O ECR tem como objetivo estabelecer um fluxo consistente de informações e produtos que se incluem bidirecionalmente na cadeia logística de abastecimento, tendo em conta a manutenção do abastecimento do ponto de venda a custos baixos e em estoques adequados (Efficient consumer response, 2005).
O ECR demanda o estabelecimento de um fluxo consistente de produtos e de informações que caminham bidirecionalmente na cadeia logística de suprimentos, visando a manutenção do abastecimento do ponto de venda a custos baixos e em níveis adequados.
Afinal, quais as vantagens do ECR?Redução de custos operacionais,Maior colaboração entre os membros da cadeia.Reduzir retrabalhos (internos e externos, quando uma tarefa similar é executada mais de uma vez por parceiros dentro da cadeia)Otimização de processos.Melhoria no controle e mitigação de ruptura de estoque.
O sistema ECR é uma nova iniciativa que, na definição da Associação Tailandesa de ECR “tem como foco o aumento da eficiência de cada membro de todo o processo da cadeia de suprimentos para satisfazer melhor, mais rapidamente e a um preço menor as necessidades do consumidor” (ECR THAILAND, 2000).
As práticas do ECR, fundamentadas em quatro estratégias de negócios, visam à melhoria da eficiência do canal através da simplificação, padronização e racionalização dos processos, assim como a redução de custos e a troca de informações entre varejistas e seus fornecedores (Rojo, 1998; Silva, 1999).
23 curiosidades que você vai gostar
O CPFR (Collaborative Planning, Forecasting, and Replenishment) tem se apresentado como uma prática comercial que combina a inteligência de múltiplos parceiros no planejamento e atendimento da demanda do consumidor, amparado por atividades colaborativas existentes na cadeia de suprimento.
O ECR surgiu no começo dos anos 1990, nos Estados Unidos, quando varejistas e fabricantes de produtos de mercearia básica resolveram se unir frente à expansão dos mercados de massa.
Resposta Eficiente ao Consumidor ou em inglês Efficient Consumer Response (ECR), consiste numa estratégia utilizada principalmente na indústria de supermercados na qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao consumidor final (LAVRATTI, 2002, p.
Efficient Consumer Response (ECR)
A reposição contínua permitiria gerenciar os estoques do modo “just in time”. Assim como no QR, no ECR os produtos não são mais estocados em centros de distribuição, mas sim movimentados rapidamente por instalações de cross-docking.
O ECR interliga as áreas de marketing, de logística, gerenciamento de varejo e indústria, e outros elos da cadeia. É um amplo conceito de gerenciamento, baseado na colaboração vertical entre indústria e varejo com o objetivo de satisfazer o consumidor de forma eficiente.
O conceito de cadeia de suprimentos pode ser definido como a junção de uma série de processos que fazem parte do ciclo de vida de um determinado bem. O sucesso operacional de uma empresa, nos moldes do mercado atual, é diretamente proporcional à maneira como a cadeia de suprimentos é gerenciada.
A cadeia de valor é um método que permite à empresa organizar todos os seus processos, observando os elos e como cada um deles pode gerar valor ao cliente. A cadeia de valor possibilita que a empresa entenda como funciona a organização e a prática dos seus processos produtivos e estratégicos.
7 ferramentas de logística para ajudar a otimizar processosTMS (Transportation Management System) ... WMS (Warehouse Management System) ... ERP (Enterprise Resource Planning) ... Software de gestão de estoque. ... CRM (Customer Relationship Management) ... Software de rastreamento de cargas. ... Marketplace de cargas.
No processo de ECR pode ser utilizado duas formas de armazenagem: a Entrega Direta em Loja (DSD) e o Cross Docking. A Entrega Direta em Loja é uma forma de distribuição na qual as mercadorias são entregues diretamente às lojas, sem passar por depósitos do comerciante.
De forma geral, o CPFR funciona da seguinte maneira: inicialmente cada empresa parceira desenvolve sua própria previsão de vendas utilizando os métodos e sistemas padrões para cada uma. Estas previsões são então compartilhadas e, através de um software de CPFR são comparadas.
O CPFR – Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment – (algo como planejamento colaborativo, previsão e reabastecimento) é um programa que pretende aproximar os participantes de uma cadeia de abastecimento nas suas diferentes interfaces: produção, planejamento, previsão de vendas e reposição.
A previsão de demanda é uma estimativa de mercado, que visa antecipar o que acontecerá no futuro e que pode impactar diretamente na área produtiva de uma empresa, seja ela fabricante ou varejista.
11 ferramentas de logística e transporte que você precisar conhecerEnterprise Resource Planning (ERP) ... Warehouse Management System (WMS) ... Transportation Management System (TMS) ... Software de gestão de estoque. ... Roteirizador. ... Integração com transportadoras. ... Gerenciamento de frotas. ... Customer Relationship Management (CRM)
7 ferramentas de logística que ajudam a otimizar processosERP – Enterprise Resource Planning. ... WMS – Warehouse Management System ou Sistema de Administração de Armazenagem. ... Sistema de gestão de estoque. ... CRM – Customer Relationship Management. ... TMS – Transportation Management System ou Sistema de Gestão de Transporte.
5 principais sistemas de gerenciamento de logísticaTMS. Trata-se aqui de uma sigla para Transportation Management System, é o Sistema de Gestão de Transportes. ... WMS. ... Sistemas de monitoramento de entregas. ... Sistemas de roteirização. ... Sistemas de gestão de frotas.
Cadeia de Valor, em uma organização, é um processo que visa à criação de valor para os consumidores. Para isso, é estruturado um fluxograma de todas as atividades consideradas fundamentais de um negócio. Esse modelo ajuda a criar uma melhor organização e permite melhorar a eficácia da empresa.
Como analisar a cadeia de valor?Estabelecer a importância de cada atividade primária e secundária no custo total do produto/serviço.Pontuar os fatores que geram custos para cada atividade.Identificar os elos entre essas atividades.Identificar oportunidades de redução de custos.
Tudo que estiver envolvido com as atividades de uma organização faz parte da cadeia de valor como, por exemplo, a relação entre a empresa e seus respectivos fornecedores.
O ciclo completo realizado desde o primeiro fornecedor até o último cliente pode ser entendido como cadeia de suprimentos. A definição dessa cadeia pode ser explicitada como uma rede de entidades na qual o material flui.
A Cadeia de Suprimentos serve para gerar a satisfação do cliente, atendendo a todos os seus requisitos no menor tempo possível, com foco na redução de custos e aumento na qualidade do produto.
Qual a principal característica do método dialético materialista de análise da história?
Como calcular o aviso prévio indenizado com a nova lei?
Como digitar o código de barras no site da Caixa?
O que é advérbio e como se classifica?
Em que ano Octavia Blake nasceu?
Como recuperar a pele do rosto?
O que é melhor para perder barriga correr ou andar de bicicleta?
É possível reinfecção pelo coronavírus?
Quem trouxe o violão para o Brasil?
Como sou no ambiente de trabalho?
Qual a música mais tocada no Brasil 2022?
Qual o termo correto portador de necessidades especiais?
Qual facção comanda Minas Gerais?