A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.
“A gente trata com derivados de penicilina, um antibiótico, para matar a bactéria. Além disso, o paciente grave precisa ser internado na UTI para receber suporte clínico, realizar hemodiálise e, muitas vezes, fazer ventilação mecânica”, afirma o médico do Oswaldo Cruz. Portanto, leptospirose tem cura.
Os surtos de leptospirose geralmente são causados pela exposição à água contaminada, como as águas da enchente. A transmissão de pessoa para pessoa é rara. A via de transmissão é através da pele quebrada e através das mucosas dos olhos, boca e nariz (consumo, inalação).
A leptospirose tem período de incubação que varia de uma a duas semanas, sendo este o tempo médio para o aparecimento do sintoma. Contudo, há casos em que eles surgem por volta do 30º dia após o contágio. Fatores de risco de leptospirose.
A leptospirose em cães é conhecida como doença dos ratos. Entenda como a leptospirose em cães pode ser transmitida e os cuidados necessários com o seu cão.
Como ter a cidadania canadense?
Estou grávida e quero me afastar pelo INSS?
Como operar na plataforma da ProfitChart?
Quando posso pedir licença sem remuneração?
Para quem vão os órgãos e como funciona a fila de espera?
Como operar mercado futuro americano?
Qual o tempo de vida de uma pessoa com epilepsia?
Como descobrir o dono de um terreno pela internet?
Quanto ganha um enfermeiro da Aeronáutica?
O que o Sebrae pode fazer por você?
Quais são os elementos que não podem faltar em uma carta?
Como esticar um fio de arame farpado?