Os teores de proteína bruta (PB) e das frações A, B1, B2, B3 e C da proteína do capim-mombaça, cortado a 0,20 e 0,40m da superfície do solo foram avaliados pelo Cornell Net Carbohydrate and Protein System. Em relação ao teor de PB, ocorreu diferença significativa (P<0,05) quanto às doses aplicadas.
Entre as principais cultivares de capim-elefante, a BRS Capiaçu é também a que apresenta o maior teor de proteína (ver tabela 1). Capiaçu, em tupi-guarani, significa "capim grande".
É uma planta cespitosa de ciclo anual, com altura média de 1,65 m, folhas quebradiças, com largura média de 3,0 cm e sem serosidade. As lâminas apresentam poucos pêlos, duros e curtos, principalmente, na face superior.
Segundo Sales e Valentim (2002), a cultivar Mombaça produz aproximadamente 33 toneladas de massa seca foliar/ha/ano com cerca de 13,4% de proteína.
- Principais características agronômicas: Tem potencial para produzir mais matéria seca (aprox. 30%) que a cv. Tanzânia.
32 curiosidades que você vai gostar
O fósforo é o nutriente que mais limita a produção desse capim no Cerrado, por isso, a adubação fosfatada é imprescindível.
Normalmente a orientação da Embrapa é que em torno de 60 a 80 centímetros de altura. Quando chegar a 30 a 40 centímetros, você pode retirar o gado.
Capim Mombaça. De nome científico Panicum maximum, essa forrageira destaca-se pela sua alta produtividade e qualidade. Outra vantagem do mombaça é sua grande capacidade de adaptação a diferentes condições climáticas — ou seja, é uma variedade que se dá bem em vários locais.
Cultivar de capim-elefante rende 30% a mais e é adotada em todas as regiões do País - Portal Embrapa.
Semeadura e espaçamento
O espaçamento, por sua vez, pode ter entre 0,5 a 1,0 m entre cada cova, e pode até mesmo ser semeado a lanço (jogando as sementes). As covas para semear o capim mombaça podem ser abertas com o auxílio de um enxadão ou manualmente. O requisito principal é que tenham de 2 a 4 cm de profundidade.
Esse capim é de porte alto e com grande acúmulo de colmo, portanto, deve ser manejado sob pastejo rotacionado. Para a colheita eficiente de forragem com melhor valor nutritivo, deve-se adotar a rotação flexível dos pastos.
Semeadura a lanço ou de 20 a 40 cm, entre linhas, com compactação das sementes. Profundidade de 0,5 a 1 cm. Germinação de 7 a 28 dias, dependendo das condições climáticas. Tempo necessário para o uso, de 90 a 120 dias, após a emergência.
A forragem da planta inteira da cultivar BRS Capiaçu apresenta média de 8% e 6% de proteína bruta aos 70 e 100 dias de crescimento, respectivamente.
Valor nutricional - A silagem do Capiaçu tem ainda teor de proteína próximo ao da silagem de milho, que chega a 7%. Quando o capim é cortado aos 50 dias, o nível fica em torno de 10%; e vai caindo à medida que o estágio de maturação da planta aumenta. “Com o corte aos 90 dias, o teor é de aproximadamente 6%.
Escolher o capim que o boi gosta de comer
Os bovinos preferem forrageiras com muitas folhas e poucos colmos. São as folhas que alimentam e engordam o boi. As forrageiras mais apreciadas por estes animais são a paiaguás, a piatã e a marandu. Em seguida a decumbens, a humidícola e a xaraés.
Tem capacidade de produzir em torno de 100 toneladas de hectare por ano. Devido a essa quantidade, o potencial de uso para produção de biomassa acaba sendo alto.
Tempo ideal de colheita
Com 70 dias de rebrota.
Por exemplo, um boi de 400 kg de PV irá consumir cerca de 10 kg de MS/dia, que equivalem a, aproximadamente, 30 kg de silagem, ou 40 kg de capim verde, ou 12 kg de feno.
mombaça é mais produtivo e proporciona maior lotação. O tanzânia, por ser de porte mais baixo, permite um pastejo mais uniforme na pastagem, onde ocorrerão menos reboleiras rejeitadas pelos animais pelo acúmulo de colmos, como é o caso dos capins colonião e tobiatã.
O capim-Mombaça, como a maioria das cultivares de capim-colonião, requer solos de média a alta fertilidade para um bom e rápido estabelecimento, bem como, para cobertura total do solo. ... A semeadura deve ser realizada no início do período chuvoso (outubro/novembro).
Caso você adquira sementes do capim mombaça (Panicum), divide-se 250 pelo VC% apresentado na sacaria (ex.: Mombaça VC 25% - 250 dividido por 25 dá uma quantidade de 10 quilos por hectare).
Comparado ao capim-colonião, o mombaça produz 130% a mais de matéria seca foliar. Proporciona aos bovinos de corte ganhos médios de 700 kg de peso vivo/ha/ano, revelando-se medianamente resistente à cigarrinha-das-pastagens.
O agrônomo listou entre os principais nutrientes para a pastagem o nitrogênio, substância à qual a forrageira responde mais rapidamente, fósforo e potássio.
Adubação de manutenção
Em geral, são recomendados, anualmente, 1.000 kg/ha/ano da fórmula 20-05-20, nos sistemas onde não há irrigação. Quando a irrigação é utilizada, recomenda-se aplicar mais 100 kg/ha/ano de nitrogênio.
O capim mombaça é uma variedade de pastagem que exige solos com níveis mínimos de fósforo entre 3 e 5 ppm. Se estabelece melhor em solos argilosos e arenosos. A semeadura pode ser feita a lanço, por plantadeira ou manual a uma profundidade de 0,5 a 1 cm, entre linhas e com compactação da semente.
Como conseguir certidão de nascimento na italia?
O que é perspectiva dialógica para Paulo Freire?
Qual é a vantagem da embalagem a vácuo?
Qual é o certo fui eu que ou fui eu quem?
Porque o quadril da mulher cresce?
O que significa a palavra lúdica?
É possível a aplicação do princípio da insignificância no crime de peculato?
Como fazer uma procuração simples exemplos?
Qual a diferença de tristeza e depressão?
Quanto tempo dura docinhos de festa?
Quantas espécies de animais estão em extinção no Brasil?
Quanto tempo a amoxicilina Desinflama o dente?
O que é lipocavitação funciona mesmo?
Quais as vantagens do método de custeio por absorção?