13,00 m
O vão máximo recomendado, na direção das faixas, é de 13,00 m. As espessuras mínimas e as esbeltezes devem ficar limitadas aos valores estipulados para os tipos de lajes mostrados anteriormente.
Comparada à laje maciça, a laje nervurada apresenta maior economia, dado que suas nervuras atuam como vigas, o que possibilita se vencer maiores vãos, proporcionando mais liberdade de layout arquitetônico na sua superfície.
O tamanho máximo da laje em balanço deve ser de 1/3 do vão. Ou seja, se uma laje for de 6 metros, o balanço deve ser de 2 metros. Portanto, esse é um cuidado no momento em que for escolhida a viga em balanço para sua laje em balaço.
“As lajes protendidas são amplamente utilizadas em obras com grandes vãos livres entre apoios, como centros de distribuição, shopping centers etc.
“A laje protendida tem capacidade de suportar o dobro (da carga) da treliçada”, afirma. O engenheiro observa ainda que há um ganho de cerca de 50% no tempo de execução do escoramento da laje pré-fabricada protendida, com relação à treliçada.
O princípio por trás do sistema de protensão é que esforços compressivos são induzidos pelos tendões de aço de alta resistência. A indução ocorre em um membro do concreto onde cargas serão aplicadas para equilibrar as tensões de tração impostas ao membro durante o serviço.
12 metros
As lajes treliçadas (tanto de isopor quanto de cerâmica) são mais indicadas para obras residenciais, comerciais ou industriais de pequeno e médio porte, com vãos máximos de 12 metros.
Esse tipo de laje é recomendado para obras onde é preciso evitar escoramentos e que deve haver rapidez na entrega do projeto com um bom custo. Para sobrecargas também é uma excelente opção para qualquer vão de laje, já que atinge vãos de até 20m e grandes sobrecargas.
Uma vez que uma laje em balanço trabalha unicamente na direção do balanço, as mesmas podem ser calculadas como vigas retangulares, engastadas em uma extremidade e livre na outra, com uma faixa arbitrária. A fim de facilitar os cálculos, recomendo utilizarmos uma faixa de 1,0 m de largura.
Estamos sempre procurando novas maneiras para os usuários contribuírem com insights profissionais no LinkedIn. Nossa plataforma de publicação permite que usuários e influenciadores publiquem artigos sobre seus conhecimentos e interesses. Observação: a capacidade de publicar artigos está disponível para todos os usuários.
Como escrever seu resumo no LinkedIn! Como escrever seu resumo no LinkedIn! Tal como ter um ótimo currículo e uma excelente carta de apresentação, você sabe que ter um currículo no LinkedIn é algo essencial para a sua carreira profissional.
O seu conteúdo original passa a fazer parte do seu perfil profissional. Ele é exibido na seção Artigos do seu perfil no LinkedIn. Artigos publicados são compartilhados nos feeds das suas conexões e seguidores e, às vezes, através de notificações.
Você pode clicar no ícone Compartilhar localizado junto à linha do autor ou na parte inferior do artigo para compartilhá-lo no LinkedIn, Facebook ou Twitter. Ao baixar até o final da página, você também verá o ícone Compartilhar em uma barra superior que aparecerá abaixo da navegação do LinkedIn.
O que acontece quando você pensa demais?
Como parar a menstruação que já desceu?
Como não receber mensagens de uma pessoa no WhatsApp?
O que fazer para tirar uma música da cabeça?
Como parar de pintar cabelo branco?
Como não levar as coisas para o pessoal?
O que fazer para sumir das redes socias por um dia?
Por que não pesquisar sintomas no Google?
Como desabilitar as atualizações automáticas do Windows?
Como parar de perder tempo com redes sociais?
Como estimular a alimentação saudável na infância?
Qual é o destinatário de uma carta aberta?
Como preparar o chantilly mix da Vigor?
Onde tem desconto com Cartão de Todos?