Elaborado a partir da fermentação do suco de uma variedade de maçã, o vinagre de maçã é o menos ácido. Por isso, é indicado no preparo de pratos frios como saladas e conservas.
Escolha um Vinagre e Maçã com Acidez Entre 4% e 6%
A legislação brasileira determina que o vinagre de maçã tenha, entre 4% e 6% de acidez. Quanto mais ácido, mais saudável é o vinagre de maçã, mas para uso inicial, recomenda-se a acidez mais baixa para ir se adaptando aos poucos.
O vinagre de maçã se destaca pelo seu sabor suave e aroma frutado, característica ideal para temperar saladas, vinagretes e molhos diversos.
O vinagre de maçã é rico em antioxidantes e em nutrientes como fósforo, potássio, vitamina C e magnésio, enquanto o vinagre de uva, também conhecido como vinagre de vinho tinto, contém os antioxidantes das uvas roxas, que melhoram a saúde do coração e fortalecem o sistema imunológico.
Melhores vinagres para cozinharVinagre branco destilado. É o tipo mais comum e como é produzido sem sabor adicionado é o vinagre mais azedo e intenso. ... Vinagre de vinho branco. ... Vinagre balsâmico. ... Vinagre de Champanhe. ... Vinagre de vinho tinto. ... Vinagre de arroz. ... Vinagre de maçã ... Vinagre de cereja.
40 curiosidades que você vai gostar
Com alta concentração de ácido acético, o vinagre funciona como desinfetante e desengordurante. Os melhores para a limpeza são o branco (de álcool) e o de maçã.
Vinagre de Álcool Acidez 6%
O pH do vinagre de maçã está entre 2 e 3,5 pH e, portanto, é enquadrado como um ingrediente de pH ácido.
Nutricionalmente, não existe diferença entre os tipos, o que pode mudar é a concentração de antioxidantes em cada um. Ele é um dos mais usados para temperar saladas. O vinagre da fruta é rico em quercetina (um tipo de antioxidante), além de possuir outros polifenóis.