A sonegação de impostos, somada as isenções fiscais que privilegiam a parcela mais rica da população brasileira, levam a uma perda de arrecadação de R$ 900 bilhões anuais. ... O jurista americano Oliver Wendell Holmes declarou uma vez que “Impostos são o preço que se paga por uma sociedade civilizada”.
Em paralelo ao processo administrativo tributário e judicial, o contribuinte que praticou a sonegação fiscal pode responder um processo criminal pedindo sua prisão e aplicação de multa, mas caso haja o pagamento do valor devido, extingue-se o processo penal.
O crime de sonegação fiscal, previsto na Lei 8.137/90, é um dos maiores problemas que os governos enfrentam no Brasil, e a falta de recursos financeiros causados por essa prática colabora para o surgimento de desigualdades sociais e falhas em áreas importantes, como saúde, educação e segurança.
Mas, no Brasil, tem-se uma elevada carga tributária e a contrapartida não é satisfatória; com isso, aparece o problema da sonegação fiscal que reduz a arrecadação do Estado, acarreta na concorrência desleal no setor privado, gera desemprego e afeta a comunidade como um todo.
O rombo deixado pela sonegação fiscal traz efeitos danosos para a sociedade. A diminuição do PIB, com menos recursos para o investimento, a competição desleal entre as empresas que se beneficiam da sonegação fiscal e o imenso tamanho da economia informal são apenas alguns deles.
24 curiosidades que você vai gostar
Pena: Detenção, de seis meses a dois anos, e multa de duas a cinco vêzes o valor do tributo. § 1º Quando se tratar de criminoso primário, a pena será reduzida à multa de 10 (dez) vêzes o valor do tributo. § 2º Se o agente cometer o crime prevalecendo-se do cargo público que exerce, a pena será aumentada da sexta parte.
A pena prevista é de detenção de 6 meses a 2 anos, e multa. No caso de o condenado ser primário, a pena será apenas multa, cujo valor será 10 vezes o valor do tributo.
A pena de ilícitos tributários, caracterizados como sonegação, pode variar de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, além da multa - que pode atingir até 225%, conforme artigo 1º da Lei 8.137/1990 e artigo 44 da Lei 9.430/1996.
Ocorre que a prescrição dos delitos descritos no artigo 1º, incisos I a IV, da Lei 8.137/90, deve ser submetida à regra do artigo 109, III, do CP, segundo a qual prevê o prazo de prescrição de 12 anos. Portanto, falar-se-ia em prescrição do delito fiscal, no exemplo aqui trabalhado, apenas no ano 2040!
Quais as etapas básicas de uma Avaliação cinético funcional?
Como saber onde estão armazenados os contatos?
O que é insensibilização de bovinos?
O que é geometria e balanceamento?
Qual nome significa renascimento?
Em que ordem devem ser apresentadas as contas no Balanço Patrimonial?
Pode se casar duas vezes com a mesma pessoa?
Porque os coreanos não tem olheira?
Como escrever Paraná em inglês?
Como jogar jogos antigos do Google?
O que fazer quando o bebê está com baixo peso na barriga?
Quem é o dono do Ponto Frio e Casas Bahia?
Quanto ganha um cuidador de idoso em Portugal?
Quanto tempo posso dar Prediderm para cachorro?
Quantos átomos estão contidos em uma célula unitária cúbica de corpo centrado?