O tratamento da pancreatite crônica é feito pelo gastroenterologista que pode indicar mudanças na dieta, evitando alimentos gordurosos, além do uso de remédios analgésicos ou anti-inflamatórios para aliviar a dor e, em alguns casos, cirurgia.
Pancreatite crônica não tem cura, mas a condição pode ser aliviada com alguns tipos de tratamento.
O paciente com pancreatite crônica, desde que realize um acompanhamento e tome as medicações de forma adequada, além do tratamento da causa da pancreatite (geralmente a abstenção do suo de álcool) pode ter uma vida normal assim como qualquer outro paciente portador de doenças crônicas como os hipertensos e diabéticos ...
O padrão varia muito, mas costuma ter piora progressiva com a evolução da doença, o paciente pode apresentar dor leve por algum tempo intercalada com períodos de dor severa durando cerca de 10 dias, mas 10-15% dos pacientes com Pancreatite crônica não referem dor abdominal.
Os seguintes tratamentos são geralmente recomendados para pancreatite crônica:Mudanças de estilo de vida. ... Manejo da dor. ... Insulina. ... Cirurgia endoscópica. ... Ressecção do pâncreas. ... Pancreatectomia Total. ... Transplante de células das ilhotas pancreáticas.
32 curiosidades que você vai gostar
Complicações da pancreatite crônica
Pode haver sangramento ou ruptura dos pseudocistos e aqueles que se expandem podem causar dor ou bloquear o duodeno ou os dutos biliares. Por fim, as células do pâncreas que secretam insulina podem ser destruídas, o que leva a um desenvolvimento gradativo de diabetes. leia mais .
Normalmente, em menos de uma semana o quadro de pancreatite aguda é resolvido. Porém, casos graves de pancreatite aguda podem exigir a internação do paciente por mais de um mês. Deve-se ficar atento a recorrências da doença.
A pancreatite aguda grave pode causar desidratação e pressão baixa. O coração, pulmões ou rins podem falhar. Se o ocorrer hemorragia no pâncreas, o choque e até mesmo a morte podem se seguir.
Como não existe nenhum medicamento capaz de desinflamar o pâncreas, é preciso deixá-lo em repouso até que a inflamação regrida, o que acontece em 80% dos casos. Os outros 20% evoluem para uma forma grave da doença, com lesão de órgãos, como pulmões e fígado, além do pâncreas.
Como saber se a bobina está com problema?
Posso fazer com que seus filhos sejam tímidos?
Como escrever fração de hectares?
Qual a hora que a maré começa a encher?
Como falar os artigos e incisos?
Qual o objetivo principal da biologia da conservação?
Porque tem que ferver a linguiça antes de fritar?
Como consultar uma instituição no MEC?
Como elaborar um plano de participação nos lucros e resultados?
Como ler frações e números decimais?
Como saber se uma memória é compatível com o notebook?