Capeamento pulpar direto – o capeamento pulpar direto é feito de forma simples. O objetivo desse procedimento é proteger a polpa dentária, facilitando a sua cicatrização e a formação de tecido dentinário. Desse modo, o processo consiste na colocação direta de um material específico na parte interior do dente.
O capeamento pulpar direto consiste na colocação de um fármaco diretamente sobre a exposição pulpar na tentativa de permitir a cicatrização da polpa e conseqüente formação de tecido dentinário.
O capeamento pulpar direto (CPI) é indicado quando há lesão de cárie profunda sem envolvimento pulpar e o dente tem cor normal e ausência de mobilidade. Radiograficamente, deve apresentar radiolucidez no ápice das raízes ou na região de furca, lamina dura intacta e espaço normal do ligamento periodontal.
O capeamento pulpar indireto consiste da remoção parcial da cárie seguido da restauração definitiva do elemento dentário. Nesse método, os microorganismos remanescentes do tecido cariado tornam-se inviáveis devido à perturbação do biofilme e ao isolamento da cavidade.
Consiste em aplicar medicação diretamente sobre a polpa exposta, na tentativa de preservação da vitalidade dental. A diferença fundamental entre a pulpotomia é a extensão da remoção do tecido pulpar remanescente.
23 curiosidades que você vai gostar
O capeamento pulpar indireto (CPI) é um tratamento conservador realizado na tentativa de ma- nutenção da integridade e vitalidade pulpar. Consiste na manutenção do tecido cariado afetado no fundo de uma cavidade profunda visando evitar uma possível exposição pulpar.
Como é feito o capeamento pulpar?Capeamento pulpar direto – o capeamento pulpar direto é feito de forma simples. ... Capeamento pulpar indireto – o capeamento pulpar indireto também é uma alternativa para o tratamento de lesões que afetem a polpa do dente.
Sim, a remoção seletiva da dentina cariada e o posterior selamento adequado da cavidade são capazes de reduzir significativamente o número de micro-organismos presentes e paralisar a progressão da lesão cariosa, além de prevenir exposições pulpares(1).
Remoção seletiva (SCR – Selective caries removal): “É a remoção total da dentina cariada das paredes circundantes seguida de remoção parcial da dentina amolecida da parede pulpar”, ou seja, remoção seletiva do tecido cariado.
O que é o programa PRO Letramento?
Como saber se minha TV tem Disney Plus?
Como ter coragem para tomar uma decisão?
Quais são as três fases da Lingüística Textual?
Qual a diferença entre descrever e descrever?
O que é taquicardia e bradipneia?
Qual a diferença da chapa 18 para chapa 20?
O que significa a expressão Abolito criminis?
O que fazer quando o cartório não fez comunicação de venda?
O que é texto dissertativo é expositivo?
Como realizar integração de funcionários?
Como se formou a identidade cultural do Brasil?
Quais são os tipos de mentira?
Quais são as principais características do Realismo de Portugal?
Onde ir em janeiro gastando pouco?
Qual a situação do mercado de trabalho atualmente?