Traço da Argamassa de Assentamento No caso das argamassa de assentamento, o traço mais utilizado é o 1:2:8, que indica o uso de 8 latas de areia e 2 latas de cal para 1 lata de cimento. Tijolo Cerâmico – O traço recomendado para assentamento de tijolo cerâmico é de 1:2:8 (cimento:cal:areia) ou 1:8 (cimento:areia).
1:2:9 = Uma lata de cimento, duas de cal e 9 de areia (é a medida mais comum para massa de alvenaria com cal). 1:0,5:6 = Uma lata de cimento, meia lata de cal e seis de areia (esse traço é mais resistente e mais barato do que o primeiro, vai gerar mais economia para sua obra.
A medida certa para o preparo da massa de assentar tijolos ou blocos é : 3 coleres de areia média e 1 colher de cimento.
“O mais comum é o traço 1:3, ou seja, uma parte de cimento e 3 partes de areia, se for utilizar cal, o traço mais usual é 1:2:8 sendo 1 parte de cimento, 2 partes de cal e 8 partes de areia”, orienta.
O processo de dosagem define a composição das argamassas. A relação entre as proporções de cimento e os outros materiais componentes (areia, cal, água, aditivos) é denominada traço e pode ser especificado em massa, em volume ou em peso.
37 curiosidades que você vai gostar
Dicas para argamassa de assentamento para blocos:
É possível fazer uma boa argamassa para blocos mesmo sem cal, utilizando os seguintes traços: 1:8 (uma parte de cimento para oito partes de areia) ou 1:6 (uma parte de cimento para seis partes de areia).
Denomina-se traço bruto m ou traço não desdobrado, à proporção de agregado total (miúdo+graúdo) em relação ao cimento. Por exemplo: quando m = 3, temos um traço 1:3, e isso significa que para cada kg de cimento temos 3 kg de agregado total.
Um bom traço para esse item seria 1:6 (uma medida de cimento para 6 de areia lavada média). Perceba que 6 é bem maior do que o 4 do traço da BASE de contrapiso, então o aspecto será meio de “farofa”, por ter menos água na proporção.
1:2:9 – Uma lata de cimento, duas de cal e nove de areia (é a medida mais utilizada para se fazer massa de alvenaria com cal); 1:0,5:6 – uma lata de cimento, meia de cal e seis de areia (esse traço de argamassa é mais resistente e mais barato do que o primeiro. Ele vai gerar mais economia para sua obra).
Ou seja, o traço é a quantidade ou proporção de materiais que devem ser usados na mistura para uma unidade da massa. No caso do concreto, o traço se refere a proporção de cimento, areia, pedra e água. No reboco, o traço indica a quantidade de areia, cimento, cal e água e assim por diante nos outros tipos de argamassa.
Normalmente é composta por cimento, cal, areia e água, em proporção definida de acordo com o local de aplicação. O traço para assentar tijolo recomendado é de 1:2:8 (cimento:cal:areia) ou 1:8 (cimento:areia).
O traço recomendado por construtores e pela SINAPI para assentamento de tijolo cerâmico é de 1:2:8 (cimento:cal:areia) ou 1:8 (cimento:areia).
Como calcular quantidade de cimento
Primeiro, pegamos 25 kg de areia peneirada e dividimos por três. O resultado é 8,3 kg de cimento por m2. Então, aplique essa proporção para uma medida de 80 m2, por exemplo: 8,3 x 80 m2: 664 kg de cimento.
O traço é definido por modelos numéricos, esses geralmente seguem a seguinte proporção: CIMENTO : CAL : AREIA. Uma argamassa de assentamento, por exemplo, tem as proporções 1 : 1 : 6, ou seja, 1 parte de cimento, 1 parte de cal e 6 partes de areia.
Neste exemplo o volume pode ser calculado como:Volume contrapiso = largura x comprimento x espessura. Volume contrapiso = 5 x 6 x 0,05. Volume contrapiso = 1,5m³ ... Cimento = volume contrapiso x rendimento do cimento. Cimento = 1,5 x 5. ... Areia = volume contrapiso x rendimento da areia. Areia = 1,5 x 1,08.
Um traço de 1:2:3, por exemplo, indica que a proporção será de 1 parte de cimento por 2 partes de areia e 3 partes de brita, sempre obedecendo essa ordem. Já a quantidade correta de água varia porque depende da umidade da areia e da trabalhabilidade final do concreto.
O traço que costuma ser utilizado para pisos é de 1:4:6. Isso significa 1 saco de cimento para 4 latas de areia para 6 latas de pedra, e também com 1 lata e meia de água.
Traço da Argamassa de Assentamento
No caso das argamassa de assentamento, o traço mais utilizado é o 1:2:8, que indica o uso de 8 latas de areia e 2 latas de cal para 1 lata de cimento.
Para Claudio Sbrighi, geólogo e consultor da Cooperativa de Serviços e Pesquisas Tecnológicas, um traço convencional de concreto é composto por cerca de 80% de agregados (areia e brita), 10% a 12% de cimento e o restante de água e vazios.
O reboco é responsável por deixar a superfície plana e lisa para que os serviços de pintura sejam realizados no local. Segundo profissionais da área, recomenda-se um traço de 1:2:6 de cimento, cal, areia fina e água para a obtenção de um reboco de qualidade.
A aplicação do reboco ocorre após a instalação das portas e janelas da obra. O preparo envolve cimento, cal hidratada e areia fina (traço de 1:2:6). É necessário umedecer a superfície que receberá uma camada muito fina da argamassa (5 ou 6 mm de espessura).
17 Respostas. Olá vc vai gastar cerca de 20 a 23 sacos de cimento, cerca de 3mt de areia e 3mt de pedra . Entre 10 e12 sacos de cimento, 3m³ de areia e 1m³ de brita.
O que é um município exemplos?
Quais são os problemas que o lixo causa?
O que passar no rosto após o Microagulhamento?
O que acontece se misturar óleo mineral com óleo sintético?
Quem é mais antiga a Marvel ou a DC?
O que é guia de recolhimento do FGTS?
Qual é a diferença entre benignidade e bondade?
Quanto ganha um DPO em Portugal?
O que significa 44 PSI no pneu?
Como Baixar mangá no celular offline?
O que acontece quando queima enxofre?
Quais são os tipos de suspensão a ar?
Quando o funcionário falta um dia perde o domingo?
Como ligar para TIM de outro número?
Quais são as principais atividades desenvolvidas da região Sul?