Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende.
O ciclo menstrual é regulado pela interação complexa dos hormônios: hormônio luteinizante, hormônio folículo-estimulante e os hormônios sexuais femininos estrogênio e progesterona.
O Hormônio Folículo Estimulante (FSH) permite que os óvulos (ou folículos) se desenvolvam no ovário. E o Hormônio Luteinizante (LH) age no folículo para que este atinja seu desenvolvimento máximo seja liberado como o óvulo maduro.
Não ocorrendo fecundação, as altas concentrações de progesterona diminuem a secreção de FSH e LH, fazendo o corpo lúteo regredir e isso faz com que diminua a concentração de estrogênio e progesterona, provocando a menstruação.
Todos esses processos que ocorrem tanto no útero quanto no ovário são controlados pelos hormônios FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante). A menstruação ocorre quando as taxas de todos os hormônios ficam muito baixas no sangue da mulher, e marca o início de um ciclo menstrual.
O estrogênio faz com que o endométrio fique mais espesso para que ele possa nutrir o embrião se ocorrer uma gravidez. Em caso de não existir uma gestação, o estrogênio é fornecido em quantidades menores e mais progesterona é produzida.
Durante o ciclo menstrual saudável, a função da progesterona é de tornar as células que revestem a parede do útero ativas, alterar e irrigar os vasos sanguíneos do endométrio e com isso preparar o útero para receber o embrião.
A última das fases do ciclo menstrual é a fase lútea. Assim, depois de ovular, se desprende o corpo lúteo, uma estrutura que contém o óvulo em desenvolvimento. Se o mesmo não foi implantado o corpo lúteo para de produzir progesterona. Assim, o revestimento do útero vai se desprender, dando origem à próxima menstruação.
Entender o ciclo menstrual é importante porque pode impactar o corpo todo, da cabeça aos pés.
O período entre o início de uma e o início da próxima menstruação é denominado ciclo menstrual, controlado, principalmente, pelos hormônios FSH e LH. Na primeira metade do ciclo menstrual, um folículo é estimulado pelo FSH, cresce e produz estrógenos. Estes últimos inibem o FSH e LH.
As mudanças hormonais da fase lútea são associadas com os sintomas pré-menstruais comuns que muitas pessoas têm, como mudanças de humor, dores de cabeça, acne, inchaço, e sensibilidade nos seios. Se um óvulo é fecundado, a progesterona do corpo lúteo dá suporte para uma gravidez inicial (15).
Como se duplica uma molécula de DNA por que essa duplicação é chamada de Semiconservativa?
Como se escreve minha melhor versão em inglês?
Como acertar as horas no relógio de ponteiro?
Como manter Áries interessado?
Como configurar corte no SketchUp?
Como manter a tecla Num Lock sempre ligada?
Como lidar com os amigos falsos?
Como conseguir doações para projetos sociais?
Como é o seu relacionamento com seus colegas de trabalho?
O que podemos usar para tornar o pelo do pastor alemão mais bonito?
Como manter a saúde mental em tempo de isolamento social?
Qual o custo para manter um blog?
Como deixar uma aba sempre em primeiro plano?
Como aprender a ler cifra de violão?
O que fazer para se aproximar da sogra?