Qual o recurso cabível da decisão interlocutória de mérito?

Pergunta de Marco Raúl Leal Vaz Morais em 01-06-2022
(68 votos)

Para impugnação das decisões interlocutórias de mérito (prolatadas na forma do art. ... Então, para as decisões interlocutórias que julgam parcialmente o mérito, o recurso cabível será o agravo de instrumento; enquanto que para as sentenças (decisões que encerrarem a fase processual), o recurso cabível será apelação.

Qual o recurso cabível contra o julgamento antecipado do mérito?

​​Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no julgamento de recurso de apelação, os tribunais podem se valer da norma introduzida pelo artigo 356 do Código de Processo Civil (CPC/2015) para aplicar a técnica do julgamento antecipado parcial do mérito.


O que significa decisão interlocutória de mérito?

No âmbito jurídico, uma decisão interlocutória é um dos atos praticados pelo magistrado de um processo em que decide uma questão incidental sem a resolução do mérito, ou seja, sem pronunciar uma solução final à lide proposta em juízo.

Como impugnar decisão interlocutória?

Para que seja impugnada a interlocutória, é preciso que a parte interponha o recurso de apelação contra a sentença” (AURELLI, Arlete Inês. Meios de impugnação das decisões interlocutórias no Novo CPC.

Quando cabe apelação de decisão interlocutória?

As decisões interlocutórias agraváveis não poderão ser impugnadas na apelação: ou já o foram por agravo de instrumento ou não foram impugnadas, tendo havido preclusão. mérito da apelação. Trata-se de um pedido recursal que se cumulará, ainda que impropriamente, com o pedido recursal dirigido à sentença.

Direito Com Elas. Decisão Interlocutória de Mérito


32 curiosidades que você vai gostar

Quando cabe o recurso de apelação?

A apelação é cabível contra sentenças proferidas pelo juízo de um processo em primeiro grau. É através dela que a parte irá atacar, impugnar e discordar da decisão do julgador durante a lide.

Quando é cabível o recurso de apelação?

No Direito Processual Civil, apelação é o recurso ordinário cabível contra as sentenças proferidas em primeira instância, isto é, em primeiro grau de jurisdição. ... O prazo do presente recurso será de 15 dias. Ele submete para instância superior o reexame da sentença.

Qual o recurso cabível para impugnar a referida decisão?

A apelação, portanto, é o recurso cabível contra tal pronunciamento judicial.

Qual a medida processual cabível para impugnar referida decisão?

Para impugnação das decisões interlocutórias de mérito (prolatadas na forma do art. ... Então, para as decisões interlocutórias que julgam parcialmente o mérito, o recurso cabível será o agravo de instrumento; enquanto que para as sentenças (decisões que encerrarem a fase processual), o recurso cabível será apelação.

O que acontece depois da decisão interlocutória?

Muitas decisões interlocutórias são proferidas sem que o caso seja, de fato, solucionado. Por isso, esse tipo de decisão não encerra um processo definitivamente, como ocorre com a sentença. Por essa mesma razão, a decisão interlocutória é passível de ser contestada, por meio de agravo de instrumento.

O que é uma decisão de mérito?

Sentença de mérito analisa e decide o cerne da questão, ou seja, o objeto efetivo da ação judicial. ... Tem caráter permanente, pois, se não for objeto de recurso, torna-se definitiva, com o chamado “trânsito em julgado”. Veja o que diz a Lei: Código de Processo Civil - Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015.

Qual a diferença entre sentença e decisão interlocutória?

Decisão interlocutória é o ato pelo qual o juiz decide questão incidental com o processo ainda em curso. ... Já os despachos, O CPC define como todos os demais pronunciamentos do juiz praticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte.

O que acontece depois que o juiz dá a sentença?

Sentença – De acordo com o CPC, a sentença é o pronunciamento por meio do qual o juiz “põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução”. Isso significa que, por meio da sentença, o juiz decide a questão trazida ao seu conhecimento, pondo fim ao processo na primeira instância.

O que acontece depois do julgamento antecipado da lide?

Como funciona o julgamento antecipado da lide? Com a petição inicial, o juiz, ao recebê-la, designa audiência de conciliação. Não alcançada a conciliação, o réu oferece sua defesa, cabendo ao Juiz fixar os pontos controvertidos e sanear as questões processuais pendentes.

O que é defesa direta contra o mérito e defesa indireta contra o mérito?

Diretas: estamos diante de uma defesa de mérito direta quando o réu nega a ocorrência dos fatos alegados pelo autor na petição inicial e/ou ele nega as consequências jurídicas afirmadas pelo autor. Indiretas: ocorre quando o réu traz fatos novos que são impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do autor.

Quando o juiz pode julgar antecipadamente o mérito?

O julgamento antecipado da lide está previsto no Art. 355 do Código de Processo Civil e ocorre quando o juiz, nos casos em que não há mais (ou sequer houve) a necessidade de produção de provas, julga antecipadamente o feito. No NCPC passou a ser chamado julgamento antecipado do mérito.

Quando cabe impugnação ao cumprimento de sentença?

A impugnação ao cumprimento de sentença somente poderá versar sobre: I — falta ou nulidade da citação, se o processo correu à revelia; ... VI — qualquer causa impeditiva, modificativa ou extintiva da obrigação, como pagamento, novação, compensação, transação ou prescrição, desde que superveniente à sentença.

Qual o recurso cabível para impugnar a decisão do magistrado?

AGRAVO DE INSTRUMENTO. Este recurso é cabível contra certas decisões interlocutórias, conforme enuncia o art.

Qual o recurso cabível para impugnar a decisão do juiz que julgou improcedente o pedido de danos morais?

Neste caso, o recurso cabível é o de apelação conforme determina o artigo 1.009 do CPC.

Qual recurso cabível contra decisão que rejeita impugnação?

AGRAVO É O RECURSO CABÍVEL CONTRA DECISÃO QUE REJEITA IMPUGNAÇÃO AO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA.

Qual o recurso cabível do ato do juiz que julgou a impugnação?

As decisões que acolherem parcialmente a impugnação ou a ela negarem provimento, por não acarretarem a extinção da fase executiva em andamento, tem natureza jurídica de decisão interlocutória, sendo o agravo de instrumento o recurso adequado ao seu enfrentamento.

Quando cabe agravo ou apelação?

É o recurso cabível contra a decisão que coloca fim à fase de conhecimento ou extingue a execução. É o único recurso cabível da sentença. Assim, se as matérias passíveis de agravo de instrumento estiverem contidas na sentença, deverão ser abordadas na apelação.

Qual é o prazo para apelação?

No novo CPC, todos os recursos têm prazo de 15 dias, tanto para interposição quanto para a resposta (arts. 1.002 e 1.003, prazo em dobro para Fazenda Pública, Ministério Público e Defensoria Pública – arts. 180, 183 e 186), com exceção dos embargos de declaração (art. 1.023), que tem 5 dias.

Qual o próximo passo após a sentença?

Possibilidade 1: Recorrer da parte procedente da sentença (Embargos de Declaração ou Recurso Ordinário). Recolher as custas e o depósito recursal. Possibilidade 2: Aguardar o trânsito em julgado e pagar a execução. Possibilidade 3: Fazer um acordo.

Quando o juiz dá a sentença quanto tempo demora para receber?

Ela leva, em média, 1 ano e 7 meses. Já a fase da execução é a concretização do direito reconhecido na sentença. Em outras palavras, é quando a parte derrotada deve pagar o que deve ao vencedor do processo.



Outras questões

Como antecipar parcelas Banco Safra?

Como imprimir CRLV 2021?

Como emitir autorização especial de Trânsito?

Como tirar a mestre amador?

Como tirar ANTT jurídica?

Como participar do programa da REDEVIDA?

Como retirar Acrocordon?

Como ver fatura detalhada da TIM?

Como se brinca de mamba?

Como consultar CNPJ Simples Nacional?

Quais atividades precisam de CTF Ibama?

Como sair do Block de DM no Twitter?

Como se cadastrar no Bolsa Família 2020?

Como pagar o boleto da Intermedica?

O que acontece depois que o MP oferece denúncia?

Onde encontrar CBO na carteira de trabalho digital?

Como tirar 2 via de conta Oi Empresarial?

Como importar arquivo PDF para o Excel?

Quanto tempo tem que ficar no sol para se bronzear?

Como posso consultar a sua conta no meu Tim?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com