Caso o trabalhador seja demitido sem justa causa, ou ainda peça demissão, ele terá direito a receber proporcionalmente o valor do PLR pelos meses trabalhados. Assim, caso o empregado tenha trabalhado por 5 meses na empresa, ele irá receber 5/12 do valor total do PLR ao qual teria direito.
Por fim, para calcularmos o IR sobre a primeira parcela da PLR (Setembro/2020) temos que multiplicar o valor bruto total pela alíquota de 27,5%, subtrair o valor a deduzir e por último subtraímos também o valor do imposto calculado para Março/2020.
Análise sobre a natureza jurídica da PLR e seus efeitos reflexos para o cálculo de pensão alimentícia.
Ou seja, a PLR dos trabalhadores tem tributação exclusiva, que difere da tributação dos salários (veja abaixo tabela comparativa). Assim, quem recebe até R$ 6.677,55 de PLR no ano está isento do IR. A partir desse valor, as alíquotas de desconto do IR variam de 7,5% a 27,5%.
Cada empresa possui suas regras. Entretanto, a porcentagem mais oferecida é de 1/12 avos, multiplicado pelos meses trabalhados, onde 1 representa o salário integral recebido.
Tabela de contribuição do Imposto de Renda mensal
PPR é a sigla para Programa de Participação de Resultados, uma forma de remuneração estratégica caracterizada pela participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa.
Além disso, este tipo de remuneração não pode substituir o salário fixo, já que depende do lucro da empresa naquele ano. Inclusive, a PLR não está sujeita a tributação de Imposto de Renda. A partir da Lei 10.101/2000, é regulamentado a participação dos colaboradores em programas nos lucros e resultados da empresa.
A data de pagamento também é negociada no fechamento do acordo entre patrões, sindicatos e a empresa. O mais comum é que ele seja feito semestralmente, pois este é um período de conclusão de metas e apuração de resultados. Porém, existem casos em que a PLR é paga de forma anual, ou seja, em uma só parcela. Como são feitos os cálculos da PLR?
“A empresa pode expandir o benefício aos funcionários que não sejam registrados, por meio de acordo coletivo ou regulamento interno”, ressalta. As empresas são obrigadas a pagar a PLR? Rodrigues Jr. diz que as empresas não são obrigadas a pagar a PLR.
Caso o valor supere o teto estipulado, haverá uma alíquota de 7,5% que pode chegar a até 27,5%, dependendo da faixa em que está o bônus recebido. Para simplificar, abaixo uma tabela referente à PLR válida para 2016: Se você recebe mais que o teto estipulado e quer saber quanto ficaria o IR sobre o PLR, o Sindicado elaborou um simulador de cálculo.
Como ter acesso ao jornal impressos?
Para que serve o adubo 20-20-20?
Qual a importância do tempo atmosférico?
O que tomar para tosse do Covid?
Porque banana da dor na barriga?
É a maior das quatro Sub-regiões do Nordeste?
Como tirar mancha de tinta neon?
Qual o maior leucócito sanguíneo?
Quais os três principais do período socrático?
Como falar com a Caixa pela internet?
O que significa a palavra arrependimento no hebraico?
O que fazer quando machuca a córnea do olho?
Quem é a nova namorada de Harry Styles?
Como bloquear IMEI do iPhone roubado?
Qual é o lugar que o ser humano ocupa nessa cadeia alimentar?