Art. 19, §2º - A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 18 (dezoito meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
Uma dessas medidas é o chamado acolhimento institucional (art. 101, VII). O tempo máximo de permanência em serviço de acolhimento passa a ser de 18 meses. Antes esse período era de 2 anos.
O texto estabelece que a situação de meninos e meninas inseridos em programas de acolhimento familiar ou institucional deve ser reavaliada a cada seis meses pelo juiz. E o prazo máximo para que fiquem nos abrigos é de dois anos.
Art. 19. É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.
Art. 22. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais.
18 curiosidades que você vai gostar
21 - O pátrio poder será exercido, em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência.]
24 - A perda e a suspensão do pátrio poder serão decretadas judicialmente, em procedimento contraditório, nos casos previstos na legislação civil, bem como na hipótese de descumprimento injustificado dos deveres e obrigações a que alude o art. 22.]
§ 10. Serão cadastrados para adoção recém-nascidos e crianças acolhidas não procuradas por suas famílias no prazo de 30 (trinta) dias, contado a partir do dia do acolhimento.
- As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta lei forem ameaçados ou violados: I - por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; II - por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável; III - em razão de sua conduta.
Como o pH influência na absorção dos nutrientes?
Quais problemas podem ser gerados por uma pressão arterial muito alta e uma muito baixa?
Qual a moral da fábula A raposa e a uva?
O que é a sociedade disciplinar para Foucault?
Qual o prazo para desocupar um imóvel comercial alugado?
Como era a pintura no período gótico?
Como se exerce o poder político?
Como tocar uma música sem capô?
O que quer dizer como maçãs de ouro em salvas de prata?
Como tirar mancha de óleo do banco?
Como tirar o áudio de um vídeo Iphone?
Como medir DDP com multímetro?
Como tirar água do cano de gás?
Como tocar as músicas do celular no rádio do carro?