As pessoas que têm perda profunda, e não escutam nada, são surdas. Já as que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, são consideradas deficientes auditivas.
3. Surdo x Deficiente Auditivo. ... Nem sempre, quem se identifica como surdo gosta de ser chamado de deficiente auditivo, pois não se vê como uma pessoa com deficiência, mas sim como alguém que fala uma outra língua.
Portanto, o uso correto dos termos são: Deficiente Auditivo ou Pessoa com Deficiência Auditiva: pode ser relacionado a quem tiver perda auditiva, seja moderada ou total. Geralmente é comum para pessoas que não escutam bem, mas ainda escutam algo.
Não é correto dizer que todo surdo é surdo-mudo. A maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar.
Entretanto o termo surdo-mudo de fato deve ser banido da sociedade, visto que a surdez não acarreta nenhuma perca no aparelho fonador do indivíduo, o surdo não fala porque não ouve, e não porque suas cordas vocais foram comprometidas devido à surdez.
3– O ouvinte fica falando do surdo sem ele, valorizam Libras por causa do surdez, mas não aparece a pessoa surda; 4– Toda vez no bate-papo e conversa com amigos ouvintes, quando surdo não entende, eles deixaram ele para lá; ... 10– Os ouvintes estão tomando no lugar das falas de surdos.
Ser Surdo é diferente de ser deficiente auditivo, os Surdos desejam ser vistos pelo prisma da diferença linguística e não da anormalidade.
SURDOS PODEM FALAR? ORALIZADOS SIM! Qualquer pessoa que tenha o aparelho em perfeito estado pode desenvolver a fala. É o caso do curitibano Bruno Habinoski, de 33 anos, que é um surdo oralizado.
Vale reforçar que surdo-mudo é um termo defasado e que não deve mais ser utilizado. Outra distinção deve ser feita com relação ao termo Surdo: quando grafado em maiúsculo, sinaliza alguém que faz parte da comunidade Surda, isto é, aqueles que se utilizam da LIBRAS para se comunicar.
E como os surdos dependem da língua de sinais para se comunicar, é essencial que haja acessibilidade em Libras e todos os lugares, desde as escolas até a internet – o que não faz tanta diferença assim para quem é deficiente auditivo. Diferentemente dos surdos, os deficientes auditivos têm uma identidade muito mais relacionada ao mundo ouvinte.
A educação dos surdos é um assunto para outro post, já que é uma grande discussão na comunidade surda. O ponto principal aqui é chamar a atenção para como é primordial a gente conhecer mais sobre o universo da surdez. No final das contas a decisão sobre a nomenclatura é individual, mas a gente precisa entender os significados que existem por trás!
A identificação com a comunidade Surda é uma escolha pessoal e geralmente é feita independente do grau da surdez do indivíduo, e a comunidade não é automaticamente composta por todas as pessoas Surdas ou com deficiência auditiva.
Quais são os dois tipos de antígenos?
O que é número de roteamento no PayPal?
Quem é o representante legal da MEI?
Quais são movimentos naturais?
O que fazer para o furo da orelha não fechar?
Qual o interesse da Alemanha na região balcânica?
Qual é o caminhão mais potente do mundo?
Quanto tempo dura um filtro de osmose reversa?
Quanto tempo demora a digestão?
Qual a resolução máxima de uma TV 32 polegadas?
Quais os sintomas de rigidez muscular?
Qual é a melhor segunda voz do Brasil?
Qual é o sentido positivo do trabalho?
Para que serve tecido atoalhado?
Pode misturar gás R-22 com R410A?
Qual o melhor programa para organizar fotos?