Tatu-galinha, também conhecido como tatu-verdadeiro, tatu-de-folha, tatu-veado, tatu-liso e tatuetê, é um tatu de médio porte encontrado nas Américas do Norte, Central e do Sul, tornando-o o mais comum dos tatus.
Nativo da América, o tatu vive em cerrados, campos abertos e florestas secas de clima quente ou temperado. Existem mais de vinte espécies de tatus. Eles são encontrados na América do Sul, na América Central, no México e no sul dos Estados Unidos. O tatu é dotado de patas fortes e curtas, com garras afiadas.
Habitat: Floresta amazônica, Mata Atlântica, Caatinga e savanas, como o Cerrado. Alimentação: Insetívoro (cupins, formigas e outros invertebrados). Reprodução: Gestação de 122 dias, nascendo em média 1 filhote. Expectativa de Vida em Cativeiro: 15 anos.
Um ou mais tatus habitam uma mesma toca; - Grande parte das espécies possui hábitos noturnos. Ficam na toca durante o dia, saindo a noite a procura de alimento.
Este último é uma referência à crença popular de que a espécie se alimenta de cadáveres, o que não está longe da realidade: onívoro, o Euphractus sexcinctus se alimenta de uma vasta gama de plantas e animais, inclusive carniça. ... Diferente da maioria das espécies de tatu, o tatu-peba tem hábitos diurnos.
42 curiosidades que você vai gostar
O tatu-bola possui hábitos noturnos e se alimenta principalmente de formigas e cupins, consumindo também grande quantidade de areia, cascas e raízes junto ao alimento.
Alimentação: Embora seja considerado herbívoro, ele também se alimenta de pequenos insetos, carniça e ovos. Reprodução: Procria apenas uma vez ao ano. Cada gestação leva cerca de 120 dias. Em geral, nascem quatro filhotes, que permanecem com a mãe por dois meses.
Os tatus-galinha alimentam-se principalmente de invertebrados (por exemplo, insetos), mas também podem comer partes de vegetais, como as raízes; pequenos vertebrados; ovos e carniça (animais que já estejam mortos), (Medri, 2006).
A dieta do tatu-canastra é constituída principalmente de cupins e formigas e ocasionalmente de outros insetos, aranhas, minhocas, larvas, cobras e carniça (Nowak & Paradiso 1983, Redford 1985, Anacleto & Marinho Filho 2001).
Certo dia, estando um índio a perseguir um tatu canastra, acabou por distanciar-se de sua aldeia. Inacreditavelmente, à medida que este se afastava, sua caça crescia cada vez mais. Já próximo de alcançá-la, o tatu rapidamente cavou a terra, desaparecendo dentro dela.
Desde 2010, o projeto Tatu Canastra (realizado pelo IPÊ e The Royal Zoological Society of Scotland)busca levantar mais informações a respeito dessa espécie, seu comportamento e história natural, para a sua proteção. Existem 21 espécies de tatus, e são apenas encontradas no continente americano.
A estratégia de defesa se dá graças ao corpo maleável - com três cintas móveis na região média do dorso; que possibilita curvar completamente a carapaça em formato de bola. De hábitos noturnos, a espécie se alimenta de cupins, pequenos invertebrados e frutos.
Os tatus são carnívoros, ou seja, se alimentam de outros animais. A grande maioria das espécies se alimenta apenas de invertebrados, como insetos, minhocas e pequenos aracnídeos, no entanto, algumas espécies como o tatu-peba (Euphractus sexcinctus), podem se alimentar de pequenos vertebrados, como anfíbios e roedores.
De cor castanha e comprimento médio de 40 centímetros, o tatu tem hábito noturno. Só à noite sai da toca, que cava fazendo túneis profundos para se abrigar.
O desmame da cria é recomendado entre 60 e 90 dias de vida. Em seguida, transfira os filhotes para a área de recria em outro cativeiro ou em caixas de alvenaria de 2 metros quadrados. Embora possa viver por cerca de dez anos, o tatu está no ponto ideal para o abate em um pequeno intervalo de tempo, quando ainda jovem.
Espécie foi escolhida pela Fifa como símbolo do mundial realizado no Brasil. Animal só existe no país; tatu se enrola como uma bola para se proteger.
Curiosidades: - A mascote da Copa do Mundo de Futebol 2014, realizado no Brasil, foi um tatu-bola. O nome dele era Fuleco, uma mistura de futebol com ecologia. - Seu nome deve-se ao fato de possuir a capacidade de enrolar o corpo.
O corpo dos tatus é coberto por uma carapaça que lhes cobrem quase todo, formada por placas ósseas ajustadas umas às outras. Ela protege o animal como se fosse dois escudos: um deles localizado no ombro e o outro na parte traseira do animal. Apesar de sua aparente rigidez, é uma estrutura bastante flexível.
A legenda que acompanha o vídeo diz que o animal mostrado é o wigu, descrito como comedor de cadáveres humanos, encontrado em cemitérios árabes e capaz de gritar da mesma forma que os seres humanos. É #FAKE. O animal mostrado no vídeo é uma tartaruga.
TATU QUE COME CADÁVER? |O Tatu-Peba é uma espécie de mamífero que possui uma característica curiosa. Muito conhecido pelo povo nordestino, um dos nomes populares do Tatu-Peba é Papa-Defunto. O apelido vem da crença popular que a espécie consome cadáveres.
Como remover senha de abertura do Excel?
O que acontece quando o Led da TV queima?
Onde tirar a segunda via do certificado de Reservista?
Qual é o plural da palavra farol?
Como tirar sujeira da caixa do AirPods?
Como é o diminutivo de surpresa?
Como eu faço para achar meu WhatsApp que sumiu do meu celular?
Quem escrevia as letras do Guns N Roses?
O que significa a palavra deliciosa?
Como foi feita a série Grey's Anatomy?
Quais fatores devem ser investigados antes de iniciar aferir a pá?
Como desenhar uma folha da erva?