cimento Portland
Embora existam diversos tipos de cimento, o mais comum e utilizado nas obras é o cimento Portland, por conta de suas características que proporcionam grandes vantagens para a construção civil.
Tipos de cimento Portland
TIPOS DE CIMENTO PORTLAND X APLICAÇÕES
Aplicação | Tipos de cimento Portland |
---|---|
Concreto simples (sem armadura) | Composto (CP II-E, CP II-Z, CP II-F), de Alto-Forno (CP III) e Pozolânico (CP IV) |
Concreto magro (para passeios e enchimentos) | Composto (CP II-E, CP II-Z, CP II-F), de Alto-Forno (CP III) e Pozolânico (CP IV) |
Cimento CP II-F
1- Cimento Portland Comum CP I e CP I-S (NBR 5732) É utilizado em serviços de construção em geral, que não são exigidas propriedades especiais. Já o Cimento Comum CP I-S é composto de até 10% de material carbonático em massa e é utilizado nas mesmas condições do CP I. O cimento comum tem alto custo e menos resistência.
Os mais comuns são:
Os tipos de cimento CP I (Cimento Portland Comum); CP I-S (Cimento Portland comum com adição); CP II-E (Cimento Portland composto com escória); CP II-Z (Cimento Portland composto com pozolana);
As adições são outras matérias-primas que, misturadas ao clínquer na fase de moagem, permitem a fabricação dos diversos tipos de cimento portland hoje disponíveis no mercado. Essas outras matérias-primas são o gesso, as escórias de alto-forno, os materiais pozolânicos e os materiais carbonáticos.
As siglas S, E, Z ou F representam a adição que foi aplicada na composição do cimento CP I ou CP II, não aparecendo nos demais, já que o CP III possui uma adição predominante de escória, o CP IV, pozolana, e o CP V, apenas material carbonático. ... Ex.: CP II – E, CP II – Z ou CP II – F.
Cimento Portland é o tipo de cimento mais utilizado ao redor do mundo como um dos componentes básicos de concretos, argamassas, e grautes. ... Como o produto formado é resistente à água, o cimento Portland ser caracterizado como um aglomerante hidráulico.
Ele é o composto aglomerante do concreto, que conta com calcário, argila e outros químicos em sua constituição. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, cimento não é sempre igual. No Brasil, vários tipos de cimento são comercializados, cada um com propriedades e aplicações diferentes.
A partir daí é fácil fazer as contas: em um traço de concreto 1: 2 : 3, se você usar um saco de 50kg de cimento, ele tem aproximadamente 40 litros, então você precisará de 80 litros de areia e 120 litros de brita, ou seja, o dobro de água e o triplo de brita da quantidade de cimento usada.
Ele atende as normas: CP II F 40 e CP III 40 RS (R), de acordo com a disponibilidade de cada região; Obras Especiais (industrial): é o tipo de cimento com secagem ultrarrápida e que oferece máxima resistência. Indicado para atender as normas: CP I 40, CP V ARI, CP V ARI ULTRA, de acordo com a disponibilidade de cada região;
O cimento é uma mistura formada por calcário, cálcio, silício, ferro, alumínio e outros artefatos, que foi patenteada por um construtor inglês chamado Joseph Aspdin, com o nome de cimento Portland e é hoje um dos materiais mais utilizados pelo homem em todo o mundo, só perdendo para a água.
Como ver data de nascimento no Instagram?
Como mudar o céu da textura do Minecraft?
Como mudar a senha do Wi-fi modem Nokia?
Como colocar senha no roteador link One pelo celular?
Quanto tempo o anticoncepcional pode causar trombose?
Como instalar interfone da marca Force Line?
Qual a senha de acesso do modem ZTE?
Como mudar a senha do roteador Multilaser ZTE?
Como mudar a cor de uma logo pronta no canva?
Como Recolorir imagem no Illustrator?
Como alterar a conta vinculada no Instagram?
Como mudar senha do cartão de débito Caixa?
Como Instalar um jogo de Xbox no PC?
Como deve funcionar o RH estratégico de uma empresa?
Como instalar um jogo no PC que está no formato ISO?
Como é que os animais se locomovem?
Como ocorreu a fundação de vilas e cidades na colonização brasileira no início da colonização?