Abaixo-assinado é um tipo de solicitação coletiva feita em um documento para pedir algo de interesse comum a uma autoridade ou para manifestar apoio a alguém ou demonstrar queixa ou protesto coletivo. Difere do requerimento e da petição, que são solicitações individuais.
( ) A linguagem usada para fazer um abaixo-assinado é informal. ( ) Na estrutura deste texto deve haver vocativo, corpo do texto, local, data, assinaturas.
O abaixo-assinado traz em sua essência o aspecto essencialmente argumentativo, cuja finalidade discursiva é expor posicionamentos acerca de um determinado fato. Entre tais modalidades figuram o manifesto, a carta argumentativa e este do qual falamos: o abaixo-assinado. ...
O abaixo-assinado #LuzNaPraça conseguiu iluminar a Praça Professor Odorico M. de Souza, uma das mais escuras de São Paulo.
Geralmente, o mínimo de assinaturas necessárias é 100 mil. Para Roque, o modo que a justiça brasileira trata os abaixo-assinados online precisa melhorar muito. — É preciso urgente mudar a legislação para que seja possível aos cidadãos participar mais ativamente da vida política.
Caro Dimas, abaixo assinado não tem força de lei. Só tem força de lei as próprias leis, ou seja, aquelas que foram aprovadas pelo poder legislativo... O abaixo assinado tem a natureza de ser uma manifestação popular sobre determinado assunto,junto às autoridades competentes.
Suas características principais são a argumentação e a persuasão, onde um grupo de pessoas envolvidas num só objetivo se une para solicitar melhorias ou mudanças, reivindicar sobre algum fato decorrente, ente outros.
vocativo: destinatários● corpo do texto: pedido a um certo grupo com argumentos ● área de assinaturas: baixo do corpo do texto tem áreas em branco cujo devem ser preenchidas com informações das pessoas● fim do texto: deve constatar o local e a dataExplicação: eae gostou da explicação??
Um gênero textual reivindicativo Trata-se de um texto de cunho argumentativo, no qual um determinado grupo de pessoas se mobiliza em prol de uma reivindicação destinada a alguém com poder de decisão, visando à solução da problemática ora requisitada.
Os textos-reivindicatórios se constituem em cenas enunciativas por caracterizar o acesso à palavra de 'quem fala' e para 'quem se fala'. Trata-se de um espaço político por dividir e redividir o dizer que se realiza na/pela língua.