Cores: Marrom, vermelho, rosa e branco. Símbolos: iruquerê, espada de cobre. Proibições: Abóbora, arraia e carneiro.
Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.
Ferramentas de Yansã, ou Oiá, Orixá dos Ventos e das Tempestades, mulher de Xangô, guerreira e bravia. Divindade do rio Niger: Adê; Alfanje; braceletes e pulseiras de cobre; Eruexim de rabo e Oguês de chifre. A Yansã de Ibále é a Yansã que comanda os Eguns e a única Orixá que lida com os mortos.
Tão poderosa quanto o seu marido Xangô, Iansã é uma deusa que percorreu vários reinos em busca da sabedoria de outros orixás. Utilizando de sua ampla capacidade de despertar a paixão, aprendeu várias habilidades pertencentes a outras divindades.
Iansã carrega consigo o Irukerê/Eruexim (artefato feito com o rabo de búfalo), usado pra conduzir os Eguns (espíritos desencarnados) na passagem da morte. Na outra mão Oyá carrega uma espada de cobre afiada - só sendo maluco pra mexer com quem ela protege!
22 curiosidades que você vai gostar
Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.
Iansã é quem assopra o fogo da forja de Ogum, representando que só com o uso das forças da natureza o homem alcança a evolução. Iansã junto com Xangô vibram na força do fogo, e o vermelho das velas trazem a mensagem do fogo que constrói, transforma e faz crescer, mas que também pode queimar.
Iansã, também conhecida como Oyá, é o orixá feminino dos ventos e dos rios, responsável por controlar também as tempestades. A divindade tem o apelido dado por um dos maridos, Xangô.
Com garra e independência como principais características, é Iansã quem representa a força feminina. Seu nome representa a expressão “A mãe do entardecer” e na tradição cristã e católica, o sincretismo religioso da Orixá se relaciona com Santa Bárbara.
A cor de Iansã usada na Umbanda é o Amarelo. (No candomblé e em alguns tipos de umbanda “traçada” (que misturam candomblé com umbanda) usam-se as cores vermelha, marron e rosa).
Chicote / Guia / Brajá De Iansã
Cobre também o rosto com um capuz ou máscara de palhas (até os om- bros) para ocultar o rosto tomado pelas cicatrizes da varíola.
Utilizado nos rituais do olubajé e opanijé, tem finalidade de afastar os espíritos (eguns) para o seu espaço sagrado, e eliminar as energias negativa da comunidade, proporcionando a longevidade.
Eles não comem abóbora por gratidão, por acreditar na lenda que Iansã, ao ser perseguida, se salvou ao se esconder em uma plantação de abóbora.
No clique, Anitta posou com roupa baiana na cor branca, além dos fios de conta de seu Orixá de cabeça, Logun Edé, o jovem caçador, filho de Oxum e Oxóssi. “Encerrando o ano. Te amo, meu pai @sergiopinareal”, escreveu ela na legenda do post.
O nome Iansã foi dado por Xangô, que faz referência ao entardecer. Iansã quer dizer a mãe do céu rosado ou a mãe do entardecer. Oyá é conhecida como a rainha dos raios, senhora das tempestades, rainha guerreira e esposa de vários Orixás, especialmente Orixá Xangô e Orixá Ogum.
Ela tem a força dos ventos, a garra de grandes guerreiros e é o símbolo da independência feminina. Oyá não nasceu para cuidar da casa, por isso, ela sempre esteve presente nas grandes batalhas ao lado de outros guerreiros. Por todas essas características, a Orixá representa a força feminina e a garra das mulheres.
Filhos de Iansã são muito atraentes e costumam ter uma postura altiva, com coluna ereta e cabeça erguida. Além disso, são fisicamente definidos e têm uma postura marcante, como se fossem literalmente reis e ranhas, assim como essa Orixá.
É considerada mãe de todos os demais ORIXÁS. É o Orixá dos mares, das águas salgadas. Yemanjá sempre protege seus filhos contra as mágoas, Responsável pelos bens materiais, grande provedora e mãe, grande absorvedora de energias negativas.
São carismáticos e atraentes
Os filhos de Iansã normalmente são pessoas com um magnestismo pessoal muito forte, com postura alongada e imponente. Carismáticos e fortes, atraem o olhar por onde vai, e eles adoram essa atenção toda ao seu redor, pois gostam de ser paparicados e elogiados.
Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p.
A vela e o copo de água podem ser colocados em qualquer lugar da casa, exceto no banheiro. Pode ser posicionado em uma mesa ou móvel, independente da altura, mas indicamos não colocar no chão. Não há obrigatoriedade de ser na altura da cabeça.
Incenso taj - kit orixás com iansâ - pomba gira - xangô
Exús e Pombagiras da Umbanda são cultuados às segundas-feiras, mas aceitam oferendas todos os dias após as 19h. As velas para Pombagiras e Exús podem ser toda vermelha, toda preta, bicolor preta e vermelha ou toda branca. ...
Orixá Iansã Flores Vermelhas e Amarelas.
Por que tem pessoas que ficam vermelhas?
Onde a linguagem SQL é utilizada?
Com quantas semanas o bebe nasce de parto normal?
Como brasileiro pode estudar em portugal?
O que são anti inflamatórios não esteroides?
Quanto custa o metro cubico de concreto?
Como fazer o word escrever por voz?
O que significa terceira idade?
O que comer para diminuir o apetite?
Com quantos anos um automovel deixa de pagar ipva?
Por quem os sinos dobram livro?
Como fazer uma pesquisa no facebook?
Quanto ganha eletricista em portugal?