Em Rousseau, Deus e a Providência tornam a vida possível, não só no âmbito da criação propriamente dita, mas no âmbito da esperança, de que decorre sua defesa, diante de Voltaire, do otimismo que este, por sua vez, condena: “Não vos enganeis Senhor, acontece tudo ao contrário do que propondes.
No Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, Rousseau pensa como seria o hipotético Estado de Natureza. A natureza humana pode ser definida como os traços fundamentais que todo homem é portador, independentemente do tipo de cultura ou de sociedade em que esteja inserido.
Da aparição da agricultura e da metalurgia surgem infortúnios, que o conduziram à divisão do trabalho e, ao desenvolvimento da ideia da propriedade privada, aonde tem-se a origem da desigualdade social entre os homens.
Principais Ideias Rousseau era a favor do “contrato social”, forma de promover a justiça social que dá nome a sua principal obra. Apregoava que a propriedade privada gerava a desigualdade entre os homens. Segundo ele, os homens teriam sido corrompidos pela sociedade quando a soberania popular tinha acabado.
É importante saber que para Rousseau o homem é o ser em si mesmo, que basta a si, já o cidadão é este homem em função de um coletivo. “O homem natural é tudo para ele; é a unidade numérica, é o absoluto total, que não tem relação consigo mesmo ou com seu semelhante.
A razão rousseauniana busca, numa existência anterior ao mal, um estado em que o mal causado pelos vícios humanos ainda não existia. A posição de Rousseau de que o mal existe, mas não pode ser buscado na ordem originária obriga-o a ter que demonstrar que o bem é anterior ao mal e que o mal ocorre mediante uma novidade.
Também neste livro, ele criticou abertamente o estilo de governo dos reis daquele tempo. Os melhores reis querem ser maus, caso lhes agrade, sem deixar de ser senhores. ... O seu interesse pessoal estará principalmente em ser o povo fraco, miserável, e nunca possa oferecer-lhe resistência.
Pode-se dizer que o que corrompe a natureza humana para Rousseau é o ambiente no qual ele está inserido, ou seja, são os outros homens, os grupos e a sociedade no qual ele vive.
Rousseau acreditava que existia dois tipos de desigualdade:A primeira, a desigualdade física ou natural, que é estabelecida pela força física, pela idade, saúde e até mesmo a qualidade do espírito e a segunda desigualdade era moral e política, que dependia de uma espécie de convenção e que era autorizada e consentida ...
Qual a rede de televisão mais rica do mundo?
Quais são os 7 chakras do mundo?
O que comemora Dia 30 de julho?
O que cola plástico polipropileno?
Quanto tempo demora para curar gengivite?
Pode dar ovo cozido para bebê de 6 meses?
Quem tem direito ao 100 reais do governo?
Quais cidades tem OdontoCompany?
Quantas mulheres já sofreram assédio moral no trabalho?
Qual o prazo para estorno no cartão de débito?
Quais são os substantivos Biformes?
O que representa uma desvantagem da estrutura funcional?