A Bandeira de Minas Gerais é composta por um triângulo vermelho sobre fundo branco, contornado pela expressão em latim “Libertas quae sera tamen” – lema da Inconfidência Mineira -, que significa “Liberdade ainda que tardia”.
A origem da frase “Libertas Quæ Sera Tamen” O autor da frase da bandeira de Minas seria o poeta Inácio José de Alvarenga Peixoto, mais conhecido pelos seus dois últimos sobrenomes.
A ideia dos inconfidentes era proclamar a independência no dia em que seria recolhida da derrama, para gerar apoio da população das cidades vizinhas ao movimento. O lema seria libertas quae sera tamem (liberdade, ainda que tardia), trecho de um poema em latim, ainda hoje estampado na bandeira de Minas Gerais.
A estátua de Tiradentes, em pleno centro histórico, é a homenagem da cidade àquele que foi o grande líder da Inconfidência Mineira. Foi com o lema “Liberdade ainda que tardia” que um grupo de idealistas, baseados em idéias Iluministas, se reuniu para combater os abusos de poder do governo português.
A tradução oficial da frase "Libertas Quae Sera Tamen" estampada na bandeira mineira seria "Liberdade ainda que tardia", tradução essa que conta com o apoio pacífico da maioria dos latinistas.
A bandeira é composta por três cores: branco, vermelho e preto. O vermelho (triângulo) foi adotado por fazer referência ao ideal revolucionário da Inconfidência Mineira, e o preto é a cor para dar destaque ao lema "libertas quae sera tamen".
O que é a Bandeira de Minas Gerais: A Sagrada Trindade, de acordo com a Maçonaria (Tiradentes e outros inconfidentes participavam deste grupo), representa a junção dos ideais de liberdade, fraternidade e igualdade, sendo estes também elementos básicos da Revolução Francesa.
As ideias que os uniam eram a implantação de uma República em Minas Gerais e a necessidade da manter a escravidão, pois para eles, proprietários e escravistas, o trabalho era trabalho escravo.
Joaquim José da Silva Xavier Entenda por que o dentista Joaquim José da Silva Xavier lutou pela independência do Brasil, foi esquartejado em praça pública e se tornou Patrono da Nação Brasileira. No feriado do dia 21 de abril, um dos maiores nomes da história do Brasil é celebrado: Tiradentes.
Liberdade ainda que tardia é a tradução mais comumente dada ao dístico em latim libertas quæ sera tamen, proposto pelos inconfidentes para marcar a bandeira da república que idealizaram, na Capitania de Minas Gerais, no Brasil do final do século XVIII.
Como fixar coluna no Google planilhas?
Como aumentar o cromo no organismo?
Como fixar concertina em muro?
O que provoca a falta de ferro no sangue?
Como renovar licença de funcionamento Prefeitura?
Como finalizar um recurso de concurso?
Como saber se posso aumentar a memória do meu notebook?
O que fazer para aumentar o líquido sinovial?
Como responder um E-mail de reclamação de cliente?
Como saber se passei na prova do Encceja 2020?
Como mesclar conversas WhatsApp?
Quanto tempo leva para sair o papel do divórcio?
Como deixar as ondas mais abertas?
O que causa deficiência de minerais nas plantas?
Como saber se o retentor de válvula está ruim?