A telha cerâmica, por exemplo, é a mais usada em projetos residenciais. Além de ser esteticamente bonita, ela oferece conforto térmico e é eficiente na hora de vedar o telhado. Também chamadas “telhas de barro”, elas podem ser naturais ou esmaltadas, sendo que a última possui maior durabilidade.
Uma telha resistente ao vento deve suportar climas extremos. Ao contrário do que prega o “senso comum” uma telha leve é mais resistente ao vento do que telha pesadas, como a telha de ardósia, a telha de concreto e a telha de cerâmica.
O metálico atualmente é considerado o melhor tipo de telhado. Isso porque as telhas de metal combinam com casas, lojas, galpões e mais. Uma das características mais importantes é que podem ser instaladas com menor caída, possibilitando que o telhado fique escondido.
As telhas térmicas são feitas para favorecer o isolamento térmico. Como boa parte do calor que uma edificação recebe vem da luz do sol em sua cobertura, então essas telhas ajudam o ambiente interno a ficar mais fresco, já que prometem bloquear até 95% do calor (comparando com outros materiais).
Telhas de fibrocimento
Recomendado para obras mais simples, a telha de fibrocimento pode cobrir áreas maiores, por ser de um preço mais acessível. Seu isolamento acústico é uma característica marcante do produto, pois é capaz de absorver boa parte dos ruídos de chuvas fortes, trazendo mais conforto ao ambiente interno.
41 curiosidades que você vai gostar
Elas são duráveis, pois ninguém quer trocar o telhado com frequência, afinal além de trabalhoso isso também envolve custos altos. Uma vantagem da telha de PVC é sua longa durabilidade, uma vez que a cobertura de plástico tem base acrílica e se torna bastante resistente, tendo durabilidade entre 20 e 25 anos.
A principal vantagem do fibrocimento em relação as telhas de cerâmicas, é o peso do telhado, exigindo menos carregamento em vigas e pilares da estrutura. Além disso, a instalação das telhas de fibrocimento é mais simples e sua limpeza é muito fácil.
O tipo de telha que esquenta menos, quando se trata de isolamento térmico, são as telhas ecológicas, como a telha de fibra vegetal. Afinal, elas ajudam a manter a temperatura sempre agradável no interior da casa. Seu conforto térmico pode chegar a ser duas vezes maior que o das telhas de fibrocimento, por exemplo.
O uso de mantas térmicas ou mantas isolantes é uma boa solução para garantir o conforto térmico na edificação. Esse tipo de subcobertura é aplicado por baixo das telhas e promove não apenas o conforto térmico, como também o isolamento acústico e a impermeabilização do telhado.
Com relação a custo-benefício, a telha de cerâmica (de barro) leva a melhor. Além de proporcionar um excelente isolamento térmico, ela também está disponível em diversas cores. O lado negativo dessa escolha está no peso. As telhas de cerâmica são pesadas e, por isso, a cobertura necessita de uma estrutura pesada.
As 10 melhores dicas de telhados para casas1 – Telhado de Cerâmica. ... 2 – Telhado de concreto. ... 3 – Telhado de Fibrocimento. ... 4 – Telhado de vidro. ... 5 – Telhado Metálico Galvanizado. ... 6 – Telhado Metálico Galvalume. ... 7 – Telhado termoacústico (Sanduíche) ... 8 – Telhado Ecológico.
Telhas de cerâmica são mais leves, porém absorvem mais água em situações de chuva, necessitando de madeiramento reforçado. Telhas de concreto, embora sejam mais pesadas do que as de cerâmica, possuem baixíssima absorção de água, dispensando reforço no madeiramento.
Este tipo de telha é conhecido por ser uma versão mais moderna e sofisticada da telha portuguesa, pois além de manter o desenho parecido, garante um encaixe perfeito e simétrico, se utilizando de menos peças por metro quadrado.
Seja como for, não existe nenhuma diferença significativa, além do nome. Mas, para que suas características fiquem bem definidas, podemos dizer que, de modo geral, existem dois grandes grupos de telhas de fibrocimento: Telhas com perfis ondulados; Telhas com perfis estruturais.
A Evotelha fornece soluções para reduzir os danos das temidas chuvas de granizo. São telhas de altíssima resistência e durabilidade, que oferecem também conforto à família, com boa proteção acústica. A preocupação com o meio ambiente faz parte de toda a cadeia produtiva da Evotelha.
As telhas metálicas são mais resistentes que a cerâmica e o cimento-amianto, e muito dificilmente serão danificadas por pedras de gelo, no entanto, apresentam desvantagens como barulho e desconforto, porque esquentam a casa, sendo necessário usar isolante térmico.
Uma delas é retirar as telhas e colocar uma manta térmica entre o madeiramento e as telhas. Essa manta pode ser encontrada em lojas de materiais de construção, madeireiras, e outras lojas similares. A manta tem dupla face de alumínio que evita a transmissão de calor do telhado para dentro do ambiente.
Internamente, uma solução interessante é cobrir a superfície do telhado com lã de rocha, placas de cortiça ou isopor. Quanto mais espessa essa superfície, maior a capacidade de isolamento térmico. Mas é importante saber que se o peso for muito, pode ser necessário um maior reforço ao apoio do telhado.
Caso opte pelo forro, madeira ou gesso são boas escolhas para deixar a casa mais confortável no inverno ou verão. Existem também as mantas térmicas, que podem ser colocadas embaixo do telhado, e ajudam a deixar o ambiente mais agradável.
Telha esmaltada: proteção, durabilidade e cor
A telha esmaltada nada mais é do que uma telha que recebeu uma aplicação de resina acrílica. ... Como a telha esmaltada é resistente ao calor, o conforto térmico também é preservado. As telhas esmaltadas podem ser encontradas em diversas tonalidades.
Gravilhada
Esse é um tipo de telha metálica revestida por uma camada de rocha moída com acabamento cerâmico. Elas proporcionam conforto térmico e são visualmente parecidas com as telhas de cerâmica ou concreto.
Quanto tempo dura em média uma telha de fibrocimento? As telhas de fibrocimento apresentam alta durabilidade, então podem chegar de 30 a 70 anos. Porém, a garantia média dada pelos fabricantes é de cinco anos, então é importante fazer uma boa manutenção ao longo dos anos.
A telha é constituída por cimento reforçado com fibras de amianto ou fibras sintéticas e apresenta vida útil indeterminada. Por ser leve, permite vencer vãos de até 6,5 m, reduzindo a demanda de apoios intermediários e de madeiramento.
O desempenho térmico da telha deve ser um dos primeiros critérios na hora de escolher o seu material. Como uma opção barata, geralmente, a telha de fibrocimento é utilizada como cobertura da laje, para evitar a fase de impermeabilização, por essa fase ser de difícil execução e, também, apresentar um custo mais elevado.
TELHAS DE PVC (PLÁSTICO)
É relativamente durável e de baixa manutenção. A maioria dos modelos são leves, possibilita diferentes inclinações e são resistentes ao fogo e vento. É um material mediano, uma opção barata em relação à telha de cerâmica, mas com menor durabilidade e eficiência térmica.
Como prestar serviço para uma construtora?
Onde prestar queixa por calúnia e difamação?
Como recuperar gravação do zoom?
Como se administra lá vancomicina?
Como preparar uma porta de madeira para pintar?
O que fazer quando o galho da orquídea está secando?
Como colocar um novo hatch no AutoCAD?
Como manter as folhas frescas?
Tem como recuperar colchões de espuma?
Como oferecer serviços para grandes empresas?
Pode cortar raízes de orquídeas?