Se uma costela foi quebrada, o tempo de recuperação pode variar entre 4 a 6 semanas. O médico talvez tire raios X para verificar se o osso está curado antes de permitir que o paciente retorne a atividade ou ao esporte, especialmente se for um esporte de contato.
Não tem como imobilizar fratura de costela, pois comprometeria a respiração. Ela cicatriza, pois o corpo forma um tecido cicatricial no foco de fratura que diminui a mobilidade no foco de fratura, estimulando a cicatrização.
A principal forma de tratar das fraturas dos arcos costais é com o tratamento conservador, ou seja, apenas com medicamentos para aliviar a dor, como Dipirona, Paracetamol, Ibuprofeno, Cetoprofeno, Tramadol ou Codeína, por exemplo, além de repouso, pois o próprio organismo se encarregará de curar a lesão.
A sua cura (consolidação) ocorre após 3 a 6 semanas. As fraturas de costela muitas vezes podem estar acompanhadas de lesões nos órgãos internos, dependendo de qual costela torácica foi quebrada.
Fazer esforços ou ter um novo trauma no local das fraturas pode levar as fraturas a desviarem aumentado novamente a dor e com risco de eventual perfuração pulmonar. É recomendada uma reavaliação com um cirurgião torácico após 15 dias do acidente com um raio-X para decidir se é seguro para você retornar.
A luxação manúbrio-esternal consiste numa lesão rara que pode estar associada a fraturas de costelas, fraturas de coluna torácica bem como lesões de órgãos intratorácicos2-7. Na literatura encontram-se poucos relatos de casos descritos com diferentes técnicas para o tratamento cirúrgico2,4.
Se a fratura é pequena, do tipo “ fissura” e vai apenas fazer caminhada, assim que a dor melhorar pode iniciar. Mas, se a fratura tem desalinhamento e pretende fazer exercícios de alto impacto ( ex Crossfit), espere pelo menos 2 meses, caso não tenha mais dor.
Quem faz o tratamento e conduta destes casos é cirurgião torácico.
A cavalinha atua principalmente na reconstituição óssea em casos de fraturas, por exemplo, e no combate à osteoporose.
Tratamento de fraturas
A fratura das costelas pode provocar intensa dor, dificuldades na respiração e lesões nos órgãos internos, inclusive perfuração no pulmão, quando a fratura possui uma borda irregular. No entanto, quando a fratura da costela não tem ossos separados ou borda irregular, ela é mais simples de resolver não tendo grandes riscos para saúde.
Concentre-se no consumo de produtos frescos, grãos integrais, carnes magras, laticínios e muita água purificada. Suplementar a dieta com nutrientes extras também ajudará a acelerar a recuperação da costela fraturada, tornando-se muito importante a ingestão de cálcio, magnésio, fósforo, vitamina D e vitamina K.
Os diagnósticos de fratura de costela e possíveis lesões internas geralmente são feitos através de exames de imagem, a partir dos sintomas que o paciente apresentar durante o exame clínico, tais como:
Procurar compensar as dores nas costelas pode acabar levando ao surgimento de desconforto nas costas. Entre em uma banheira quente com sais medicinais, óleo de eucalipto ou uma combinação dos três.
Como ativar a função débito do cartão Bradesco?
Para doar cabelo tem que ser quantos centimetros?
Qual é o conceito de estratégia?
Quantos acidentes de carro aconteceram em 2019?
Como se escreve a palavra mau humor?
Como sei que estou desidratada?
Como aumentar os níveis de dopamina naturalmente?
O que é preciso para trabalhar na Emirates?
O que é seleção pela genealogia?
O que são princípios exemplos?
Como deixar PDF em tela cheia no Chrome?
Quanto tempo dura um jogo de futebol?