe-se que a frequência é determinada pelo inverso do seu período, a saber: o tempo necessário para que uma onda eletromagnética complete uma oscilação.
Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer. Primeiro, o terremoto. Depois, o tsunami devastador e ainda, o medo do que não dá pra ver: a radiação nuclear.
A radiação alfa possui uma massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações, além de ser muito energética.
Quanto menor o comprimento de onda, mais energia a radiação transporta. Os tipos de ondas com maior energia — radiação ultravioleta, raios X e raios gama — podem prejudicar o corpo humano.
Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.
O ouvido humano consegue discriminar sons compreendidos entre 20 Hz (a frequência mais grave) e 20 000Hz (frequência mais aguda).
A frequência alta, são aquelas que possuem mais ciclos por segundo, emitindo sons agudos. Exemplo: a voz feminina ou o cantar do pássaro. Já a frequência baixa, possuem menos ciclos por segundo, sendo os sons mais graves. Exemplo: a voz masculina ou o contrabaixo.
Lembrando-se de que a a luz é energia radiante, quanto menor o comprimento da onda maior será a freqüência e maior será a quantidade de energia.
De acordo com o cálculo feito, a função trabalho desse material, ou seja, a energia mínima para ejetar os elétrons, é de 2 eV.
Frequência Relativa Simples é o número de observações de um valor individual (ou de uma classe). Calcula-se pelo é o quociente entre a frequência absoluta da variável e o número total de observações.
Quando a UBER vai mostrar destino?
Como colocar rejunte em mosaico?
Como ser autossuficiente em alimento?
Quais são os três grupos que os fungos são classificados?
Como se classifica a mistura água e sal?
Quanto tempo demora a Faculdade de Paleontologia?
Como se classificam as vias abertas?
Como ser uma boa namorada para casar?
O que você precisa para ser uma influenciadora Digital?
Como ser a melhor aluna da professora?
Tem como jogar Guitar Hero 6 no controle?
Como são classificados as substâncias da bioquímica celular?
Como se classificam as válvulas?
Como são classificadas as consoantes?
Quais são os três tipos de rochas classificadas conforme a génese que constituem a crosta terrestre?