Qual o prazo previsto na CLT quanto à responsabilidade trabalhista do sócio retirante?

Pergunta de Luana Helena Campos Borges em 30-05-2022
(61 votos)

O sócio retirante responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, mas apenas em ações ajuizadas até dois anos depois de averbada a modificação do contrato. É o que prevê o artigo 10-A da CLT, inserido pela reforma trabalhista (Lei 13.467/17).

Quanto tempo o sócio retirante responde pela empresa?

1032 do Código Civil estabelece que o sócio retirante ou excluído só responde pelas obrigações da sociedade no prazo de até 2 (dois) anos após a averbação da sua retirada ou exclusão e o parágrafo único do artigo 1003 do mesmo diploma legal estabelece que até dois anos depois de averbada a modificação do contrato, ...


Até quando vai a responsabilidade do sócio retirante?

"Art. 1.032. A retirada, exclusão ou morte do sócio, não o exime, ou a seus herdeiros, da responsabilidade pelas obrigações sociais anteriores, até dois anos após averbada a resolução da sociedade; nem nos dois primeiros casos, pelas posteriores e em igual prazo, enquanto não se requerer a averbação."

Até quando o sócio responde pela sociedade?

A relatora explicou que o artigo 1.003 do Código Civil estabelece que o cedente de cotas responde solidariamente com o cessionário, perante a sociedade e terceiros, pelas obrigações que tinha como sócio, até dois anos depois de averbada a modificação do contrato social.

Como fica a responsabilidade do sócio na execução trabalhista?

Em resumo: a responsabilidade do sócio pelas dívidas trabalhistas da empresa, na qual tenha integralizado a sua parte das quotas, só pode ocorrer quando demonstrada a fraude na constituição ou desfazimento da sociedade e comprovada a insuficiência do patrimônio social para absorção das respectivas dívidas.

ART. 10-A DA CLT: Responsabilidade trabalhista do sócio retirante e segurança jurídica


24 curiosidades que você vai gostar

Quem responde por dívida trabalhista?

Na falta de bens da empregadora para garantir os débitos trabalhistas, aplica-se a desconsideração da personalidade jurídica da empresa. E, então, todos sócios, inclusive os retirantes e os minoritários, respondem pelas dívidas contraídas pela sociedade.

Como funciona a Execução no Processo do Trabalho?

A execução trabalhista tem início quando há condenação e o devedor não cumpre espontaneamente a decisão judicial ou quando há acordo não cumprido. A primeira parte da execução é a liquidação, em que é calculado, em moeda corrente, o valor do que foi objeto de condenação.

O que diz a Súmula 430 do STJ?

«O inadimplemento da obrigação tributária pela sociedade não gera, por si só, a responsabilidade solidária do sócio-gerente.»

Qual a prescrição da ação de responsabilização dos sócios?

1003, parágrafo único do Código Civil, o ex-sócio responde pelo prazo de até dois anos a partir da averbação da alteração societária.



Outras questões

Qual compensa abastecer etanol ou gasolina?

O que é o grau do aço?

O que é uma amostra pareada?

Qual palavra pode substituir implantação?

Quais são os tipos de crônicas?

Como saber se o pulso está deslocado?

É obrigatório a volta às aulas em MG?

Quais são os peixes venenosos?

Como é que é a vestimenta do sacerdote?

O que aconteceu com Toneri?

É obrigatório ter ensino médio?

O que é um tecido de Epitelização?

Como é o processo de fabricação do cimento?

Quanto tempo dura trovoada?

Como calcular a taxa de mortalidade?

Como responder por obséquio?

Qual é o sintoma da morte súbita?

O que é 4w5?

Quanto tempo para minerar todo Bitcoin?

Quais são as principais línguas originais da Bíblia?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com