O capital social é um indicador importante porque condiciona o direito aos lucros e o direito de voto de cada um dos sócios. O seu valor pode variar muito, mas existem algumas situações em que existe um mínimo a respeitar.
Não há uma valor mínimo ou máximo para declarar no capital social. O MEI (Microempresário Individual) é o profissional autônomo, ou microempresário, que enquadra seu faturamento dentro de um limite: R$ 6.750 por mês ou R$ 81 mil ao ano.
O capital social de uma empresa é um valor que os sócios ou acionistas da empresa investem para iniciar a atividade empresarial. Este valor de entrada, que pode ser em dinheiro ou bens (sujeito a requisitos legais específicos), estabelece o direito de voto de cada sócio, assim como o acesso aos lucros da empresa.
Por exemplo, se for uma sociedade anónima, a empresa deve garantir um capital social mínimo de 50 mil euros. Já se se tratar de um estabelecimento individual de responsabilidade limitada, o capital social não poderá ser inferior a cinco mil euros, como explica o site do Programa Estratégico para o Empreendedorismo e Inovação.
Como calcular o capital social? O capital social é o poder financeiro de uma empresa, o montante investido pelos sócios quando o negócio ainda estava no início de suas atividades. Quando você ouve dizer que uma companhia vale determinada quantia de dinheiro, saiba que parte desse valor é diretamente ligado ao capital social.
Qual patente é maior cabo ou sargento?
O que os sumérios desenvolveram?
Quanto tempo vive um shinigami?
Qual o contrário de selecionar?
Quanto tempo demora para se adaptar a uma prótese dentária?
Quem tem preenchimento pode fazer Skinbooster?
Quais são os cuidados que se deve ter ao usar naftalina?
Qual a cola para colar cristal?
Quanto tempo demora o resultado da criolipólise?
O que fazer antes de descolorir o cabelo cacheado?
Quanto por cento da população mundial e canhota?