Qual o rito da ação de interdição?

Pergunta de Cristiano Davi Monteiro de Fonseca em 30-05-2022
(12 votos)

A ação de interdição se enquadra como sendo um dos típicos procedimentos de jurisdição voluntária. O que significa que não há uma parte ré contestando o pedido. Basta ao interessado (cônjuge, familiares ou Ministério Público) comprovar que o indivíduo não apresenta discernimento para exercer os atos da vida civil.

Qual é o rito das ações de interdição?

Nesse processo, a pessoa a ser interditada é representada por outra, que se responsabiliza pela curatela e atua como substituta. O autor da ação deve mostrar o que torna o indivíduo realmente incapaz, em conjunto com documentos que comprovem tal afirmação.


Qual o rito da ação de curatela?

Embora situado entre os Procedimentos Especiais de Jurisdição Voluntária, o rito de interdição ou curatela admite a pretensão resistida, ou seja, a discordância e impugnação por parte do curatelado ou até mesmo pela intervenção de um terceiro interessado (art. 752, §2º e §3º do CPC).

Quando é cabível ação de interdição?

Segundo o autor, a ação de interdição tem cabimento quando uma pessoa deseja obter a curatela de outra que, por causa transitória ou permanente, não possa exprimir a sua vontade.

Quais são os tipos de interdição?

A interdição de idoso, principalmente a interdição de idoso por Alzheimer, é um dos tipos de interdição mais comuns. Também podem ser interditados os ébrios habituais, que são os viciados em bebidas alcoólicas, e os toxicômanos, que são os viciados em drogas e tóxicos.

Ação de Interdição - Cabimento, Legitimidade, Documentos Necessários e Procedimento.


17 curiosidades que você vai gostar

Qual a diferença de interdição e curatela?

Interdição: Tutela e Curatela

A primeira é o resultado da apuração da incapacidade do interditando para os atos da vida civil e a segunda é o documento que estabelece quem será o curador e quais os atos que poderão ou não ser praticados pelo interditando, grosso modo.

O que é a interdição parcial?

Se, por algum motivo, as pessoas com deficiência intelectual e mental, com 18 anos ou mais, não tiverem o discernimento necessário para praticar algum ato da vida civil, principalmente o que põe em risco as suas finanças e patrimônio, elas poderão ser interditadas e apoiadas nas decisões pelo curador.

Quando uma pessoa pode ser interditada judicialmente?

As pessoas sujeitas a interdição são aquelas que por causa transitória ou permanente não podem exprimir sua vontade, como por exemplo, pessoas idosas que perdem o discernimento e que se encontrem incapacitadas de fato, ainda que transitoriamente, em decorrência de doenças ou de suas sequelas, como o Alzheimer, o ...

Quem pode pedir a interdição de uma pessoa?

A ação de interdição está normatizada nos artigos 1177 e seguintes do Código de Processo Civil e pode ser promovida pelo pai, mãe ou tutor, pelo cônjuge ou algum parente próximo ou, ainda, pelo órgão do Minis- tério Público.



Outras questões

Como tirar dúvidas com o Procon?

São características do tecido muscular liso?

Como ter mais de uma conta de anúncios no Facebook?

Como tirar a cor de fundo do Excel?

Quais são os direitos de um paciente com câncer?

O que é colonização de bactérias?

Onde resolver direitos trabalhistas?

Como recuperar a vontade de desenhar?

Como ocorre o processo de contração do músculo cardíaco?

Como endireitar madeira?

Porque perdemos a paciência?

Como curar terçol endurecido?

Como deixar o cabelo loiro pérola em casa?

Quanto custa uma certidão de casamento de inteiro teor?

Como encontrar o inverso modular?

O que pode causar dormência na perna?

Como se dança a dança do jongo?

Como desfraldar minha filha de 5 anos à noite?

Como se dá a corrosão uniforme?

Como limpar o nariz após cirurgia?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com