Gamificação – do o inglês gamification, é o uso de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, tornando conteúdos densos em materiais mais acessíveis, normalmente não associado a jogos.
Gamification (ou em português, gamificação) é uma técnica que usa jogos em situações que não são brincadeira. Ou pelo menos elementos deles: competição, cooperação, resolução de problemas, passar de fases, ganhar prêmios.
Gamificação é o uso da dinâmica de jogos em qualquer tipo de atividade, fazendo com que as pessoas se engajem para resolver problemas colaborativamente, atingindo os desafios propostos de maneira divertida e lúdica.
No mundo dos treinamentos corporativos, gamificação consiste em aplicar elementos de jogos para o desenvolvimento das pessoas, incluindo itens como desafios, rankings e fases para que o aprendizado ocorra de forma lúdica, interativa e mais divertida.
Gamificação é um termo adaptado do inglês – gamification – que define o emprego de técnicas comuns aos games em situações de não jogo. Ou seja, uma característica que, normalmente, aparece em jogos é adaptada para um contexto distinto, geralmente para motivar ou tornar uma tarefa mais prazerosa.
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Elementos da gamificação1 – Storytelling. ... 2 – Avatar. ... 4 – Recompensa. ... 5 – Pontos. ... 6 – Moedas, dinheiro virtual ou loja virtual. ... 7 – Medalhas. ... 8 – Progressão. ... 9 – Feedback Instantâneo.
Os jogos promovem uma série de estímulos visuais que, associados ao conteúdo escolar, estimulam a memória do aluno. Sendo assim, as atividades baseadas na gamificação contribuem para que a criança ou o jovem se recorde com mais facilidade do material trabalhado, pois o processo de absorção está ligado ao lúdico.
Dicas para GamificarObjetivo da aula: Defina o objetivo da aula e o que pretende alcançar com a gamificação. ... Avatar/Personagem: Crie personagens ou avatares com os alunos. ... Acolhimento: Diga aos alunos para formarem grupos e explique como serão as missões que eles terão de cumprir, se serão pistas ou se você dará dicas.
A primeira dica sobre como aplicar a gamificação na educação é investir na contação de histórias. Do inglês storytelling, a contação de histórias serve para ambientar os alunos no contexto de uma determinada disciplina. Essa técnica ajuda a soltar a imaginação e despertar o interesse pela atividade proposta.
Gamificação – do o inglês gamification, é o uso de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, tornando conteúdos densos em materiais mais acessíveis, normalmente não associado a jogos.
O que é gamificação? A gamificação pode ser entendida a partir da compreensão de outro termo: a ludicidade. Essa expressão é utilizada para se referir a um conjunto de ações que envolvem a aplicação de jogos e de brincadeiras principalmente na Educação Infantil.
A origem do termo “gamificação” vem de um programador e inventor britânico, Nick Pelling, que o cunhou em 2002, A ideia de Nick era que conceitos e mecânicas do mundo dos games poderiam ser aplicadas a contextos do mundo real e motivar as pessoas a resolverem problemas.
Storytelling (story + telling) significa contar história.
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Seguem algumas dicas para começar a usar o storytelling nas suas aulas:Crie personagens com características peculiares para que os alunos se familiarizem com eles;Opte por criar histórias interdisciplinares que abarquem diferentes disciplinas ao mesmo tempo;
Dicas para implementar a gamificação em sua empresa. Entenda o problema e o contexto. Pontue as diretrizes e a missão dos jogos.
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Benefícios da implementação da gamificaçãodesenvolvimento de habilidades e competências;estímulo ao trabalho em equipe;aumento a sensibilidade de colaboração e produtividade.
A gamificação pode ser adotada com estudantes das mais variadas faixas etárias e nos mais diversos contextos de aprendizagem — até na educação corporativa —, tornando a experiência de ensino mais engajadora e eficiente. Porém, essa é apenas uma das diversas vantagens de se implementar essa metodologia.
Desafios, conquistas e missões
Podemos dizer que esse é o elemento mais importante na gamificação, pois completar missões e vencer desafios é o que faz o jogador querer se esforçar cada vez mais. Esses são fatores motivacionais, para que os alunos queiram se engajar nos jogos ativa e voluntariamente.
A gamificação cria um ambiente que permite que o estudante desenvolva muitas competências necessárias para a vida. Por meio dos jogos, os alunos aprendem que os erros fazem parte da trajetória e desenvolvem a persistência para continuar a seguir para os próximos níveis.
Com a gamificação, o processo de aprendizado é construído de forma coletiva. Assim, o aluno tem a oportunidade de contribuir com suas ideias e conhecimentos, ajudando a melhorar o processo e deixando lições aprendidas para novos participantes. Ou seja, os jogos permitem mais facilidade na transmissão do conhecimento.
Os benefícios para os estudantes são imensos. Os jogos despertam o prazer de aprender, o protagonismo na aprendizagem, a autonomia, o desenvolvimento da memória e da assimilação de conteúdos, e ajudam a desenvolver as habilidades socioemocionais tão desejadas pelo mercado de trabalho do século 21.
Em resumo os jogos possuem um certo número de características comuns que permite que sejam classificados como elementos de um jogo:Jogador;Adversário;Interatividade;Deve existir regras;Deve existir objetivo;Condições de vitória, empate e derrota;Ser uma forma de entretenimento.
O nível de engajamento é um fator primordial para o sucesso de qualquer processo de gamificação. Zichermann e Cunningham (2011) apontam quatro razões que motivam as pessoas a jogar: obter o domínio de um determinado assunto; aliviar stress; como entretenimento; e como meio de socialização.
Em resumo, a gamificação é uma estratégia que usa elementos, lógica e design de jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento.
11 técnicas de como fazer storytellingReúna informações sobre sua marca. ... Concentre-se na ação. ... Foque nas partes mais relevantes. ... Adeque a mensagem ao meio. ... Dê ritmo para suas histórias. ... Aproxime as pessoas da sua história. ... Use a emoção para se aproximar do seu público. ... Estabeleça um conflito.
Em livre tradução, storytelling significa “contar histórias”. No mundo corporativo, o storytelling se refere à prática de desenvolver uma narrativa em torno de um produto na intenção de agregar mais valor a ele e à marca.
Storytelling, que em tradução livre significa “contação de histórias”, é uma habilidade humana ancestral. Contudo, hoje, o termo significa o conjunto de técnicas desenvolvidas para a criação de narrativas com funções específicas.
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