Qual o prazo que o réu tem para responder a uma ação monitória?

Pergunta de Carlota Mia de Miranda em 27-05-2022
(10 votos)

(1) Também em 15 dias, o réu poderá opor embargos à ação monitória, independentemente de segurança do juízo. O objeto dos embargos, contudo, deve observar as matérias passíveis de defesa no procedimento comum. Ou seja, o conteúdo de uma contestação.

Qual é o meio de defesa do réu na ação monitória?

A defesa do devedor na ação monitória é feita por meio de embargos dentro do prazo de quinze dias. Não se fala em contestção - porque o mandado de citação não o convida a se defender. E previsto no art. 702, §4º do CPC, o mandado de pagamento fica suspenso até o julgamento em primeiro grau.


Qual o prazo prescricional da ação monitória?

Dentro da ação monitória, aplica-se o prazo de 15 dias úteis, conforme o artigo 701 do Novo CPC, para que o devedor entre com embargos monitórios contra mandado monitório, que é emitido pelo juiz após a constatação da veracidade da prova escrita entregue pelo autor, assim citando o réu. “Art. 701.

É de trinta dias o prazo para responder aos embargos Monitórios?

Os embargos monitórios deverão ser autuados em apartado. É de trinta dias o prazo para responder aos embargos monitórios. A sentença que acolhe ou rejeita os embargos está sujeita a recurso de agravo de instrumento. Admite-se a reconvenção, sendo vedado o oferecimento de reconvenção à reconvenção.

Como responder a uma ação monitória?

Acima de tudo, é muito importante que o réu se defenda na Ação Monitória ou de Execução, apresentando Defesa: os Embargos à Ação Monitória (ou embargos à Execução). Ou seja, esses Embargos são meio amplo de Defesa (como a Contestação), e devem ser utilizados pelo “devedor” para responder o pedido de pagamento.

Ação Monitória no CPC (CPC/15) ???‍? I Direto ao ponto! l Prof. Luiz Cezare


27 curiosidades que você vai gostar

Pode pedir penhora em ação monitória?

745-A do CPC na Ação Monitória - Janete Ricken Lopes De Barros. A Reforma do processo de execução de título extrajudicial, introduzida pela Lei 11.382/2006, eliminou a oportunidade que o executado tinha de oferecer bens à penhora, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, após a citação.

O que pedir nos embargos à monitoria?

A ação monitória é cabível de utilização por quem detém prova escrita, mas sem eficácia executiva, para exigir do devedor o pagamento de quantia em dinheiro; a entrega de coisa fungível ou infungível; a entrega de bem móvel ou imóvel; e até mesmo o adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

Como é o processamento dos embargos à ação monitória?

É a defesa do demandado na ação monitória. Não se fala em contestação, uma vez que o mandado de citação não o convida a defender-se. Sua convocação é feita visando compeli-lo a realizar, desde logo, o pagamento da dívida em prazo que lhe é liminarmente assinado.

Qual o prazo para embargos Monitorios?

A impugnação dos embargos monitórios equivale, no procedimento comum ordinário, à réplica, que deve ser apresentada no prazo de dez dias, conforme fixado pelo artigo 326 do Código de Processo Civil de 1973.



Outras questões

Como tirar craquelado da lente do óculos?

O que é Tabela SIA?

Porque meu aquecedor a gás desliga?

Quais animais não são insetos?

O que fazer quando o Auxílio Emergencial não cai na conta?

Como saber se o feto é saudável?

O que é bom para descansar os olhos?

Como se lê um balanço patrimonial?

Como relaxar o testículo?

Quando você receberá o auxílio-doença?

Qual o outro nome dado para a viscosidade dinâmica?

Como instalar um pip?

Como saber se o aterramento do carro tá bom?

O que é uma releitura de uma obra?

Quando dorme a saturação cai?

Como que eu faço para saber se o Xbox 360 e HD ou não?

É verdade que o bebê chora dentro da barriga?

Como saber se o gás do ar condicionado está vazando?

O que fazer para aliviar a tensão nos ombros?

Como saber se o bebê está em sono profundo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com