Em A condição humana, apresenta a noção de vita activa em oposição à concepção contemplativa, teorética. Essa noção representa três aspectos da atividade humana: labor, trabalho e ação.
Ao começar sua obra, “A condição humana”, Hannah Arendt alerta: condição humana não é a mesma coisa que natureza humana. A condição humana diz respeito às formas de vida que o homem impõe a si mesmo para sobreviver. ... As condições variam de acordo com o lugar e o momento histórico do qual o homem é parte.
Seu principal conceito, o de pluralismo político, defende a importância de existir igualdade política e liberdade, com tolerância e respeito às diferenças, visando a inclusão.
Ou seja, o termo natureza humana ou condição humana em Arendt se defronta com o inumano incapaz de ética, com a entificação do humano e não na diferença com o não humano. Não se trata tão-somente de um jogo retórico, pois o não humano diz respeito – pelo menos tradicionalmente – ao animal.
A condição humana é todas as características e eventos-chave que compõem o essencial da existência humana, incluindo nascimento, crescimento, emoção, aspiração, conflito e mortalidade.
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A condição humana como foi dito acima, são as condições naturais e artificiais a que o homem se submete para viver. Mas nem o labor, nem o trabalho, nem a ação, nem o pensamento, nem a razão, constituem características essenciais da existência humana, no sentido de que, na ausência delas a vida deixaria de ser humana.
Assim, a contradição, ou a unidade dos contrários, é o fundamento da dialética materialista em Marx e sua concepção do homem, ou melhor, da condição humana. Essa unidade é radicalmente intransigente. Trata-se da determinação recíproca dos contrários, não apenas de mera oposição.
Uma natureza humana só poderia ser conhecida do ponto de vista de uma divindade, de um ser que estivesse acima dos humanos; já as condições humanas podem ser conhecidas, dando aos seres humanos o referencial do qual podem se mover e criar.
Em seu livro A Condição Humana, Arendt diferencia três atividades do homem: o trabalho (manutenção da vida); a obra (produção de algo novo); e ação (vida pública, política)2.. Estas três atividades fazem parte da vita activa: a vida humana.
Filosofia. Qual Diferença entre o homem e animal?,O luta por si mesmo, O homem defronta-se com seu comportamento. Qual a diferença entre o homem e o animal? O homem, apesar de ser racional, age de uma forma bem diferente do animal, destacando a sua inteligência e a forma do seu comportamento.
A FILOSOFIA DE FOUCAULT
Em História da Loucura, ele procura mostrar como o conceito de loucura mudou através dos tempos. Uma de suas ideias fundamentais é que a loucura não é algo da “natureza” ou uma “doença”, como acreditavam os psiquiatras, mas um “fato de cultura”.
"E ela [Arendt] não é uma pensadora conservadora. Ao contrário, ela era uma pensadora revolucionária, liberal. Mas ela achava importante as gerações dialogarem. Não romper com o passado.
A Condição Humana pode assim ser entendida como a luta entre a vida e a morte, entre o indivíduo e o grupo (a sociedade), a liberdade e o destino, o que é finito e o que se pode aperfeiçoar. ... Apenas tem a vida, orientada para a morte.
As sociedades contemporâneas estão marcadas, local e globalmente, pelas desigualdades e pelas diferenças sociais de várias ordens e trazem para o debate as questões sobre os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e ambientais.
Na visão de ARENDT o ser humano na era moderna perdeu essa capacidade de se identificar como um ser capaz de “fazer história”, voltando-se cada vez mais para si próprio, transformando o espaço de aparência em um mero instrumento de convívio social.
O labor tem a ver com as necessidades, o trabalho relaciona-se com a mundanidade e a ação tem por condição a pluralidade. Os homens interagem com natureza no labor, com o meio ambiente artificial no trabalho e uns com os outros no exercício da ação.
Com a expressão vita activa, pretendo designar três atividades humanas fundamentais: labor, trabalho e ação. Trata-se de atividades fundamentais porque a cada uma delas corresponde uma das condições básicas mediante as quais a vida foi dada ao homem na Terra.
O “labor”, para Arendt, é a atividade que corresponde ao processo biológico do corpo humano; o “trabalho” corresponde ao arti- ficialismo da existência humana; a “ação”, por sua vez, corresponde à condição humana da pluralidade, ao fato de que homens – coletivo e não indivíduos – vivem na Terra e habitam o mundo.
A natureza humana faz referência ao conjunto de traços diferentes — incluindo maneiras de pensar, sentir ou agir - que os seres humanos tendem a ter, independente da influência da cultura.
A pergunta pelo nosso ser, por quem somos, como indivíduos e como sujeitos, difere da pergunta sobre o que somos, como objeto de conhecimento. O que podemos saber, em sentido mais genérico, é que as pessoas são seres condicionados e ao mesmo tempo condicionantes.
O ser humano produz de forma “universal” (Marx, 1932/1968, p. 517). O animal produz sob a pressão da dimensão biológica. O ser humano produz “primeira e verdadeiramente, na [sua] liberdade [com relação a ela]” (Marx, 1932/1968, p.
7 “Pode-se distinguir os homens dos animais pela consciência, pela religião ou por tudo que se queira. Mas eles próprios começam a se diferenciar dos animais tão logo começam a produzir seus meios de vida, passo este que é condicionado por sua organização corporal.
É seu dever expandir no homem a capacidade “aprender a aprender”, de governar e controlar o Estado e o mercado. Assim, com o reconhecimento da centralidade do homem e a da vida humana, as Ciências Sociais e Humanas ganham destaque e consolidam sua importância no cenário científico.
A pessoa que detêm o conhecimento é capaz de saber alguma informação ou instrução e a mesma pode mudar comportamentos e auxiliar na tomada de decisões. O conhecimento é capaz de transformar vidas e, se utilizado devidamente, contribui significativamente para a construção de um mundo melhor.
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.
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