O verbo aprender deriva de preensão, do latim prehensio-onis, que designa o ato de segurar, agarrar e apanhar, prender, fazer entrar, apossar-se de. Ensinar, palavra latina insigne, quer dizer marcar, distinguir, assinalar. Tem a mesma origem de signo, de significado. A educação carimba a sociedade que se deseja ter!
Portanto, a sala de aula é o local mais expressivo para a formação docente, onde verdadeiramente o aluno aprende a ensinar e a tornar-se professor.
O exercício da prática são os atributos mais importantes para a assimilação de algo transmitido. Dessa forma podemos conceituar a teoria como instrumento e, unido a prática como ferramenta do fazer aprendendo e aprender fazendo. ... O fazer pedagógico deve ser construído no cotidiano.
O significado etimológico do verbo “ensinar” (do latim popular insignare) é indicar. Fazer sinal (signum facere) ou apontar numa direção. Ensinar é, tecnicamente falando, uma atividade polimorfa. O que, literalmente, significa que pode tomar várias formas diferentes.
O ato de ensinar, em síntese, implica êxito, que nada mais é que a própria aprendizagem. Ensinar é um tipo de atividade que não se resolve com o emprego de técnicas e regras consideradas como neutras. ... O ato de ensinar requer criatividade e um repensar constante das ações como docentes e de como os alunas(os) aprendem.
O ensinar e o aprender caminham juntos. Mais do que ensinar conteúdos, ser ensinante está atrelado a abrir caminhos. Não se transmite conhecimento, mas, sim, sinais deste, para que o outro possa fazer uso dele e transformá-lo de forma subjetiva.
Ensinar é passar conteúdos através da leitura do livro didático, de exercícios de fixação. ... E, para verificar se todos aprenderam, basta aplicar uma prova cujas respostas devem estar prontamente memorizadas.” O quão triste para mim é perceber que um dia já pensei assim…
Aprender, na prática, consiste em criar novas (ou mais fortes) correntes cerebrais. Quanto mais nos dedicamos a coisas novas, mais criamos correntes no cérebro. Quanto mais praticamos essas coisas e acrescentamos complexidade ao aprendizado, mais fortes e compridas ficam essas correntes.
Mas será que há jeitos mais eficientes de estudar e de aprender, diferentes daqueles a que recorremos sempre? Um livro recém-lançado no Brasil coloca isso em discussão.
3. Esquece facilmente o que leu e aprendeu? É comum a gente entender o conteúdo em aula, mas esquecê-lo quando vai estudá-lo em casa. Ou sublinhar o texto de um livro, mas mesmo assim não guardar na cabeça o que está escrito nele.
Portanto, a sala de aula é o local mais expressivo para a formação docente, onde verdadeiramente o aluno aprende a ensinar e a tornar-se professor.
Como calcular o GPA da faculdade?
Como ocorre a contaminação de uma pessoa por lombrigas?
Como usar o Oi play na Smart TV?
Como ocorre a contração do músculo esquelético?
Como desativar o modo de segurança do BTV 10?
Como é a condução da seiva bruta?
Como tirar fotos boas na frente do espelho?
Como tirar o cargo Everyone do discord?
O que é a divisão técnica do trabalho?
Como definir o número de repetições em um experimento?
Como funciona o Conselho Regional?
Como ocorre a respiração fisiologia?
Como funcionam espelhos e lentes?
O que é um certificado digital A1?
Como funciona o empréstimo para funcionário público?
Como ocorre a liberação dos neurotransmissores?
Porque o aparelho da Elsys aparece CC?