A barata desenvolve-se por metamorfose gradual (incompleta) i onde há ovos, ninfas e adultas. A fêmea, após a fecundação, produz uma bolsa de quitina (denominada ooteca), no interior da qual estarão protegidos seus ovos em número variável segundo a espécie (na barata alemãzinha – Blate/la germanica – são 46).
O desenvolvimento dos insetos pode ser direto ou indireto. Nesse último caso, a metamorfose pode ser gradual ou completa.
Insetos podem apresentar três tipos de desenvolvimento. Um deles, a holometabolia (desenvolvimento completo), é constituído pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto sexualmente maduro, que ocupam diversos hábitats. Os insetos com holometabolia pertencem às ordens mais numerosas em termos de espécies conhecidas.
Metamorfose em insetos
Os insetos podem ser classificados, de acordo com a sua forma de desenvolvimento, em ametábolos, hemimetábolos e holometábolos.
O macho eleva as asas, expondo uma glândula localizada na superfície dorsal do abdome, que secreta uma substância da qual a fêmea se alimenta. Enquanto a fêmea sobe no macho para se alimentar da substância, por baixo o macho tenta introduzir a sua genitália na da fêmea, para iniciar a cópula.
44 curiosidades que você vai gostar
As baratas colocam os seus ovos em uma cápsula chamada ooteca. Essa ooteca pode ser carregada pela fêmea até próximo à eclosão dos ovos (Blatella germanica) ou depositada em local apropriado, normalmente frestas, fendas, gavetas ou atrás de móveis (Periplaneta americana).
– Manchas: você já percebeu pontos acastanhados, de forma irregular, nos cantos das paredes? Esse é um sinal de que os insetos circularam bastante por aquelas superfícies. – Fezes: lugares úmidos e gordurosos, como a cozinha, também podem apresentar cocô de barata. Os excrementos parecem pó e são bem escuros.
Besouros, borboletas, moscas e vespas estão entre os insetos que passam pelas quatro fases da metamorfose. Alguns insetos, como gafanhotos e cupins, passam por menos fases. A metamorfose também ocorre com os anfíbios. Um sapo, por exemplo, começa a vida como girino, de corpo oval e curto, com cauda e sem patas.
Exemplo: Reprodução das traças. Hemimetábolos (metamorfose incompleta) → o desenvolvimento é indireto. ... Exemplo: Reprodução dos gafanhotos (a ninfa não possui asas, presentes na fase adulta). Holometábolos (metamorfose completa) → os insetos que passam por esse tipo de metamorfose possuem desenvolvimento indireto.
Como são descritos os grupos das algas?
Quais são as diferenças morfológicas das estruturas neoplásicas benignas e malignas?
Qual tipo de transporte de membrana em que há gasto de energia?
Qual a distância de Cuiabá para o Pantanal?
Como ocorreram as revoltas de Beckman e A Guerra dos Mascates?
Como ocorre a ativação de um gene?
Como investir na rico passo a passo?
Como fazer backup pelo Robocopy?
Para que serve o Sérum Clareador da Cicatricure?
Qual a dosagem de terramicina para aves?
Como colocar aleatório na Netflix?
Como usar T-shirts com vestido?
Como usar papel Termocolante Teclabel?