Seu principal objetivo consiste em demonstrar essas ações por meio de movimentações corporais, especialmente organizadas na forma de espetáculos. A respeito de suas origens, registros históricos de atividades artísticas circenses podem ser encontrados em pinturas da China que remetem a cerca de 5000 anos atrás.
Assim como a ginástica geral, as atividades circenses no processo ensino e aprendizagem desenvolvem diferentes aspectos pessoais e motores, como a sensibilidade na expressão corporal, a auto-estima, a cooperação, a força, o equilíbrio.
Dentro da ginástica circense, temos as modalidades de acrobacias, como trapézio, tecido, solo, grupos, banquinas e mastro chinês; trampolim acrobático; malabares; equilíbrio com perna-de-pau, monociclo, corda bamba; além de artes cênicas e dança.
Ao considerar o objetivo do circo de encantar o público e suas características contemporâneas, analisou-se as principais semelhanças motoras entre as modalidades circenses que se agrupam de acordo com as características: acrobacias, aéreos, malabarismo e equilibrismo.
As atividades circenses são compostas por brincadeiras, truques de ilusão, jogos e desafios. Além de garantir diversão para adultos e crianças, as atividades estimulam a imaginação e a criatividade.
18 curiosidades que você vai gostar
Os circos modernos são organizados em três grandes modalidades de atração, aquelas voltadas às habilidades técnicas e de destreza física, às cenas de palhaços e à exibição de animais selvagens domados/domesticados.
Aéreos (Tecido, Trapézio e Lira): A instabilidade do aparelho faz com que seja convocada a musculatura mais interna do corpo, gerando força, definição muscular e superação do medo. Latão, Slackline, Rola Rola, Monociclo, Perna de Pau e Arame: Ajuste postural, equilíbrio e concentração.
Num nível mais elaborado estão o adaggio, a patinação, bicicletas e monociclos, motocicletas, ventriloquia, ilusionismo, faquirismo, telepatia, números com animais amestrados. No circo moderno, costuma-se valorizar mais os números que envolvem habilidades corporais, deixando os de adestramento animal.
De acordo com Duprat, Calça e Bortoleto (2007), as atividades circenses podem ser divididas, conforme o critério das ações motoras gerais envolvidas, em acrobacias, manipulações, equilíbrios e encenações.
A ginástica e suas três modalidades olímpicasGinástica artística.Ginástica rítmica.Ginástica de trampolim.Valores Olímpicos.Fontes: Portal do Comitê Olímpico Brasileiro e Brasil 2016.
O objetivo maior da ginástica laboral é melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários devido aos esforços repetitivos e outras doenças ocupacionais. Realizar exercícios físicos, mesmo que de baixa intensidade, no ambiente de trabalho, alivia o estresse e diminui as tensões adquiridas durante o dia.
Para Bortoleto (2011), as vantagens da aplicação das atividades circenses na Educação Física Escolar são referentes à sua excelente ludicidade, funcionando como um espelho cultural, motivador do movimento e expressão corporal, com benefícios também estéticos, contribuindo para a educação do corpo.
A prática do circo moderno surgiu com Philip Astley, um oficial inglês da Cavalaria Britânica, que em 1770 inaugurou, em Londres, o Astley s Amphitheatre – um anfiteatro para a apresentação de espetáculos com equilibristas, palhaços e saltadores.
A Ginástica circense envolve atividades de malabares; tecido; trapézio; acrobacias; trampolim. ... Classificação das modalidades circenses de acordo com as ações motoras gerais (baseado em DUPRAT & BORTOLETO, 2007): • Acrobacias: Ø Aéreas: trapézio, tecido, etc. Ø Corpóreas: solo, grupos, banquinas, mastro chinês, etc.
Segundo Soares (1998) as Atividades Circenses se relacionam com a ginástica geral, no entanto, como apresenta Duprat e Bortoleto (2007) o grande diferencial das Atividades Circenses é o seu caráter lúdico, logo os alunos podem adquirir conhecimentos sobre essa cultura e desenvolvimento motor, com descontração e ...
Com esse tema, podem ser desenvolvidos exercícios que envolvam equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora, expressão corporal. Além do desenvolvimento das capacidades motoras individuais, as atividades circenses podem favorecer a cooperação em detrimento da competição.
A importância do trabalho com o corpo é muito visado na Arte Circense, incluindo elementos presentes na Educação Física, a expressão corporal, a aprendizagem motora, a força, a resistência, as capacidades físicas, a superação dos limites a cada ação corporal e também podendo estar incluído o trabalho cooperativo das ...
Assim, as atividades circenses dentre os temas (conteúdos) da cultura corporal expressam um sentido/significado onde se interpenetram, dialeticamente, a intencionalidade/objetivos do homem e as intenções/objetivos da sociedade e, além disso, visa aprender a expressão corporal como linguagem (SOARES et al., 1992).
A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.
Dessa forma, além de cumprir um papel social de transmissão da arte circense, o espaço permite com que novas pessoas se desenvolvam e tenham contato com uma nova cultura, participando de espetáculos e vivencias diferenciadas. Cada qual agregando de uma forma, de acordo com suas experiências, conhecimentos e costumes.
As atividades circenses propostas desenvolveram e aprimoraram as habilidades físicas e motoras das crianças, melhorando sua coordenação, flexibilidade, concentração e força dos membros superiores e inferiores, além de potencializar a autoestima e a autoconfiança delas. Educação Infantil.
Classificamos os Jogos Circenses em:Jogos Acrobáticos de Solo. São os jogos que apresentam as figuras acrobáticas de solo como elementos principais.Jogos Acrobáticos Aéreos. ... Jogos de Malabares. ... Jogos de Clown. ... Jogos de Equilíbrio. ... Jogos Variados. ... RELÓGIO MALABARÁTICO. ... JOGOS E DESENHOS ACROBÁTICOS.
Ginástica Laboral é o tipo de ginástica realizada no trabalho com exercícios de curta duração (entre 10 e 15 minutos) com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores.
9 Benefícios da ginástica laboral no ambiente de trabalhoPrevenção de Doenças Laborais. ... Redução do Sedentarismo. ... Melhora o Condicionamento Físico. ... Reduz a Fadiga. ... Combate Tensões. ... Melhora a Autoestima. ... Aumento da Produtividade. ... Diminuição dos Afastamentos.
A ginástica geral engloba as modalidades competitivas de ginástica reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica – Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Aeróbica Esportiva, Esportes Acrobáticos e Trampolim – enfim as atividades acrobáticas com e sem aparelhos.
Como ajudar um adolescente a parar de fumar?
Como inserir o código de ativação da Caixa celular?
Como fazer para dormir com os olhos abertos?
Como recuperar senha do Tp-link?
Tem como reverter retração gengival?
Como um satélite se comunica com a Terra?
É normal deixar de gostar de alguém?
Como os seres humanos participam do ciclo da água na natureza?
O que fazer para parar de correr atrás?
Como receber a senha do cartão Santander por SMS?
Qual é o posto mais alto da Polícia Militar?
O que significa ficar piscando o olho?
Como os sistemas adesivos são classificados?
Como é classificado o crime de homicídio?
Porque os territórios são divididos em regiões?