A lipidose hepática felina tem tratamento feito através da alimentação. O veterinário irá receitar uma dieta específica, que deve ser seguida à risca para uma boa recuperação. Em alguns casos, a terapia pode envolver ração hepática para gatos.
Quando o seu gato tem doença hepática, torna-se ainda mais importante alimentar com a ração certa. Alimente o seu gato com carboidratos facilmente digeríveis, com gorduras de alta qualidade e quantidades limitadas de sódio para controlar a lesão contínua do fígado e melhorar a função hepática.
Para se evitar a lipidose é importante: ter sempre opções de alimentos que seu gato goste. Manter a ração como dieta base mas sempre ter uma segunda opção de sabor de ração, bem como petiscos prediletos, para que num momento de diminuição de apetite estes petiscos possam ser oferecidos.
A lipidose hepática felina, popularmente conhecida como síndrome do fígado gordo felino, é uma hepatopatia comum e potencialmente fatal, que normalmente acomete gatos que sofrem privação alimentar ou que passaram por períodos de anorexia.
Fígado refogado Como é um alimento de sabor forte, muitas vezes, o fígado é preparado com condimentos, como alho, cebola e pimenta. Entretanto, esses ingredientes são extremamente tóxicos para os pets. Por isso, restos de comida nunca devem ser oferecidos a nossos amigos de quatro patas.
Tanto em cães quanto em gatos, a hepatite se apresenta der forma viral (sem qualquer relação com a hepatite humana); parasitária; tóxica (muito comum em gatos), causada por ingestão de alimentos ou medicamentos; congênitas e bacterianas (esta não acomete felinos, apenas cães).
A hepatite define-se como a inflamação do tecido hepático e por isso do fígado. Embora não seja uma condição tão frequente no gato como no cachorro, deve-se ter sempre em conta na hora de fazer diagnósticos perante sintomas inespecíficos e gerais, como a perda de peso, a anorexia, a apatia e a febre.
Um gato com mal-estar físico que deixe de comer por um dia não é motivo de preocupação, mas no segundo dia você deve visitar o veterinário de imediato, uma vez que o organismo felino se danifica muito rapidamente com a falta de alimento. Quais são as causas da lipidose hepática felina?
Cães e gatos diagnosticados com algum tipo de doença hepática devem receber o tratamento para eliminar o agente causador, por exemplo, o vírus ou a bactéria responsável pela alteração; ou ainda contar com tratamentos que estimulem a reestruturação dos tecidos e funções.
Quais sintomas das doenças de fígado em cães e gatos? Assim como em nós, humanos, o aspecto amarelado é um sinal de alerta que indica uma doença hepática. Isso acontece porque o processo de eliminação da bilirrubina – pigmento biliar – não acontece corretamente, fazendo com que se acumule nos tecidos e os deixe com tom amarelo.
Para que serve a taxa de câmbio?
O que deve ter no edital de licitação?
Qual a melhor maneira de tomar quitosana?
Quanto tempo demora para cair a recarga da Claro TV?
Como funciona o sistema tampão?
Qual o valor da taxa de importação dos Correios?
Como ver a segunda lista de convocação da Fatec?
O que pode ser considerado saúde mental?
O que é a taxa de limpeza do Airbnb?
Como funciona a compra de mídia digital PS3?
O que é a sociedade como um todo?
Como funciona a taxa de entrega do iFood?
Como trabalhar de home office Mercado Livre?
O que precisa para ser entregador iFood?
O que faz o secretário de esportes?
Quais conhecimentos são necessários para trabalhar na recepção?